Fernando Barros De Lima Postado 16 de Setembro Compartilhar Postado 16 de Setembro Bom dia, pessoal! Venho aqui pedir a ajuda de vocês com sugestões e dicas, e até saber se alguém já teve experiência com vendas online. Estou na seguinte situação: Meus pais têm uma loja de roupas focada no público feminino, mas como eles não têm muito conhecimento digital, eles se limitam a vender online apenas pelo WhatsApp e fazendo alguns posts no Instagram. Conversando recentemente com minha mãe, ela me contou que já perdeu vendas porque teve dificuldade em chamar uma corrida de entrega pelo Uber, entre outras dificuldades digitais, o que fez com que perdesse oportunidades de vendas. Então, combinei com eles que eu vou cuidar dessa parte digital da loja, e pensei em algumas ideias. Como nunca atuei de fato nessa área, pensei em fazer as seguintes atividades: 1 - Rodar tráfego pago no Facebook e Instagram. 2 - Cadastrar a loja para anunciar em alguns sites de marketplace (Mercado Livre, Amazon, Shein, Magazine Luiza, entre outros). 3 - Fazer alguns treinamentos com meus pais para que eles consigam usar melhor aplicativos como o Uber para solicitar uma viagem de entrega. 4 - Criar um site de vendas para a loja da minha mãe (já tenho um projeto genérico pronto no GitHub que criei para um cliente há alguns anos). Inclusive, sobre os marketplaces citados, já pesquisei as taxas de alguns deles (Amazon 15%, Mercado Livre 5%, Shein 16%, Magazine Luiza 15% + 5 reais). Vocês têm alguma sugestão do que mais poderia ser feito? Ou até de alguma dessas atividades que não vale tanto a pena no momento? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 16 de Setembro Compartilhar Postado 16 de Setembro 11 minutes ago, Fernando Barros De Lima disse: Bom dia, pessoal! Venho aqui pedir a ajuda de vocês com sugestões e dicas, e até saber se alguém já teve experiência com vendas online. Estou na seguinte situação: Meus pais têm uma loja de roupas focada no público feminino, mas como eles não têm muito conhecimento digital, eles se limitam a vender online apenas pelo WhatsApp e fazendo alguns posts no Instagram. Conversando recentemente com minha mãe, ela me contou que já perdeu vendas porque teve dificuldade em chamar uma corrida de entrega pelo Uber, entre outras dificuldades digitais, o que fez com que perdesse oportunidades de vendas. Então, combinei com eles que eu vou cuidar dessa parte digital da loja, e pensei em algumas ideias. Como nunca atuei de fato nessa área, pensei em fazer as seguintes atividades: 1 - Rodar tráfego pago no Facebook e Instagram. 2 - Cadastrar a loja para anunciar em alguns sites de marketplace (Mercado Livre, Amazon, Shein, Magazine Luiza, entre outros). 3 - Fazer alguns treinamentos com meus pais para que eles consigam usar melhor aplicativos como o Uber para solicitar uma viagem de entrega. 4 - Criar um site de vendas para a loja da minha mãe (já tenho um projeto genérico pronto no GitHub que criei para um cliente há alguns anos). Inclusive, sobre os marketplaces citados, já pesquisei as taxas de alguns deles (Amazon 15%, Mercado Livre 5%, Shein 16%, Magazine Luiza 15% + 5 reais). Vocês têm alguma sugestão do que mais poderia ser feito? Ou até de alguma dessas atividades que não vale tanto a pena no momento? Bom dia, Fernando! Uma coisa que pode ajudar a dar uns insights legais é o instagram do @paulocuenca. Ele tem um foco em marketing de conteúdo que ajuda a engajar novos seguidores e transformar isso em vendas. Ele tem um cvrso sobre o tema também, mas a começar pelo conteúdo do insta pode ajudar. Tentando dar mais uns pitaquinhos a respeito: - criar um site de vendas na minha opinião pode ajudar muito. Acredito que traz até mais credibilidade ao negócio. Tenho uma amiga e afilhada de casamento que há uns anos montou uma lojinha virtual de roupas femininas também. Uma coisa que recordo dela ter comentado era que as clientes sempre perguntavam de site (que ela não tinha) pois isso trazia mais confiança; - não sei se lhe seria viável, mas talvez ver um contratinho com uma transportadora também para fazer os fretes. As vezes dá para conseguir bons preços e pode ser até mais fácil de lidar com essa questão de entregas. Montar um roteiro e deixar avisado que as entregas são feitas, por exemplo, todas as terças e quintas. Isso pode trazer até mesmo um melhor controle; - marketplaces e afins na minha visão é algo que precisa ser muito bem pensado. Falo isso pensando no ifood que planejei ter em meu negócio mas é complexo pensar que ele é um sócio pois no melhor cenários, eles comem em média 15% de cada pedido + mensalidade que a depender do faturamento será pago. Não digo que é ruim ter o ifood. Na verdade é até bom em pensar que abre muita visibilidade (não sei se a visibilidade em outros locais como os que citou seria tamanha para o seu nicho) mas existem custos para isso que devem ser ponderados; - ainda sobre marketplaces, acho muito válido pensar em uma forma de tentar encaminhar o cliente a um canal de venda direto para se economizar um pouco com estes custos. Um exemplo mais grosseiro porém para entender a ideia: a amazon cobra 15%. Tente trazer este cliente na próxima compra para comprar pelo whats onde você oferece 15% de desconto (na verdade não seria propriamente um desconto mas você estaria reduzindo seu custo e trazendo algo mais acessível no quesito preço ao cliente). Espero que ajude a pensar um pouco no tema e/ou gerar algum insight para o negócio! 