Jump to content
  • 0

montando a pirâmide, qual o setor mais descontado no momento?


Anderson Lucena

Pergunta

Ola Sardinha,

to com uma duvida e ate uma vergonha to paradão nas paradas dos estudo e investimento.

ate agora não fim o deve de casa de organizar minha carteira.

La vai a Duvida.

Pensando na montagem da Base da pirâmide, pensando no momento atual qual seria o setor mais legal  e descontado para estudar.

pensando em elétricas e bancos seria o momento bom.

 

cansei de ver informações sobre   acoes e usar o Youtube  sempre e o fim do mundo.

 

 

Momento Vergonha .

O que aconteceu  na carteira frankenstein ta com 14 acoes e 14 fundos.  quando olhei a maior parte foi comprado na emoção, e vejo que faz quase um ano  que entrei na AUVP e  por achar bem difícil fui deixando pra depois. 

é hoje Vi o post do @Henrique Magalhães me deu vontade de tomar as rédeas e estudar de verdade .

Obrigado Chefe

 

Quero dedicas  uns 3 horas semanais  e sei o mais difícil e o começo.   

a primeira ação vai  assinar a AUVP pra sempre e ver toda semana a Aula.

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
57 minutes ago, Anderson Oliveira De Lucena disse:

Ola Sardinha,

to com uma duvida e ate uma vergonha to paradão nas paradas dos estudo e investimento.

ate agora não fim o deve de casa de organizar minha carteira.

La vai a Duvida.

Pensando na montagem da Base da pirâmide, pensando no momento atual qual seria o setor mais legal  e descontado para estudar.

pensando em elétricas e bancos seria o momento bom.

 

cansei de ver informações sobre   acoes e usar o Youtube  sempre e o fim do mundo.

 

 

Momento Vergonha .

O que aconteceu  na carteira frankenstein ta com 14 acoes e 14 fundos.  quando olhei a maior parte foi comprado na emoção, e vejo que faz quase um ano  que entrei na AUVP e  por achar bem difícil fui deixando pra depois. 

é hoje Vi o post do @Henrique Magalhães me deu vontade de tomar as rédeas e estudar de verdade .

Obrigado Chefe

 

Quero dedicas  uns 3 horas semanais  e sei o mais difícil e o começo.   

a primeira ação vai  assinar a AUVP pra sempre e ver toda semana a Aula.

 

 

 

Oi Anderson,

Primeiro, é isso aí: tome as rédeas do seu futuro financeiro e vamos pra cima 🚀

Em relação à base do triângulo, invertido, vale lembrar que nela vão os setores mais perenes, ou seja, que já foram testados pelo tempo. Esse é o local onde também podemos acrescentar Fundos Imobiliários do tipo Tijolo, para garantir uma robustez para a carteira.

Por isso, como base estes são os setores recomendados: eletricidade, bancos e seguradoras. Nas aulas o Raul também menciona petróleo e serviços públicos, mas vale lembrar que o primeiro pode ser cíclico e o segundo pode ter controle estatal.

Por fim, você começou sua postagem falando em "setores mais descontados." Talvez seja bom rever esse raciocínio, já que o preço em si não importa, mas sim o valor que a empresa daquele setor vai te trazer em longo prazo.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, @Anderson Oliveira De Lucena!

6 horas atrás, Anderson Oliveira De Lucena disse:

Pensando na montagem da Base da pirâmide, pensando no momento atual qual seria o setor mais legal  e descontado para estudar.

pensando em elétricas e bancos seria o momento bom.

Setores perenes como bancos, energia e saneamento são ótimo para iniciar essa composição. Mas idealmente isso deve ser feito sem pensar em preços e/ou desconto nos ativos.

Preço na filosofia do buy and hold é algo que não faz muito sentido. Como nossa estratégia visa aportes mensais, estaremos sempre realizando compras em diferentes valores sejam mais altos ou mais baixos. O que é essencial lembrar é que bons ativos tendem que seus preços acompanhem seus lucros. Logo, os preços sempre estarão subindo no longo prazo.

Mas isso não é um problema. Muito pelo contrário. Entendo como um sinal que a empresa está dando certo.

6 horas atrás, Anderson Oliveira De Lucena disse:

cansei de ver informações sobre   acoes e usar o Youtube  sempre e o fim do mundo.

