Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado x Reserva de Emergência


Silvio Correia

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Silvio Correia disse:

Uma dúvida: O valor que coloquei no Tesouro SELIC como parte da minha reserva de emergência, devo registrar como aporte no Diagrama do Cerrado? 

Boa noite Silvio!

Apenas complementando nosso amigo @Henrique Magalhães.

O diagrama do cerrado tem como objetivo balizar os investimentos que irão nos gerar renda passiva no futuro quando formos usufruir nossa aposentadoria.

Como a reserva não é um valor que rende e também que não irá gerar renda no futuro, ele fica de fora.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Silvio Correia disse:

Uma dúvida: O valor que coloquei no Tesouro SELIC como parte da minha reserva de emergência, devo registrar como aporte no Diagrama do Cerrado? 

Olá Silvio,

Reforçando o entendimento dos amigos acima: reserva de emergência não é investimento.

Pode até dar uma dor no coração deixar o dinheiro lá "parado" (eu falo por mim mesmo rsrsrs), mas é o que é. Emergências podem ocorrer no momento mais imprevisto possível, e o dinheiro precisa estar ali disponível naquele momento.

Por isso inclusive que enquanto você estiver montando sua reserva de emergência (caso ainda esteja), esse dinheiro sai dos 25% da liberdade financeira (conforme o orçamento doméstico). Isso porque a reserva de emergência irá efetivamente te garantir uma espécie de "liberdade financeira" no sentido de você não ter de se apertar aqui ou ali se uma emergência ocorrer.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Silvio,

Reforçando o entendimento dos amigos acima: reserva de emergência não é investimento.

Pode até dar uma dor no coração deixar o dinheiro lá "parado" (eu falo por mim mesmo rsrsrs), mas é o que é. Emergências podem ocorrer no momento mais imprevisto possível, e o dinheiro precisa estar ali disponível naquele momento.

Por isso inclusive que enquanto você estiver montando sua reserva de emergência (caso ainda esteja), esse dinheiro sai dos 25% da liberdade financeira (conforme o orçamento doméstico). Isso porque a reserva de emergência irá efetivamente te garantir uma espécie de "liberdade financeira" no sentido de você não ter de se apertar aqui ou ali se uma emergência ocorrer.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

@Matheus Passos Silva fala, Matheus! Já montei a reserva de emergência (foi realmente bem doloroso kkkkk)
Mas quando estava montando segui as dicas do Raul de deixar parte no Tesouro SELIC, parte no "bancão" e parte em dinheiro físico. 
Agora no módulo de renda variável estou tendo o primeiro contato com o diagrama do cerrado, e na hora de colocar meus aportes em renda fixa, fiquei com dúvidas se registrava esse dinheiro que coloquei no Tesouro SELIC para reserva de emergência. 😅

Obrigado pela ajuda, amigos! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...