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fernando Barros De Lima Postado 16 de Setembro Author Compartilhar Postado 16 de Setembro 12 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: Bom dia, Fernando! Uma coisa que pode ajudar a dar uns insights legais é o instagram do @paulocuenca. Ele tem um foco em marketing de conteúdo que ajuda a engajar novos seguidores e transformar isso em vendas. Ele tem um cvrso sobre o tema também, mas a começar pelo conteúdo do insta pode ajudar. Tentando dar mais uns pitaquinhos a respeito: - criar um site de vendas na minha opinião pode ajudar muito. Acredito que traz até mais credibilidade ao negócio. Tenho uma amiga e afilhada de casamento que há uns anos montou uma lojinha virtual de roupas femininas também. Uma coisa que recordo dela ter comentado era que as clientes sempre perguntavam de site (que ela não tinha) pois isso trazia mais confiança; - não sei se lhe seria viável, mas talvez ver um contratinho com uma transportadora também para fazer os fretes. As vezes dá para conseguir bons preços e pode ser até mais fácil de lidar com essa questão de entregas. Montar um roteiro e deixar avisado que as entregas são feitas, por exemplo, todas as terças e quintas. Isso pode trazer até mesmo um melhor controle; - marketplaces e afins na minha visão é algo que precisa ser muito bem pensado. Falo isso pensando no ifood que planejei ter em meu negócio mas é complexo pensar que ele é um sócio pois no melhor cenários, eles comem em média 15% de cada pedido + mensalidade que a depender do faturamento será pago. Não digo que é ruim ter o ifood. Na verdade é até bom em pensar que abre muita visibilidade (não sei se a visibilidade em outros locais como os que citou seria tamanha para o seu nicho) mas existem custos para isso que devem ser ponderados; - ainda sobre marketplaces, acho muito válido pensar em uma forma de tentar encaminhar o cliente a um canal de venda direto para se economizar um pouco com estes custos. Um exemplo mais grosseiro porém para entender a ideia: a amazon cobra 15%. Tente trazer este cliente na próxima compra para comprar pelo whats onde você oferece 15% de desconto (na verdade não seria propriamente um desconto mas você estaria reduzindo seu custo e trazendo algo mais acessível no quesito preço ao cliente). Espero que ajude a pensar um pouco no tema e/ou gerar algum insight para o negócio! Muito obrigado pelas dicas e por ter tirado um tempo para responder com tanto detalhe! vou dar uma olhada no instagram do Paulo cuenca! Sobre o site, eu concordo, ele pode trazer mais confiança! Sobre os marketplaces realmente faz total sentido a estratégia de tentar direcionar o ccliente para um canal direto! e ainda com desconto Sua resposta é de grande ajuda e agradeço muito pelo seu tempo, vou implementar algumas dessas ideias e ver como funciona (no futuro que volto e atualizo do resultado das implimentações dessas ideias) Valeu mesmo!!! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mikhail Koslowski Postado 16 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 16 de Setembro O @Edison Luis Paulini já deu excelentes dicas. vou contribuir com uns 10 centavos a mais :) 1. Veja uma plataforma de loja online pronta, tipo Shopify. eles já possuem todo tipo de integração possível para pequenos negócios. pelo que entendi vc é dev, e apesar de coçar a mão pra querer fazer uma eu te garanto que é mais rentável usar o shopify. assim você pode focar teu tempo de dev em ganhar grana com outro negócio e deixar o serviço de manter a loja rodando para a plataforma. 2. Se tiver a loja online faz todo sentido rodar trafego pago. pois é possível medir de ponta a ponta o custo e o retorno e o instagram otimiza muito bem pra isso. shopify se não me engano tem as integrações prontas também. aí da pra construir o funíl inteiro e mandar ver. 3. se não for fazer a loja online, trafego pago só pra público local e focado em promover a loja, pois a venda vai acontecer no físico. 4. Último ponto: a venda no digital tem que ser automátizada o máximo possível, senão não escala e tira tempo de outro lugar. só que precisa estar atento pros processos de receber o pedido, embalar e postar. não adianta a venda acontecer e a entrega decepcionar. e o pós vendas é até mais importante, questão de retorno de mercadoria e trocas pode virar um gargalo bem rápido. então precisa avaliar se eles tem condição de arcar com esse trabalho extra também. senão o melhor é ir pra um marketplace que faz tudo isso pra você ao custo de uma taxa. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mikhail Koslowski Postado 16 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 16 de Setembro 23 minutes ago, Fernando Barros De Lima disse: e ainda com desconto uma tendência que eu vejo nos marketplaces são as pessoas se matarem em preço e começarem a perder qualidade. foque em ter uma descrição boa do produto, fotos boas e reais, e responda os clientes de forma rápida. o diferencial de qualidade do anúncio e de atendimento vale mais do que o desconto. claro que isso depende do seu público, mas se vc está vendendo pra quem só vê preço talvez precise repensar isso também. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adso Melo De Menezes Postado 16 de Setembro Compartilhar Postado 16 de Setembro Cara, muito boa as respostas. Minha mãe está focada em iniciar um negócio de artesanato no ano que vem e esse tópico me abriu bastante os olhos. Mesmo sendo um nicho um pouco diferente, as dicas foram muito valiosas. Vou seguir acompanhando para aprender um pouco mais e pegar alguns insights! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts