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Dicas e Sugestões para Alavancar as Vendas Online da Loja dos Meus Pais


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Bom dia, pessoal! Venho aqui pedir a ajuda de vocês com sugestões e dicas, e até saber se alguém já teve experiência com vendas online.

Estou na seguinte situação: Meus pais têm uma loja de roupas focada no público feminino, mas como eles não têm muito conhecimento digital, eles se limitam a vender online apenas pelo WhatsApp e fazendo alguns posts no Instagram. Conversando recentemente com minha mãe, ela me contou que já perdeu vendas porque teve dificuldade em chamar uma corrida de entrega pelo Uber, entre outras dificuldades digitais, o que fez com que perdesse oportunidades de vendas. Então, combinei com eles que eu vou cuidar dessa parte digital da loja, e pensei em algumas ideias. Como nunca atuei de fato nessa área, pensei em fazer as seguintes atividades:

1 - Rodar tráfego pago no Facebook e Instagram.
2 - Cadastrar a loja para anunciar em alguns sites de marketplace (Mercado Livre, Amazon, Shein, Magazine Luiza, entre outros).
3 - Fazer alguns treinamentos com meus pais para que eles consigam usar melhor aplicativos como o Uber para solicitar uma viagem de entrega.
4 - Criar um site de vendas para a loja da minha mãe (já tenho um projeto genérico pronto no GitHub que criei para um cliente há alguns anos).

Inclusive, sobre os marketplaces citados, já pesquisei as taxas de alguns deles (Amazon 15%, Mercado Livre 5%, Shein 16%, Magazine Luiza 15% + 5 reais).

Vocês têm alguma sugestão do que mais poderia ser feito? Ou até de alguma dessas atividades que não vale tanto a pena no momento?

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11 minutes ago, Fernando Barros De Lima disse:

Bom dia, pessoal! Venho aqui pedir a ajuda de vocês com sugestões e dicas, e até saber se alguém já teve experiência com vendas online.

Estou na seguinte situação: Meus pais têm uma loja de roupas focada no público feminino, mas como eles não têm muito conhecimento digital, eles se limitam a vender online apenas pelo WhatsApp e fazendo alguns posts no Instagram. Conversando recentemente com minha mãe, ela me contou que já perdeu vendas porque teve dificuldade em chamar uma corrida de entrega pelo Uber, entre outras dificuldades digitais, o que fez com que perdesse oportunidades de vendas. Então, combinei com eles que eu vou cuidar dessa parte digital da loja, e pensei em algumas ideias. Como nunca atuei de fato nessa área, pensei em fazer as seguintes atividades:

1 - Rodar tráfego pago no Facebook e Instagram.
2 - Cadastrar a loja para anunciar em alguns sites de marketplace (Mercado Livre, Amazon, Shein, Magazine Luiza, entre outros).
3 - Fazer alguns treinamentos com meus pais para que eles consigam usar melhor aplicativos como o Uber para solicitar uma viagem de entrega.
4 - Criar um site de vendas para a loja da minha mãe (já tenho um projeto genérico pronto no GitHub que criei para um cliente há alguns anos).

Inclusive, sobre os marketplaces citados, já pesquisei as taxas de alguns deles (Amazon 15%, Mercado Livre 5%, Shein 16%, Magazine Luiza 15% + 5 reais).

Vocês têm alguma sugestão do que mais poderia ser feito? Ou até de alguma dessas atividades que não vale tanto a pena no momento?

Bom dia, Fernando!

Uma coisa que pode ajudar a dar uns insights legais é o instagram do @paulocuenca. Ele tem um foco em marketing de conteúdo que ajuda a engajar novos seguidores e transformar isso em vendas.

Ele tem um cvrso sobre o tema também, mas a começar pelo conteúdo do insta pode ajudar.

