Jump to content
  • 0

Carteira Internacional, rebalanceada com ETFs! Opiniões por favor


Nelson Pimentel Carriati

Pergunta

Após reconsiderar e ver que os ETFs são muito bons mesmo rs Fiz essas modificações. Gostaria de opiniões, críticas, dicas, tudo que puderem contribuir...

Aqui está a carteira e breves explicações da ideia por trás dela.

Stocks (32%)

AAPL - 3%
MSFT - 3%
JPM - 3%
JNJ - 3%
Meta - 3%
PG - 3%
AMZN - 3%
NVDA - 3%
Googl - 3%
TSLA - 3%
WBD - 1%
SGML - 1%

Sem segredos na maior parte. Muitas das BIG TECHS, algumas mais defensivas como PG, JPM e JNJ...e minhas pimentinhas, WBD e SGML.

ETFs (68%)

IAU - 3% (reserva de valor)
SGOV - 10% (Renda FIxa)
VNQ - 5% (REIT)
IVV - 10% (ótimo ETF, mas como meus stocks já possuem muita correlação com ele, achei justo colocar numa quantia modesta)
IYG - 15% (um ETF focado especificamente no setor financeiro norte americano, ao meu ver, rentável e + defensivo)
IYH - 15% (um ETF focado especificamente no setor de saúde norte americano, bem diversificado dentro dessa área)
INDA - 10% ( Um ETF que acompanha a economia da Índia, o mercado fora dos EUA que acredito ter o maior potencial de expansão daqui pra frente)

É isso, opinem sem dó...rs

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Dá uma olhada no VT, talvez te interesse!

 

Curti! Mas essa fica bacana pq mistura os desenvolvidos com os emergentes né? Será que não daria muita correlação com o que eu já tenho dos EUA?

Aliás, até pausei o comentário e fui comparar. A correlação com o IVV é pesada sim e tem até com o INDA hehe

Quando olha para as economias emergentes é bem complicado, muito instável pro longo prazo... 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Agora...eu dei uma olhada nos ETFs que acompanham economias subdesenvolvidas, e confesso que fiquei assustado, pelo menos dos que eu vi, nos últimos 10 anos não achei nenhum ciclo que pareceu ser mesmo vantagem rsrs

não seria nem economia subdesenvolvida, mas economia sem ser os estados unidos, perdão.

fiz uma comparação rápida com um etf (o primeiro que peguei na lista) ex-us e veja que no período em 2020 o resultado foi melhor que VOO

94D7CF9D-00A7-4762-83B3-C5371E34052D.png.68843ddc323aa3fd2fd70238757d9133.png

então a ideia é que nesses ciclos vc aproveite isso, além de trazer mais segurança pra carteira por conta da diversificação de países. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Gustavo C Dantas disse:

não seria nem economia subdesenvolvida, mas economia sem ser os estados unidos, perdão.

fiz uma comparação rápida com um etf (o primeiro que peguei na lista) ex-us e veja que no período em 2020 o resultado foi melhor que VOO

94D7CF9D-00A7-4762-83B3-C5371E34052D.png.68843ddc323aa3fd2fd70238757d9133.png

então a ideia é que nesses ciclos vc aproveite isso, além de trazer mais segurança pra carteira por conta da diversificação de países. 

Boa noite Gustavo!

O VOO não é praticamente idêntico ao IVV? Seguindo o SP500?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

O VOO não é praticamente idêntico ao IVV? Seguindo o SP500?

opa, é sim!

mas o que eu quis mostrar no gráfico foi a linha em vermelho, o ETF VXUS o qual peguei ao acaso da lista de etfs ex-us, pra demonstrar que em alguns ciclos economicos os demais países performam melhor que os EUA. O SP500 é a linha em azul.

Esse ETF tem 8649 holdings, todas ex-us. A comparação do gráfico é VXUS com VOO, esse ultimo seria equivalente ao teu IVV. 

O VXUS possui as regiões abaixo

A3D413C1-5A9C-4728-AB2D-F064381AA5C0.png.fc39911d71ee63feaefcc774cbfea109.png

e por países

C4D1D6F4-F9BD-4688-82DB-A1D9A3542917.png.f6969be37ec708eaf6bea3c4fc405780.png

a ideia aqui era demonstrar que vc reduzir a concentração nos EUA tb pode ser benéfico pra carteria, tanto em rentabilidade em alguns períodos, quanto na redução dos riscos. 

Editado por Gustavo C Dantas
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus Passos Silva 

Resgatando o assunto pra dizer que, pelo que pesquisei do Xetra, é um tipo de investimento um tanto exclusivo aí da Europa. Ao menos foi o que percebi tentando encontrar ativos semelhantes no Brasil ou Estados Unidos.