O melhor a se fazer neste caso é abandonar este tipo de conteúdo e focar nos estudos aqui da AUVP. Até existem conteúdos legais por aí, mas a grande maioria é venda de sustos e publicação de conteúdo sem base ou sem sustento no que é argumentado.

6 horas atrás, Anderson Oliveira De Lucena disse:

Momento Vergonha .

O que aconteceu  na carteira frankenstein ta com 14 acoes e 14 fundos.  quando olhei a maior parte foi comprado na emoção, e vejo que faz quase um ano  que entrei na AUVP e  por achar bem difícil fui deixando pra depois. 

é hoje Vi o post do @Henrique Magalhães me deu vontade de tomar as rédeas e estudar de verdade .

Obrigado Chefe

 

Quero dedicas  uns 3 horas semanais  e sei o mais difícil e o começo.   

a primeira ação vai  assinar a AUVP pra sempre e ver toda semana a Aula.

Amigo, todo mundo aqui já fez algo que se arrependeu com relação a investimentos. Não se sinta mal por isso e vamos com calma colocar a casa em ordem. Digo com calma pois sei que bate a ansiedade em querer resolver uns anos de cagadas que fizemos em poucos dias e infelizmente não é assim que funciona.

 

Legal ver seu empenho para querer mudar a rotina dos estudos mas eu gostaria de deixar uma dica. Faça um plano de estudos que você consiga realmente cumprir. Muitas vezes na ânsia estipulamos metas que sabemos que não vamos cumprir. E quando não cumprimos, nos frustramos e largamos.

Igual quem diz que vai começar a acordar amanhã às 5h, correr 3km e fazer isso todo dia. Não vai. Não temos preparo e nem condições de uma mudança brusca assim. O  mesmo vale para qualquer rotina incluindo a de estudos que cansa a cabeça. 

Se for o caso, comece com pouco. Uma aulinha dia sim e dia não, faça anotações no caderno e corre aqui na comunidade criar um tópico par registrar seu conhecimento e pegar opiniões de colega sobre seu aprendizado. Vai pegando aos poucos outros pontos de vista que agregam no entendimento e firma seu conhecimento para ir aplicando.

 

Espero que te ajude de alguma maneira!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Legal ver seu empenho para querer mudar a rotina dos estudos mas eu gostaria de deixar uma dica. Faça um plano de estudos que você consiga realmente cumprir. Muitas vezes na ânsia estipulamos metas que sabemos que não vamos cumprir. E quando não cumprimos, nos frustramos e largamos.

Igual quem diz que vai começar a acordar amanhã às 5h, correr 3km e fazer isso todo dia. Não vai. Não temos preparo e nem condições de uma mudança brusca assim. O  mesmo vale para qualquer rotina incluindo a de estudos que cansa a cabeça. 

Se for o caso, comece com pouco. Uma aulinha dia sim e dia não, faça anotações no caderno e corre aqui na comunidade criar um tópico par registrar seu conhecimento e pegar opiniões de colega sobre seu aprendizado. Vai pegando aos poucos outros pontos de vista que agregam no entendimento e firma seu conhecimento para ir aplicando.

 

Espero que te ajude de alguma maneira!

Sim me ajudou bastante, neste momento a ideia e rever os setores perenes,  participar das aulas da segunda feira, rever o modulo 4,  e trocar as leitura  diárias para começar a ler os relatórios. 

levando em consideração q tenho uns 3 horas  por semana para isso. 

9 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

 

Por isso, como base estes são os setores recomendados: eletricidade, bancos e seguradoras. Nas aulas o Raul também menciona petróleo e serviços públicos, mas vale lembrar que o primeiro pode ser cíclico e o segundo pode ter controle estatal.

Por fim, você começou sua postagem falando em "setores mais descontados." Talvez seja bom rever esse raciocínio, já que o preço em si não importa, mas sim o valor que a empresa daquele setor vai te trazer em longo prazo.

Espero ter ajudado!

eletricidade, bancos e seguradoras   esta sempre foi a base  que pensei.