Tentando dar mais uns pitaquinhos a respeito:

- criar um site de vendas na minha opinião pode ajudar muito. Acredito que traz até mais credibilidade ao negócio. Tenho uma amiga e afilhada de casamento que há uns anos montou uma lojinha virtual de roupas femininas também. Uma coisa que recordo dela ter comentado era que as clientes sempre perguntavam de site (que ela não tinha) pois isso trazia mais confiança;

- não sei se lhe seria viável, mas talvez ver um contratinho com uma transportadora também para fazer os fretes. As vezes dá para conseguir bons preços e pode ser até mais fácil de lidar com essa questão de entregas. Montar um roteiro e deixar avisado que as entregas são feitas, por exemplo, todas as terças e quintas. Isso pode trazer até mesmo um melhor controle;

- marketplaces e afins na minha visão é algo que precisa ser muito bem pensado. Falo isso pensando no ifood que planejei ter em meu negócio mas é complexo pensar que ele é um sócio pois no melhor cenários, eles comem em média 15% de cada pedido + mensalidade que a depender do faturamento será pago. Não digo que é ruim ter o ifood. Na verdade é até bom em pensar que abre muita visibilidade (não sei se a visibilidade em outros locais como os que citou seria tamanha para o seu nicho) mas existem custos para isso que devem ser ponderados;

- ainda sobre marketplaces, acho muito válido pensar em uma forma de tentar encaminhar o cliente a um canal de venda direto para se economizar um pouco com estes custos. Um exemplo mais grosseiro porém para entender a ideia: a amazon cobra 15%. Tente trazer este cliente na próxima compra para comprar pelo whats onde você oferece 15% de desconto (na verdade não seria propriamente um desconto mas você estaria reduzindo seu custo e trazendo algo mais acessível no quesito preço ao cliente).

 

Espero que ajude a pensar um pouco no tema e/ou gerar algum insight para o negócio!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
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12 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Fernando!

Uma coisa que pode ajudar a dar uns insights legais é o instagram do @paulocuenca. Ele tem um foco em marketing de conteúdo que ajuda a engajar novos seguidores e transformar isso em vendas.

Ele tem um cvrso sobre o tema também, mas a começar pelo conteúdo do insta pode ajudar.

Tentando dar mais uns pitaquinhos a respeito:

- criar um site de vendas na minha opinião pode ajudar muito. Acredito que traz até mais credibilidade ao negócio. Tenho uma amiga e afilhada de casamento que há uns anos montou uma lojinha virtual de roupas femininas também. Uma coisa que recordo dela ter comentado era que as clientes sempre perguntavam de site (que ela não tinha) pois isso trazia mais confiança;

- não sei se lhe seria viável, mas talvez ver um contratinho com uma transportadora também para fazer os fretes. As vezes dá para conseguir bons preços e pode ser até mais fácil de lidar com essa questão de entregas. Montar um roteiro e deixar avisado que as entregas são feitas, por exemplo, todas as terças e quintas. Isso pode trazer até mesmo um melhor controle;

- marketplaces e afins na minha visão é algo que precisa ser muito bem pensado. Falo isso pensando no ifood que planejei ter em meu negócio mas é complexo pensar que ele é um sócio pois no melhor cenários, eles comem em média 15% de cada pedido + mensalidade que a depender do faturamento será pago. Não digo que é ruim ter o ifood. Na verdade é até bom em pensar que abre muita visibilidade (não sei se a visibilidade em outros locais como os que citou seria tamanha para o seu nicho) mas existem custos para isso que devem ser ponderados;

- ainda sobre marketplaces, acho muito válido pensar em uma forma de tentar encaminhar o cliente a um canal de venda direto para se economizar um pouco com estes custos. Um exemplo mais grosseiro porém para entender a ideia: a amazon cobra 15%. Tente trazer este cliente na próxima compra para comprar pelo whats onde você oferece 15% de desconto (na verdade não seria propriamente um desconto mas você estaria reduzindo seu custo e trazendo algo mais acessível no quesito preço ao cliente).

 

Espero que ajude a pensar um pouco no tema e/ou gerar algum insight para o negócio!

Muito obrigado pelas dicas e por ter tirado um tempo para responder com tanto detalhe! vou dar uma olhada no instagram do Paulo cuenca!

Sobre o site, eu concordo, ele pode trazer mais confiança!

Sobre os marketplaces realmente faz total sentido a estratégia de tentar direcionar o ccliente para um canal direto! e ainda com desconto

Sua resposta é de grande ajuda e agradeço muito pelo seu tempo, vou implementar algumas dessas ideias e ver como funciona (no futuro que volto e atualizo do resultado das implimentações dessas ideias) Valeu mesmo!!!

  • Brabo 3
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Cara, muito boa as respostas. 

Minha mãe está focada em iniciar um negócio de artesanato no ano que vem e esse tópico me abriu bastante os olhos. Mesmo sendo um nicho um pouco diferente, as dicas foram muito valiosas.

Vou seguir acompanhando para aprender um pouco mais e pegar alguns insights!

  • Brabo 3
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