Jump to content
  • 0

Opnião carteira de ações


Leonardo Scalabrini

Pergunta

Boa tarde, após alguns meses revendo aulas e analisando ações, montei a posição abaixo, estou pensando em adicionar Sanepar e Ambev no futuro, mas ainda estou analisando
 

Bens Industriais WEGE3 - 9,84%
Saude RADL3 - 6,56%
Trans. Energia CPFE3 - 18,03%
Energia EGIE3 - 9,84%
Financeiro PSSA3 - 16,39%
C. N. Ciclico SLCE3 - 16,39%
Petróleo, Gás e Biocombustíveis VBBR3 - 11,48%
Materiais Basico GGBR3 - 11,48%

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Leonardo Scalabrini disse:

Boa tarde, após alguns meses revendo aulas e analisando ações, montei a posição abaixo, estou pensando em adicionar Sanepar e Ambev no futuro, mas ainda estou analisando
 

Bens Industriais WEGE3 - 9,84%
Saude RADL3 - 6,56%
Trans. Energia CPFE3 - 18,03%
Energia EGIE3 - 9,84%
Financeiro PSSA3 - 16,39%
C. N. Ciclico SLCE3 - 16,39%
Petróleo, Gás e Biocombustíveis VBBR3 - 11,48%
Materiais Basico GGBR3 - 11,48%

Boa tarde, CPFE3 tem como atividade principal a distribuição de energia, apesar de também ter linhas de transmissão. A empresa se intitula " A maior distribuidora em volume de energia vendida, com 13% de participação no mercado nacional".

36 minutes ago, Cézar Busato disse:

Gosto de todos os setores, mas pra mim falta um banco. Petróleo, agro e minério são cíclicos, eu adoro empresa regida por ciclo, mas tem que saber que as vezes o trem empanzina e ai vai da paciência de cada um.

Outro detalhe é olhar endividamento da CPFE3 e VBBR3, a divida é maior que patrimônio. Tem que ficar atento com isso.

No Brasil não tem negocio igual banco.

O endividamento de empresas do setor elétrico normalmente é superior ao patrimônio, por se tratar de empresa com a receita recorrente, hoje não tem como viver sem energia e independente de qualquer crise a população ainda precisa de consumir energia elétrica, elas tem um alto índice de alavancagem, mas deve sempre ser comparada a seus pares do setor.

 

Editado por Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior
Erro de concordancia
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leonardo Scalabrini disse:

Boa tarde, após alguns meses revendo aulas e analisando ações, montei a posição abaixo, estou pensando em adicionar Sanepar e Ambev no futuro, mas ainda estou analisando
 

Bens Industriais WEGE3 - 9,84%
Saude RADL3 - 6,56%
Trans. Energia CPFE3 - 18,03%
Energia EGIE3 - 9,84%
Financeiro PSSA3 - 16,39%
C. N. Ciclico SLCE3 - 16,39%
Petróleo, Gás e Biocombustíveis VBBR3 - 11,48%
Materiais Basico GGBR3 - 11,48%

Boa tarde, Leonardo!

Boa sugestão de carteira. Está no caminho.

Concordo com o @Cézar Busato que falta um banco. É o setor mais perene que temos e na bolsa existem muitas opções interessantes e mega lucrativas para estudar. Traz uma estabilidade para a carteira.

Suas ideias de adições faturas também são muito boas pois AmBev é líder no segmento e Sanepar é pertencente ao segundo setor mais perene que temos. Vale a pena dar uma comparada entre Sanepar e Sabesp.

 

Por fim, eu só lhe deixaria um adendo sobre a quantidade de ativos. Lembre-se que não existe um número certo ou mágico de ativos a se ter em carteira. O ideal é que você  consiga acompanhar todos seus ativos. E o número de ativos não vão se limitar aqui. Se vier a adicionar FIIs para diversificar a carteira, são mais ativos para acompanhamento e você precisa ver se a quantidade estará de acordo com seu tempo para acompanhar os ativos ao longo dos anos.

 

Espero que ajude de alguma maneira!

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/09/2024 at 15:55, Edison Luis Paulini disse:

Suas ideias de adições faturas também são muito boas pois AmBev é líder no segmento e Sanepar é pertencente ao segundo setor mais perene que temos. Vale a pena dar uma comparada entre Sanepar e Sabesp.

Boa tarde, acharia valido talvez comparar Sanepar e Copasa?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/09/2024 at 14:47, Leonardo Scalabrini disse:

Boa tarde, após alguns meses revendo aulas e analisando ações, montei a posição abaixo, estou pensando em adicionar Sanepar e Ambev no futuro, mas ainda estou analisando
 

Bens Industriais WEGE3 - 9,84%
Saude RADL3 - 6,56%
Trans. Energia CPFE3 - 18,03%
Energia EGIE3 - 9,84%
Financeiro PSSA3 - 16,39%
C. N. Ciclico SLCE3 - 16,39%
Petróleo, Gás e Biocombustíveis VBBR3 - 11,48%
Materiais Basico GGBR3 - 11,48%

Depende do seu apetite, não é uma carteira ruim, mas eu reavaliaria a empresa de petróleo, gás e combustivel, materiais básicos e consumo não cíclico.

Acredito que tenham empresas com fundamentos melhores que essas e acertaria a porcentagem. Não vejo sentido em ter quase 17% da carteira na SLCE3 e ter apenas 10% na weg, mas isso é opinião e é MUITO pessoal. Também olharia com carinho para a porcentagem reservada para energia, pela dupla exposição.

Editado por Deborah Gerasimovic
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...