Jump to content

Dicas para viagem internacional


Recommended Posts

Bom dia pessoal! 

Vou viajar mais minha esposa para alguns países da Europa (Portugal, Itália e França), já compramos Euro o suficiente para nossas despesas lá (pobre não tem sorte, alta histórica do bendito), já temos um roteiro pré definido, mas bateu agora uma insegurança gigante por nunca termos feito uma viagem grande assim, tenho medo de: 

Alugamos airbnb e tenho medo de chegar lá e não existir; (nunca usamos isso na vida)
Gastos extras (gastar no cartão de crédito); 
Segurança; (ouço falar muito dos pickpocket); 

Alguém que tenha mais bagagem nesse tipo de viagem poderia compartilhar um pouco a experiência? :DD

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Gustavo, quando estive em Portugal, fiquei num hotel, mas quando estive na Suíça e Miami, já utilizei Airbnb e ambas as experiências foram boas, vá sem medo, se tem referências e bons comentários na plataforma, tenho certeza que dará tudo certo com vocês também.

Em Portugal me senti super segura, claro, tomando os devidos cuidado, já na Itália, principalmente em Veneza, tem q ficar com um olho no peixe e outro no gato, lá tem muito disso, ainda mais nas ruas tão apertadas e aquela multidão passando, fica muito fácil para eles agirem, então mantenha SEMPRE sua mochila ou bolsa na frente, tipo andando no metrô de São Paulo rsrs.

Na Europa eu costumo sempre carregar o passaporte comigo, pois para fazer as compras e pegar o tax free, você precisa apresentar o passaporte e não dá pra perder o dinheiro dessa devolução dos impostos, no final dá uma grana legal (DICA: chegar no aeroporto com 1/2 hs a mais de antecedência, pois  dependendo do aeroporto de retorno, pode demorar bastante, na última viagem retornando de Paris, fiquei mais de uma hora).

Os gastos extras no cartão de crédito é feita a conversão primeiro para dólar e depois para reais, não é nada assustador, tem as taxas de iof e a conversão não é muito atrativa, mas ser for algo que queira muito fazer ou comprar, vale a pena ou você pode ir colocando mais dinheiro no banco digital que você colocou euros rapidamente e evitar o IOF.

Agora falando de Paris, lá está realmente bem complicado, estive algumas vezes lá e em 2011 me senti super segura, já em 2018 e 2019 as coisas já estavam bem diferentes, tinha q ficar bem esperta, pois os pickpockets são as pessoas que você  menos imagina (furtaram a carteirinha da minha mãe dentro da Primark em Berlim e olha q ela é bem ligeira, sorte que não pegaram o passaporte).

Retornei a Paris há um ano e ai sim a diferença foi absurda na questão da segurança, honestamente não me senti segura por alguns momentos e como fui com minha tia que é mais velha, optamos voltar a noite sempre por uber, em diversos lugares tinha que ter cuidado redobrado.

O que acontece, pelo menos comigo, é que quando saímos do país, acabamos relaxando nesse quesito da segurança, mas infelizmente tem acontecido muitos furtos tanto na Europa, quanto nos EUA, coisas que há dez anos não se via tanto, então a dica é, sempre fique atento aos seus pertences, mas quanto a violência como temos no Brasil, pode ficar tranquilo, lá eles agem na surdina com furtos mesmo, fora que esses pequenos furtos para nós brasileiros que já estamos acostumados com tanto absurdo, é tranquilo, já somos treinados a estarmos sempre atentos rsrs.

Aproveite MUITO sua viagem, tente não converter tudo (é inevitável, eu sei, mas tente não fazer isso rsrs) e tenho certeza que serão momentos inesquecíveis, pelo menos para mim, sempre foi muito emocionante ver a majestade da Torre Eiffel, as construções incríveis e tanta história envolvida.

Se precisa de alguma dica, só me falar!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Gustavo, baum?