Até temos opções que também permitem usar as cotas pra resgatar ouro físico, mas mesmo assim é sempre feito por ETF.  Portanto a vantagem de não ter taxa de adm nenhuma fica de fora...

Ponto pra Europa rsrs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde!!

"ETFs (68%)

IAU - 3% (reserva de valor)

Se já vai montar reserva de valor em ouro, acho um etf de boa, só não sei se já faz algum sentido na sua carteira (na minha opinião depende do momento de acumulação que você se encontra. É um ativo defensivo, não acho que faça sentido um ativo defensivo se a carteira ainda for pequena e tiver muito tempo de fase de acumulação pela frente).


SGOV - 10% (Renda FIxa)

Como estou na fase de acumulação e no começo, eu, particularmente, não gosto de etf de renda fixa americana. Acredito que as oportunidades de renda fixa aqui no brasil estão melhores para a fase de acumulação, compensando ainda que aqui seja um país muito mais inseguro.


VNQ - 5% (REIT)

Acredito que seja um bom ETF, embora, historicamente renda menos do que o XLRE (foca em reits só do S&P 500 e sem incluir mortgage).


IVV - 10% (ótimo ETF, mas como meus stocks já possuem muita correlação com ele, achei justo colocar numa quantia modesta)

Botar mais % ou menos nele, para mim, depende: se você não tivesse abandonado o stock picking, iria continuar investindo nas empresas que estão no IVV? se a resposta for sim, a sobreposição não faz sentido se preocupar, você iria continuar os investimentos, só mudou a forma. Se a resposta for não e achar que está muito posicionado nas outras, e não quer vender, aí sim faz sentido se preocupar com a sobreposição para não aumentar demais a sua posição em empresas que não são mais do interesse.

IYG - 15% (um ETF focado especificamente no setor financeiro norte americano, ao meu ver, rentável e + defensivo)
IYH - 15% (um ETF focado especificamente no setor de saúde norte americano, bem diversificado dentro dessa área)
INDA - 10% ( Um ETF que acompanha a economia da Índia, o mercado fora dos EUA que acredito ter o maior potencial de expansão daqui pra frente)"

Quanto aos últimos três, eu, particularmente, não gosto de investimentos em setores ou países específicos, acho que o risco não compensa.

Eu invisto via ETF's para não gastar tempo buscando agulha no palheiro, lendo relatórios, etc. Prefiro seguir o mercado de forma global, aproveitando o fluxo do próprio mercado e me protegendo via diversificações setoriais e geográficas Dito isso, eu não gosto de investir diretamente em algum setor ou em alguma geografia, porque prefiro utilizar ETF's neutros e 'turbiná-los' com fatores.

Por exemplo, na minha carteira eu uso a seguinte tática:

70% EUA / 30% EX EUA

70% EUA
35% - IVV (considerei uma base neutra)
5% - VUG (fator crescimento)
15% - VTV (fator valor large e mid-caps)
15%- VBR (fator valor smallcaps)

30% EX EUA
10% - VEA (neutro países desenvolvidos)
5% - IVLU (fator valor países desenvolvidos large e mid-caps)
5% - AVDV (fator valor países desenvolvidos smallcaps)
5% - VWO (neutro países subdesenvolvidos)
5% - DFEV (fator valor países subdesenvolvidos)

 

REITS - REET (reits ao longo do mundo todo, e não só EUA - historicamente rende menos que o XLRE, mas gosto de uma estratégia realmente global, acredito que traga mais segurança).

 

Acho mais arriscado 'turbinar' ETF's neutros via ETF's de setores ou locais específicos do que por fatores, acho que você fica mais concentrado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa @Victor Hugo da Franca Arantes!

Comentando as coisas uma a uma...

"Se já vai montar reserva de valor em ouro, acho um etf de boa, só não sei se já faz algum sentido na sua carteira (na minha opinião depende do momento de acumulação que você se encontra. É um ativo defensivo, não acho que faça sentido um ativo defensivo se a carteira ainda for pequena e tiver muito tempo de fase de acumulação pela frente)."

A carteira já tem uma quantia significativa (pra mim). 1/4 do que calculo precisar pra minha liberdade financeira, então por isso acho que já faz sentido pensar nisso.

"Como estou na fase de acumulação e no começo, eu, particularmente, não gosto de etf de renda fixa americana. Acredito que as oportunidades de renda fixa aqui no brasil estão melhores para a fase de acumulação, compensando ainda que aqui seja um país muito mais inseguro."

Concordo. Inclusive, estou pensando até em excluir ele da lista (com meta de %) e usar na verdade só como meu fundo de viagem mesmo, separando do objetivo de investimento. 

"Acredito que seja um bom ETF, embora, historicamente renda menos do que o XLRE (foca em reits só do S&P 500 e sem incluir mortgage)."

