Jump to content
  • 0

MEI x ME / Malha Fina / Investimentos


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite, pessoal!

Hoje trabalho numa empresa familiar e um ano atrás decidi sair da CLT e abrir um MEI para pagar menos impostos. Porém, hoje estou num dilema entre permanecer no MEI, mesmo extrapolando o limite e tentando "esconder" as movimentações, aguardando uma possível alteração na legislação para aumento do limite de faturamento do MEI ou aceitar que vou precisar pagar mais impostos e ter outros encargos e migrar para a ME.

Por ser uma empresa familiar, consigo pegar parte em dinheiro e "esconder" um pouco das movimentações, mas o que recebo acaba ultrapassando muito o limite (basicamente o dobro e em alguns meses até mais) e acabo inclusive investindo menos do que poderia para não ter um aumento de capital na declaração que chame atenção da receita, pois acabo aportando quase todo valor que poderia faturar no MEI e tenho um custo bem elevado de gastos em cartão de crédito, então imagino que seja questão de tempo para a receita acabar percebendo.

Gostaria de trocar uma ideia, ver se alguém já passou e/ou passa por algo semelhante e tentar tomar a melhor decisão, pois permanecer no MEI tem uma vantagem tributária gigante kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Anônimo!

 

Primeiramente, acredito que 'esconder' movimentações não seja o ideal. Eu particularmente gosto de deitar tranquilamente a noite sem dores de cabeça, então a minha sugestão é: pague seus impostos kk

 

Você tem contador? Interessante conversar sobre isso com ele, pode te dar um norte em relação a esse ponto de declaração.  Tenho um amigo que tem um comércio e utiliza de algumas brechas para minimizar os impostos (ele é ME). 

 

Também é interessante fazer um balanço da empresa para verificar se é possível a redução de custos como você mencionou (cartão de crédito), e avaliar se realmente seu padrão de vida condiz com a atualidade.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite, pessoal!

Hoje trabalho numa empresa familiar e um ano atrás decidi sair da CLT e abrir um MEI para pagar menos impostos. Porém, hoje estou num dilema entre permanecer no MEI, mesmo extrapolando o limite e tentando "esconder" as movimentações, aguardando uma possível alteração na legislação para aumento do limite de faturamento do MEI ou aceitar que vou precisar pagar mais impostos e ter outros encargos e migrar para a ME.

Por ser uma empresa familiar, consigo pegar parte em dinheiro e "esconder" um pouco das movimentações, mas o que recebo acaba ultrapassando muito o limite (basicamente o dobro e em alguns meses até mais) e acabo inclusive investindo menos do que poderia para não ter um aumento de capital na declaração que chame atenção da receita, pois acabo aportando quase todo valor que poderia faturar no MEI e tenho um custo bem elevado de gastos em cartão de crédito, então imagino que seja questão de tempo para a receita acabar percebendo.

Gostaria de trocar uma ideia, ver se alguém já passou e/ou passa por algo semelhante e tentar tomar a melhor decisão, pois permanecer no MEI tem uma vantagem tributária gigante kkkk

Bom dia, anônimo!

Podemos afirmar sim que o Mei ajuda bastante no quesito simplificações e barateamento de impostos.

Mas se você está prestes a mudar de regime, não seria um bom sinal que a empresa está crescendo? "Ah mas é chato pagar mais impostos". Paciência. Infelizmente faz parte e é melhor andar linha do que fazer catira tentando segurar o "escondimento" de valores.

Além disso, veja o risco que você está correndo com relação a "esconder movimentação" que isso pode acarretar problemas mais sérios.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite, pessoal!

Hoje trabalho numa empresa familiar e um ano atrás decidi sair da CLT e abrir um MEI para pagar menos impostos. Porém, hoje estou num dilema entre permanecer no MEI, mesmo extrapolando o limite e tentando "esconder" as movimentações, aguardando uma possível alteração na legislação para aumento do limite de faturamento do MEI ou aceitar que vou precisar pagar mais impostos e ter outros encargos e migrar para a ME.

Por ser uma empresa familiar, consigo pegar parte em dinheiro e "esconder" um pouco das movimentações, mas o que recebo acaba ultrapassando muito o limite (basicamente o dobro e em alguns meses até mais) e acabo inclusive investindo menos do que poderia para não ter um aumento de capital na declaração que chame atenção da receita, pois acabo aportando quase todo valor que poderia faturar no MEI e tenho um custo bem elevado de gastos em cartão de crédito, então imagino que seja questão de tempo para a receita acabar percebendo.

Gostaria de trocar uma ideia, ver se alguém já passou e/ou passa por algo semelhante e tentar tomar a melhor decisão, pois permanecer no MEI tem uma vantagem tributária gigante kkkk

Meu caro, não seria melhor transformar sua MEI para uma LTDA ou SUL e dormir tranquilo?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito obrigado pelas observações e sugestões pessoal.

Realmente, acredito que o melhor caminho seja aceitar a realidade, mudar de regime (seja ME, LTDA ou outro) e deixar tudo em ordem. Eu estava na expectativa da aprovação de um Projeto de Lei Complementar que está tramitando no Senado para aumento do teto do MEI, mas já está parado a tanto tempo que perdi as esperanças kkkk

Vou dar uma conversada com meu contador para entender melhor e providenciar a alteração de regime. Novamente muito obrigado, grande abraço!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Muito obrigado pelas observações e sugestões pessoal.

Realmente, acredito que o melhor caminho seja aceitar a realidade, mudar de regime (seja ME, LTDA ou outro) e deixar tudo em ordem. Eu estava na expectativa da aprovação de um Projeto de Lei Complementar que está tramitando no Senado para aumento do teto do MEI, mas já está parado a tanto tempo que perdi as esperanças kkkk

Vou dar uma conversada com meu contador para entender melhor e providenciar a alteração de regime. Novamente muito obrigado, grande abraço!!

Anônimo, até entendo sua questão sobre essa expectativa do projeto de lei.

Mas eu ainda deixo aqui mais um ponto de vista deveras pessimista. Ao mesmo passo que poderia ser aprovado tal projeto, no meio em que vivemos nada impediria de, por exemplo, ano que vem o novo teto do Mei não é mais 81 mil e cai para 60  🤡

 

Boa iniciativa em ver direitinho com o contador e andar na linha para evitar dores de cabeça.

Desejo sucesso e que tudo se resolva da melhor maneira possível!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Anônimo,

Eu já tive MEI.

A coisa cresceu e passei para uma ME.

Os impostos aumentaram, claro.

E eu fiquei feliz. Porque se pago mais imposto, quer dizer que estou ganhando mais, empresarialmente falando.

Além disso, como dito acima, pude dormir tranquilo, sem pensar nas "maquinações" pra esconder algo aqui ou ali. Fora o fato de que se for pego, provavelmente a multa será salgada.

Manda ver na ME. Se já tem esta perspectiva é porque está indo bem e o sucesso está só te esperando.

ESpero ter ajudado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...