Cara, algumas dicas que poderia dar de maneira geral:

- De acomodação atente-se muito à nota e leia as avaliações das pessoas... Isso é o mais importante... Tente buscar também no TripAdivisor porque la tem muitas fotos e avaliações. E use o cofre do quarto, caso tenha, para guardar coisas valiosas.
- Veja vídeos de pessoas que foram aos lugares para pegar dicas, manhas e cuidados que tem que ter. Fui para a Disney esse ano e foi a melhor coisa que fiz... Me ajudou demais.
- Se puder, durante os passeios e andanças, use doleira (tem barato na Decathlon) e shoulder bags, que ficam na frente e assim evita possiveis furtos.
- Leve carregadores universais e sempre um ou dois power bank com vocês.
- Tome muito cuidado com os imigrantes que ficam tentando te vender pulseira, colar, roupa e etc nas atrações turisticas... Eles ja vem colocando as coisas em você falando que é presente, mas ai depois vem cobrar uma fortuna de voce... Fala não varias vezes e continua andando.

E a principal dica que dou: Permita-se sair do roteiro as vezes. Imprevistos acontecem. Oportunidades diferentes aparecem. Curtam muito a viagem e a façam memoravel para vocês. Não precisa fazer um passeio que não queiram só porque todos falam que precisa. Foca em vocês.

Abração

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Gustavo Henrique Gomes disse:

Bom dia pessoal! 

Vou viajar mais minha esposa para alguns países da Europa (Portugal, Itália e França), já compramos Euro o suficiente para nossas despesas lá (pobre não tem sorte, alta histórica do bendito), já temos um roteiro pré definido, mas bateu agora uma insegurança gigante por nunca termos feito uma viagem grande assim, tenho medo de: 

Alugamos airbnb e tenho medo de chegar lá e não existir; (nunca usamos isso na vida)
Gastos extras (gastar no cartão de crédito); 
Segurança; (ouço falar muito dos pickpocket); 

Alguém que tenha mais bagagem nesse tipo de viagem poderia compartilhar um pouco a experiência? :DD

 

@Gustavo Henrique Gomes complementando os amigos. Se reservou no app do Airbnb acho difícil não existir. Vejo somente se é uma acomodação que está na plataforma a bastante tempo, veja as avaliações. Uma viagem de carro que fiz para a Argentina fiz todas as reservas pelo app do Booking, somente um hotel que cancelou no dia anterior e o Booking mandou opções de outros hotéis e se pagássemos a mais, bastaria enviar a nota fiscal que eles reembolsavam a diferença. Ficou USD40 a mais e reembolsaram o valor.

Com relação aos gastos extras, lembre-se do IOF do cartão de crédito. É de matar o peão rsrsrs

Sim, cuidado com os batedores de carteira. No metrô de Paris, principalmente nas estações mais movimentadas e nos horários mais cheios tem muitos. Normalmente meninas de uns 10-12 anos. Nada no bolso de trás da calça. Bolsa sempre na frente e com zíper fechado. Não precisa ficar na nóia, é apenas cuidado e atenção.

Com relação a passaporte, eu nunca ando com ele. Sempre levo umas 3 cópias simples dele, e ando com uma. Se perder, molhar, rasgar, tem outra cópia.

Dinheiro vivo, ando somente com o que vou gastar no dia, claro que um pouco mais para não precisar usar o cartão em algo inesperado. O restante no cofre ou no foro da mala, ali onde as mulas colocam as drogas kkkkk e cadeado na mala. Só não perca a chave kkkk

De resto, aproveitem muito, e quem converte, não se diverte. Não precisa ser vida loca, dá para aproveitar.

Em Paris, compre no mercado vinho e queijos, e vai em alguma praça beber e comer. Na hora do almoço, se estiver sol, o povo fica de roupa de baixo tomando sol é muito doido. Pelo menos quando fui a alguns séculos atrás. Não sei agora. Pelo menos uma vez sente em um café e peça um café e croissant e os dois fiquem sentados virados para a rua, bem coisa de filme e de turista. Caro rsrs. Vá de trem para a Casa do Monet em Giverny, lugar muito bonito. 

Na Itália tomem o sorvete. Qualquer um. São todos ótimos kkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

O pessoal já te deu muitas dicas muito boas! Mas vou deixar meus 0,50 aqui também :)

13 horas atrás, Gustavo Henrique Gomes disse:

Alugamos airbnb e tenho medo de chegar lá e não existir; (nunca usamos isso na vida)

Eu sempre tive sucesso com o booking, o AirBnb veio depois e eu já estava acostumado com o booking então acabei nunca usando.
Mas a sugestão é sempre ver os reviews da acomodação e desconfiar se a esmola for demais. Outra coisa é no caso de ter alguma dúvida tenha um backup já meio planejado.
 

13 horas atrás, Gustavo Henrique Gomes disse:

Gastos extras (gastar no cartão de crédito); 

Vão acontecer. O importante é você não arrebentar o limite como se não houvesse amanhã, mas também não vai ser pão duro e deixar de fazer as coisas por causa disso.

É modo pobre premium, lembra que a passagem é o mais caro e agora que ela já foi o resto é consequência.

Mas leia bem o que o pessoal falou acima sobre câmbio e uso do cartão, e cuide se for sacar dinheiro em caixa eletrônico (ATM) pois lá ele "engole" o cartão, e se der algum problema na máquina ela fica com o seu cartão e vai ter que fazer contato com o banco pra recuperá-lo. Sugiro ter 2 cartões (quem tem um não tem nenhum!)

 

13 horas atrás, Gustavo Henrique Gomes disse:

Segurança; (ouço falar muito dos pickpocket); 

Cuide extremamente bem do seu passaporte. Ande com ele naquelas pochetes que vão por baixo da roupa, com ziper e etc. O resto você dá um jeito se roubarem, mas o passaporte é um stress grande. Ou faça como o @Flavio Prado já falou, carregue uma cópia e esconda o original.

Quanto a pickpockets, faça o que você faria se estivesse em SP ou no Rio (uso esses exemplos pq não sou dessas cidades, mas fico sempre alerta). fique esperto e não baixe a guarda só pq está em local de turistas. 

Se achar que alguma situação está estranha, é bem capaz que esteja mesmo. Saia, dê uma de louco e grite, essa turma normalmente não é violenta e se você tacar o louco eles vão sair de perto.

 

 

Outras coisas:

1. Seguro de viagem: Veja se teu cartão tem algum, ou teu plano de saúde. Se tiver ótimo. se não faça um pois é fundamental ter seguro de saúde. Você não vai querer se ver gastando o que não tem caso precise de um atendimento hospitalar em outro país.

2. Se for andar de trem na Itália. Antes de subir no trem tem que validar o bilhete em uns totens que tem nas plataformas. Se esquecer de validar vão te pegar e a multa é grande!

3. Se for visitar museus na Itália, a maioria das cidades possui um "passe livre" que te dá direito a ir em todos (ou na maioria) por um preço único que é mais barato do que comprar todos separados, além de evitar filas nas bilheterias e nas entradas. é tipo um passe VIP. A princípio achei que era um "pega turista", mas alguns amigos me falaram que era uma boa e realmente agilizou muito as nossas visitas, perdemos zero horas em filas!

4. Na Itália quase todos os restaurantes que fui, do mais simples (de 1 EUR) até o mais sofisticado (que devia ser pobre premium) tem sempre o "vinho da casa", que é bom o bastante (principalmente pra quem não toma vinho), barato, servido em jarra e em alguns lugares tem refil.

5. Além do sorvete que o @Flavio Prado comentou, coma Canole. De preferência os dois, e sempre que tiver uma oportunidade.

6. Se for no inverno, leve na bagagem de mão pelo menos 1 casaco mais parrudinho. Chegando lá saindo do avião o frio já vai estar moendo e caso a sua mala se perca ou atrase você não vai passar frio. Os ambientes em geral são climatizados, mas em aeroporto você passa frio se não tiver casaco.

Última:  eu coloquei AirTags nas minhas malas nas últimas viagens e funcionou super bem. Fiz isso depois que em uma viagem esqueceram a minha mala em uma conexão e tive que esperar até o outro dia para acharem e me entregarem. A ideia é que caso percam ela eu consiga saber onde está e agilize a localização e devolução.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Gustavo Henrique Gomes disse:

Bom dia pessoal! 

