Jump to content

Recommended Posts

Olá!

 

Atualmente estou fazendo vivendo minha vida financeira de forma atípica, por uma questão de oportunidade de negócio que surgiu. 

Estou aproveitando o momento para fazer investimentos e surfar o máximo possível essa onda. 

Acontece que após esse período (voltando para a realidade) meu orçamento doméstico oscila muito, e volta e meia fecho o mês no vermelho. 

Sei que preciso adequar meu orçamento (estou fazendo), mas essa variação decorre também de fatores que fogem do meu controle. 

 

Pensei em investir em algo que pudesse me dar algum rendimento para esses momentos de oscilações que tenho, sem que eu precisasse usar a reserva de emergência para isso. Pensei nos investimentos do tesouro com rendimentos semestrais. Se por acaso, no dia do pagamento dos juros não estivesse precisando, reinvestia o valor, mas se por acaso estivesse apertado, o usaria. 

 

Sei que não é o mundo ideal, mas dentro desta conjuntura seria uma boa alternativa?

Penso em destinar uns 50k para esse tipo de investimento, o que representaria 10% (ou menos) da minha carteira. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que justamente em razão dessa oscilação, você poderia aumentar a sua reserva de emergência ou fazer tipo uma "segunda" pra não ficar com a sensação de que está liquidando a outra (apesar de ser a mesma coisa rsrs), mas fato é, que a reserva tem justamente essa função, te garantir a paz e tranquilidade de que suas contas serão pagas em meses de baixa, até porque você já possui um ótimo valor investido e perrengue não passará.

Acredito que não faz sentido ficar no vermelho pagando juros, se você tem dinheiro guardado para tais situações e até mesmo valores investidos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tbm seguiria com a estratégia da reserva de emergência. Por alto, algo mais ou menos assim:

1) Definir qual o teu gasto mensal: Digamos 10 mil (o que significaria uma média de entradas em 12.500,00, pq tem que investir 25%, lembra?). Desses 10.000, digamos que 7.500 são de gastos essenciais.

2) Sua Reserva de emergência deveria ter pelo menos algo em torno então de 45.000 (6 meses)

------- posto isso, agora uma sugestão de como lidar ---------

Mes 1) Entrou 8 mil: tira 4500 da reserva, investe 2500, vive com 10

Mes 2) Entrou 20 mil: devolve 4500 pra reserva, investe 2500, vive com 10. Os 3000 que sobraram vc pensa a depender da situação, mas seria legal tbm investir pelo menos 25%(750,00) desse excedente.

E assim por diante...

---------------

Repara no que é realmente importante aqui: Defina seus orçamentos e metas, tenha reserva de emergência, atenha-se ao plano.

Editado por Francisco Viégas Vianna
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...