Confesso que me aprofundei praticamente nada em REITs. Como foi o maior de referência que pesquisei e ainda é um dos sugeridos pelo pessoal da AUVP, fui nele mesmo. haha

"Botar mais % ou menos nele, para mim, depende: se você não tivesse abandonado o stock picking, iria continuar investindo nas empresas que estão no IVV? se a resposta for sim, a sobreposição não faz sentido se preocupar, você iria continuar os investimentos, só mudou a forma. Se a resposta for não e achar que está muito posicionado nas outras, e não quer vender, aí sim faz sentido se preocupar com a sobreposição para não aumentar demais a sua posição em empresas que não são mais do interesse."

Então, aí entra o cálculo que argumentei nuns posts seguintes. 

Se eu for contar tudo que já tenho de tecnologia em stockpicking + a fatia que o IVV representa dentro dessa % que coloquei, daria basicamente 35% em exposição no setor de tecnologia, que é uma fatia que me agrada. E ainda de quebra invisto em alguns setores diversos que tem no IVV que eu não investiria de outra forma.

"Quanto aos últimos três, eu, particularmente, não gosto de investimentos em setores ou países específicos, acho que o risco não compensa.

Eu invisto via ETF's para não gastar tempo buscando agulha no palheiro, lendo relatórios, etc. Prefiro seguir o mercado de forma global, aproveitando o fluxo do próprio mercado e me protegendo via diversificações setoriais e geográficas Dito isso, eu não gosto de investir diretamente em algum setor ou em alguma geografia, porque prefiro utilizar ETF's neutros e 'turbiná-los' com fatores."


Concordo com seu racional, mas nesses casos específicos eu acho que faz sentido por os considerar setores defensivos. 1 é o próprio setor financeiro em si....e o outro, de saúde, além de também ser defensivo, acho o potencial de crescimento indiscutível.

E eu curti sua carteira, mas confesso que, além do meu país...fora os EUA eu sinto uma resistência natural em investir....medo, sei lá. Por desconhecimento mesmo. Mas no caso da India que eu acabei estudando mais a fundo, acabou entrando na carteira. Talvez até ganhe mais espaço conforme eu tiro o da Renda Fixa haha

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pelo que estudei até agora sobre os ETFs, criei minha carteira com

SOXX - Empresas de Tecnologia (Semi-condutores)

MGK - Empresas americanas (Mega Caps)

IJH - Empresas americanas (Mid Caps)

SLYV - Empresas Americanas (Small Caps Value)

VTV - Empresas Americanas (Fator Valor)

(DBEF E EFV) - Países desenvolvidos fora da América do Norte / Países desenvolvidos (Fator Valor)

ISVL - Países desenvolvidos (Small Caps)

IEMG - Mercados Emergentes

OBS: DBEF faz hedge ao dólar, a sobreposição que esta carteira tem é intencional (DBEF E EFV formam a exposição em desenvolvidos juntos) (SOXX aumenta a exposição a empresas de semicondutores ), a diversificação sobre as geografias que gosto ficam 60% EUA 30% Desenvolvidos e 10% Emergentes

Para proteção estou estudando acrescentar :

MXI - Empresas ligadas a exploração de Commodities

JXI - Empresas ligadas a utilidades públicas

IXJ - Empresas do setor de Saúde

KXI - Empresas de Consumo não cíclico

Editado por Vitor Henrique Travessolo
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Vitor Henrique Travessolo disse:

Pelo que estudei até agora sobre os ETFs, criei minha carteira com

SOXX - Empresas de Tecnologia (Semi-condutores)

MGK - Empresas americanas (Mega Caps)

IJH - Empresas americanas (Mid Caps)

SLYV - Empresas Americanas (Small Caps Value)

VTV - Empresas Americanas (Fator Valor)

(DBEF E EFV) - Países desenvolvidos fora da América do Norte / Países desenvolvidos (Fator Valor)

ISVL - Países desenvolvidos (Small Caps)

IEMG - Mercados Emergentes

OBS: DBEF faz hedge ao dólar, a sobreposição que esta carteira tem é intencional (DBEF E EFV formam a exposição em desenvolvidos juntos) (SOXX aumenta a exposição a empresas de semicondutores ), a diversificação sobre as geografias que gosto ficam 60% EUA 30% Desenvolvidos e 10% Emergentes

Para proteção estou estudando acrescentar :

MXI - Empresas ligadas a exploração de Commodities

JXI - Empresas ligadas a utilidades públicas

IXJ - Empresas do setor de Saúde

KXI - Empresas de Consumo não cíclico

Bastante diversificação! bacana

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Nelson Pimentel Carriati

Gosto sempre de olhar para a Sobreposição de empresas na minha carteira de ETFs

Por exemplo, sua carteira tem IVV e VNQ, com isso é possível ver que 31 empresas repetem, ou seja IVV compra e VNQ também compra a mesma empresa, com isso você tem uma exposição maior a tal empresa atrapalhando um pouco a diversificação da sua carteira.