Talvez seja bom rever esse raciocínio( segurar um pouco minha ansiedade ) vlv

Hoje  a carteira de acoes estar assim. penso que tem muitas acoes e não consigo acompanhar 

 

BBDC3 21,18% 

ITSA4 13,07% 

SAPR11 12,04% 

KLBN4 9,88% 

BLAU3 9,44%

SIMH3 8,06% ( possível saída ) comprei por emoção 🫣

SAPR4 4,74% 

AESB3 4,33% 

TRPL4 4,23%  ( penso em pular fora pq não tem o TAG Along ) preço medio de 19,30

EGIE3 4,01% 

BBSE3 4,01% 

TAEE11 2,97% 

ALUP11 1,62% 

CSAN3 0,43%  (  nao quero montar posição  no atual momento   ) 

 

FINANCEIRO 46,32% (R$ 53.989,46)

UTILIDADE PÚBLICA 33,94% (R$ 39.559,29)

MATERIAIS BÁSICOS 9,88% (R$ 11.513,20)

SAÚDE 9,44% (R$ 11.006,78)

PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS 0,43% (R$ 495,80)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Anderson Oliveira De Lucena disse:

Ola Sardinha,

to com uma duvida e ate uma vergonha to paradão nas paradas dos estudo e investimento.

ate agora não fim o deve de casa de organizar minha carteira.

La vai a Duvida.

Pensando na montagem da Base da pirâmide, pensando no momento atual qual seria o setor mais legal  e descontado para estudar.

pensando em elétricas e bancos seria o momento bom.

 

cansei de ver informações sobre   acoes e usar o Youtube  sempre e o fim do mundo.

 

 

Momento Vergonha .

O que aconteceu  na carteira frankenstein ta com 14 acoes e 14 fundos.  quando olhei a maior parte foi comprado na emoção, e vejo que faz quase um ano  que entrei na AUVP e  por achar bem difícil fui deixando pra depois. 

é hoje Vi o post do @Henrique Magalhães me deu vontade de tomar as rédeas e estudar de verdade .

Obrigado Chefe

 

Quero dedicas  uns 3 horas semanais  e sei o mais difícil e o começo.   

a primeira ação vai  assinar a AUVP pra sempre e ver toda semana a Aula.

 

 

 

Cara, tem muita coisa descontado no momento, em praticamente todos os setores, mineração, commodities, ate banco tem coisa descontada e de alta qualidade, eu queria era ter mais dinheiro pra aportar mais, vejo um momento muito top da bolsa, ai falam que a bolsa tá na maxima, em preço por valor patrimonial ta uma pechincha. 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Anderson Oliveira De Lucena disse:

@Cézar Busato rapaz queria ter mais dinheiro pra sair comprando geral.

 vou olhar  principalmente elétricas e bancos agora. tentar reduzir para 10 acoes e 10 FII minha carteiras.

Em elétrica é muito importante compara os sub setores, como transmissão, geração e distribuição, pois os indicadores respondem de maneira distintas, não adianta compara equatorial e Taesa por exemplo, mas também tá tudo descontado devido a alta dos juros. Claro que é essa bendita alta que esta judiando das empresas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Anderson Oliveira De Lucena disse:

então focar mais geração e transmissão ?

pensando na Engie ela atua tbm da distribuicao.

esta distribuição seria para o cliente residencial ? 

A distribuição é a conexão com o cliente final, tem margem mas mais risco, ja a transmissão não tem muitos riscos, tirando o risco de credito, ja que o investimento é muito alto e demanda tempo para ser diluído, todos os subsetores tem suas vantagens e desvantagens, o legal é entender cada um e ver como isso se encaixa na sua carteira, empresas que tem como fator de risco o custo de credito, podem ser contrabalançadas com empresas que trabalham com bancos por exemplo, por isso que setor financeiro e utilidades publicas aparecem em 100% das carteiras Buy & Hold, a crise de um é a alegria do outro. 

Vou pegar 2 exemplos práticos, Taesa esta com uma alavancagem bastante alta e sofrendo com os juros, porque fez investimentos enormes e precisa de tempo para gerar caixa e reduzir o endividamento, Neo energia, tem menos dividas, mas um alto volume de contratos chegando ao fim e o risco de não renova-lós, são o tipo de problemas que as empresas elétricas passam, mas mesmo assim o risco é menor que muitos outros setores.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...