Vou viajar mais minha esposa para alguns países da Europa (Portugal, Itália e França), já compramos Euro o suficiente para nossas despesas lá (pobre não tem sorte, alta histórica do bendito), já temos um roteiro pré definido, mas bateu agora uma insegurança gigante por nunca termos feito uma viagem grande assim, tenho medo de: 

Alugamos airbnb e tenho medo de chegar lá e não existir; (nunca usamos isso na vida)
Gastos extras (gastar no cartão de crédito); 
Segurança; (ouço falar muito dos pickpocket); 

Alguém que tenha mais bagagem nesse tipo de viagem poderia compartilhar um pouco a experiência? :DD

 

Oi Gustavo,

O pessoal escreveu já bastante coisa, mas não posso deixar de fazer alguns breves comentários rsrsrs.

1) Estadia: como já dito acima, Booking e AirBnb são tranquilos. Basta olhar as reviews e a quantidade de avaliações. Não compensa ficar em um hotel com avaliação 9,5 e 15 avaliações, por exemplo. Mas uma vez reservado, não há problema - eu, pelo menos, tive apenas surpresas positivas em quase 100% das vezes (a única surpresa negativa foi no Canadá, mas isso é conversa pra outro post).

2) Gastos: minha sugestão é você utilizar cartões já em euro, como a Wise ou o Revolut. Não sei se eles permitem a abertura de contas para brasileiros (até onde sei, sim). A vantagem é que você envia dinheiro para a conta e já gasta em euro, sem conversões para dólar ou sem IOF aqui e ali. Além destes, há outros como o N26, o Trade Republic e até a Remessa Online tem conta e cartão digital. Todos eles valem a pena, veja qual seja melhor para você (dependendo de quando você for viajar a Remessa Online valha mais a pena pela rapidez e facilidade).

3) Segurança: não venha para a Europa achando que é mil maravilhas. Mas calma, ninguém vai apontar uma arma pra você rsrsrs. Muitos brasileiros (especialmente de 1ª viagem) vêm pra Europa achando que nada acontece, e não é bem assim. Tem de ter aquela malandragem básica porque os pickpockets vão sim tentar meter a mão no seu bolso. As sugestões da doleira e de guardar o dinheiro e passaporte no cofre do hotel (ou na mala) são fundamentais. Antes de morar na Europa eu nunca saía com o passaporte, apenas com cópias, e sempre funcionou na hora de pedir o tax refund. Não recomendo sair com o passaporte, porque se perder vai dar uma dor de cabeça tremenda para vocês.

As dicas dos amigos acima sobre seguro saúde, roupas (se for no inverno) e AirTags também são essenciais. Além, é claro, de aproveitar o que uma viagem dessa possa te trazer de benefícios e boas lembranças.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Matheus Godoy Andrade não entendi a sua dúvida. Explica melhor.

Se vc transfere pra conta investimento o iof é de 0,38. Mas pra conta corrente seria 1,1. Se transferir pra conta investimento deixar la alguns dias e dai sacar o dinheiro na tentativa de pagar menos iof, existe um tempo minimo que o dinheiro tem que ficar investido pra dai sacar pra conta corrente internacional. Pelo que achei ate agora acho que seriam no mínimo 6dias corridos mas nada explicito em relação a qts dias no mínimo pra deixar investidos pra dai sacar pra conta corrente. Saberia dizer qts dias no mínimo!? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Matheus Godoy Andrade disse:

Se vc transfere pra conta investimento o iof é de 0,38. Mas pra conta corrente seria 1,1. Se transferir pra conta investimento deixar la alguns dias e dai sacar o dinheiro na tentativa de pagar menos iof, existe um tempo minimo que o dinheiro tem que ficar investido pra dai sacar pra conta corrente internacional. Pelo que achei ate agora acho que seriam no mínimo 6dias corridos mas nada explicito em relação a qts dias no mínimo pra deixar investidos pra dai sacar pra conta corrente. Saberia dizer qts dias no mínimo!? 

Entendi @Matheus Godoy Andrade. Não sei dizer sobre o assunto, mas certamente tem um prazo, pois seria muito simples triangular a operação para pagar menos IOF.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...