Jump to content
  • 0

Dúvida sobre o Tesouro Selic.

Pergunta

Boa tarde a todos!
Recentemente finalizei a aula 5 do módulo 03, e me surgiu algumas dúvidas: O Tesouro Selic pode render a baixo da inflação? Pois sei que é inversamente proporcional, ou seja, Selic baixa implica IPCA alto, e Selix alta implica IPCA baixo. Sendo assim, caso eu invista em um título do Tesouro Selic com vencimento em 2029, considerando a Selic atual (10,50% a.a.), quando eu for retirar lá em 2029, o valor da Selic poderia estar abaixo da inflação, e, dessa forma, perder poder de compra? Ou é considerado o valor da Selic atual (se bem que ele é um título pós-fixado, né?!)?
Desde já agradeço!

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 minutes ago, Samuel Dias Da Silva Dantas disse:

Boa tarde a todos!
Recentemente finalizei a aula 5 do módulo 03, e me surgiu algumas dúvidas: O Tesouro Selic pode render a baixo da inflação? Pois sei que é inversamente proporcional, ou seja, Selic baixa implica IPCA alto, e Selix alta implica IPCA baixo. Sendo assim, caso eu invista em um título do Tesouro Selic com vencimento em 2029, considerando a Selic atual (10,50% a.a.), quando eu for retirar lá em 2029, o valor da Selic poderia estar abaixo da inflação, e, dessa forma, perder poder de compra? Ou é considerado o valor da Selic atual (se bem que ele é um título pós-fixado, né?!)?
Desde já agradeço!

Olá Samuel,

Como o tesouro selic está atrelado à taxa selic, perder dinheiro nessa espécie de investimento é praticamente impossível. Vc só não sabe exatamente quanto irá ganhar, pq vai ser pago conforme a selic.

Já nas outras modalidades do tesouro (prefixado e ipca) é possível perder! Ex. Se vc compra um título prefixado a uma taxa de 11% a.a., vc sempre vai receber essa taxa, independente de quanto estiver a inflação, que poderia estar em 15% a.a., então vc perderia dinheiro pq o rendimento não seria capaz de sequer corrigir seu aporte inicial.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá Samuel,

Como o tesouro selic está atrelado à taxa selic, perder dinheiro nessa espécie de investimento é praticamente impossível. Vc só não sabe exatamente quanto irá ganhar, pq vai ser pago conforme a selic.

Já nas outras modalidades do tesouro (prefixado e ipca) é possível perder! Ex. Se vc compra um título prefixado a uma taxa de 11% a.a., vc sempre vai receber essa taxa, independente de quanto estiver a inflação, que poderia estar em 15% a.a., então vc perderia dinheiro pq o rendimento não seria capaz de sequer corrigir seu aporte inicial.

Olá, Arthur. Entendi e já agradeço pelo retorno!
Mas caso ocorra esse cenário em que falei, de comprar um título do Tesouro Selic com vencimento para 2029. E quando eu for retirar, a Taxa Selic estiver em torno de 3,75% a.a., como ocorreu em 2020; e a inflação em torno de 5,25% a.a, por exemplo; aí nesse caso eu perderia poder de compra, correto?
Mais uma vez, agradeço pelo retorno!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
Just now, Samuel Dias Da Silva Dantas disse:

Olá, Arthur. Entendi e já agradeço pelo retorno!
Mas caso ocorra esse cenário em que falei, de comprar um título do Tesouro Selic com vencimento para 2029. E quando eu for retirar, a Taxa Selic estiver em torno de 3,75% a.a., como ocorreu em 2020; e a inflação em torno de 5,25% a.a, por exemplo; aí nesse caso eu perderia poder de compra, correto?
Mais uma vez, agradeço pelo retorno!

Samuel,
Até seria possível nesse cenário hipotético. Ocorre que diferente de EUA e Europa, o Brasil sabe lidar relativamente bem com inflação. Conhecemos bem o "timing" pra subir e descer a taxa selic no intuito de evitar a inflação.

Deixar a taxa básica de juros menor do que a inflação não quebraria só eu ou você, mas os próprios bancos e todo o sistema econômico!

Então, na minha opinião, seria muito muito difícil de ocorrer a hipótese que vc aventou! 😉

Impossível? Não... Isso é Brasil! 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 08/09/2024 at 21:40, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Samuel Dias Da Silva Dantas. Sim é possivel. Em 2020 por exemplo chegamos a uma taxa selic de 2% e a inflação no ano foi de 4,52%

Veja que a relação entre a taxa de juros e a inflação não é uma gangorra. A taxa de juros tem como objetivo principal o controle de liquidez de dinheiro na nossa economia e consequentemente o controle da inflação, mas não significa que se uma esta alta a outra esta baixa e vice e versa. Alem disso o efeito da politica monetaria não acontece de imediato. Não é porque acabamos de diminuir a taxa de juros que as pessoas irão sair pegando dinheiro emprestado, consumindo mais e as empresas irão iniciar mais investimentos e a inflação passa a subir. Trata-se de um efeito que pode demorar meses, as vezes anos. Veja os EUA por exemplo, com uma taxa de juros alta para os padrões americanos e até agora não conseguiu iniciar o corte devido aos indices que ainda apresentam uma atividade economica elevada no pais.

Entendi! Obrigado pela explicação e o esclarecimento.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 08/09/2024 at 21:48, Mikhail Koslowski disse:

Além do que o @Adriano Umemura já disse, o tesouro selic tem liquidez diária. então se a selic for para um valor abaixo da inflação e você não estiver feliz com isso, basta resgatar e está tudo certo.

Tá certo! Agradeço pela complemetação da resposta. Seguirei com esse raciocíneo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...