Entre IVV e IYG 43 empresas se repetem 

IVV e IYH 53 empresas se repetem 

Isso não é um problema desde que você saiba disso e aceite em sua estratégia...

O site que uso é o https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Vitor Henrique Travessolo disse:

@Nelson Pimentel Carriati

Gosto sempre de olhar para a Sobreposição de empresas na minha carteira de ETFs

Por exemplo, sua carteira tem IVV e VNQ, com isso é possível ver que 31 empresas repetem, ou seja IVV compra e VNQ também compra a mesma empresa, com isso você tem uma exposição maior a tal empresa atrapalhando um pouco a diversificação da sua carteira.

Entre IVV e IYG 43 empresas se repetem 

IVV e IYH 53 empresas se repetem 

Isso não é um problema desde que você saiba disso e aceite em sua estratégia...

O site que uso é o https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

Isso! To ligado.

Nesse caso, ao menos dentro da minha estratégia, eu aceito pq é uma forma de eu ficar mais posicionado em setores que considero defensivos. No caso, setor de saúde e setor financeiro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/10/2024 at 10:22, Vitor Henrique Travessolo disse:

@Nelson Pimentel Carriati

Gosto sempre de olhar para a Sobreposição de empresas na minha carteira de ETFs

Por exemplo, sua carteira tem IVV e VNQ, com isso é possível ver que 31 empresas repetem, ou seja IVV compra e VNQ também compra a mesma empresa, com isso você tem uma exposição maior a tal empresa atrapalhando um pouco a diversificação da sua carteira.

Entre IVV e IYG 43 empresas se repetem 

IVV e IYH 53 empresas se repetem 

Isso não é um problema desde que você saiba disso e aceite em sua estratégia...

O site que uso é o https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

Boa tarde @Vitor Henrique Travessolo. Somente um adendo ao seu comentario. Nos EUA o conceito de reits acaba se confundindo um pouco com o conceito de ações. Aqui no BRasil temos os fiis que são fundos de investimentos, ou seja, compramos cotas de um patrimonio que foi investido em imoveis. Contudo nos EUA os Reits são empresas que investem no setor imobiliario, tendo como caracteristica que se assemelha aos fiis a distribuição de pelo menos 90% dos seus rendimentos. Mas como os reits tambem são empresas eles podem entrar no indice SP500. Ja o VNQ segue o MSCI US Investable Market Real Estate 25/50 Index, que é o índice projetado para medir o desempenho do setor imobiliário nos Estados Unidos, especificamente focando em REITs (Real Estate Investment Trusts) e outras empresas envolvidas no mercado imobiliário. Sendo assim trata-se de um etf exclusivo de reits

Quando então realizamos uma correlação de IVV com VNQ apesar da existir uma correlação de 31 empresas das 500 que compoem o SP500 a sobreposição ponderada fica de 2%, e isso de deve porque o IVV cria uma exposição em empresas de todos os setores dos EUA e o VNQ somente no mercado imobiliario. Então voce pode ter os 2 em carteira sem se preocupar com a correlação, ja que o foco principal de cada um deles é distinto.

 

Captura de tela 2024-10-05 181756.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
41 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Vitor Henrique Travessolo. Somente um adendo ao seu comentario. Nos EUA o conceito de reits acaba se confundindo um pouco com o conceito de ações. Aqui no BRasil temos os fiis que são fundos de investimentos, ou seja, compramos cotas de um patrimonio que foi investido em imoveis. Contudo nos EUA os Reits são empresas que investem no setor imobiliario, tendo como caracteristica que se assemelha aos fiis a distribuição de pelo menos 90% dos seus rendimentos. Mas como os reits tambem são empresas eles podem entrar no indice SP500. Ja o VNQ segue o MSCI US Investable Market Real Estate 25/50 Index, que é o índice projetado para medir o desempenho do setor imobiliário nos Estados Unidos, especificamente focando em REITs (Real Estate Investment Trusts) e outras empresas envolvidas no mercado imobiliário. Sendo assim trata-se de um etf exclusivo de reits

Quando então realizamos uma correlação de IVV com VNQ apesar da existir uma correlação de 31 empresas das 500 que compoem o SP500 a sobreposição ponderada fica de 2%, e isso de deve porque o IVV cria uma exposição em empresas de todos os setores dos EUA e o VNQ somente no mercado imobiliario. Então voce pode ter os 2 em carteira sem se preocupar com a correlação, ja que o foco principal de cada um deles é distinto.

 

Captura de tela 2024-10-05 181756.png

Havia ficado confuso com essa questão da sobreposição com o VNQ... obrigado pelo esclarecimento!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...