Jump to content
  • 0

Duvidas

Jhony Melo

Pergunta

Fala pessoal, bom dia.
Acabei de concluir a primeira parte do módulo 4, na primeira tentativa da prova acertei 83%, na segunda consegui acertar os 100%. porém não estou seguro de ter entendido tudo que o raul falou nas aulas, por exemplo, a aula sobre analise de ações que ele dividiu em 3, eu assisti algumas vezes mas não sei se o conteudo fixou bem. por mais que na avaliação foi uma nota ok e consegui ser aprovado, não tô tão seguro ainda. em meio a isso, o que me faz ficar com duvidas se devo revisar tudo novamente ou seguir, é que na primeira parte do modulo, nos pontos que mais tenho duvida, foram pontos que ao meu ver o raul explicou como funciona mas ainda não pratiquei.
Vocês já sentiram essa dificuldade e a medida que foram praticando isso melhorou? 
O que aconselhariam a fazer nesse momento?

• Brabo 4
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0

Dificuldade é o normal, que bom que você esta com este problema, o que da medo é ter 100% de certeza, tem também a tal da ansiedade que é outra bucha pura.

Com o tempo dedicado as analises a lógica do processo vai ficando clara, a comunidade ajuda muito nas duvidas, mas gastar tempo analisando os balanços e comparando as empresas você vai apreendendo e ganhando confiança, com o tempo a gente vai entendendo que aquele monte de sigla tem uma lógica relativamente simples e que tem todo o sentido.

As aulas ajudam muito, mas a dedicação e a comunidade ajudam muito mais, perca tempo estudando, não deixe de ler os relatórios das empresas que você quer na carteira, entenda a lógica dos negócios antes de aportar e você vai acabar torcendo para a empresa cair, porque se fez a lição de casa, a confiança que ele vai ter boa performance no longo prazo vai ser maior que o pavor de perder dinheiro.

Uma coisa importante é não achar que so utilizando o comparador de ações da analítica são o suficiente para você apreender e balizar seus investimentos, outro ponto é ter cuidado com RI de empresa, porque o relatório é lindamente escrito pra tapear os bobo, mas os números geralmente não mentem. Vídeo de YouTube é um perigo, compra as ações quentes da semana e aguente o ferro que vai vir, juntando o prejuízo com a ansiedade a merda tá feita.

Faz tudo com calma e perde tempo estudando que é o melhor a fazer.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Jhony Anderson Silva Melo disse:

Fala pessoal, bom dia.
Acabei de concluir a primeira parte do módulo 4, na primeira tentativa da prova acertei 83%, na segunda consegui acertar os 100%. porém não estou seguro de ter entendido tudo que o raul falou nas aulas, por exemplo, a aula sobre analise de ações que ele dividiu em 3, eu assisti algumas vezes mas não sei se o conteudo fixou bem. por mais que na avaliação foi uma nota ok e consegui ser aprovado, não tô tão seguro ainda. em meio a isso, o que me faz ficar com duvidas se devo revisar tudo novamente ou seguir, é que na primeira parte do modulo, nos pontos que mais tenho duvida, foram pontos que ao meu ver o raul explicou como funciona mas ainda não pratiquei.
Vocês já sentiram essa dificuldade e a medida que foram praticando isso melhorou? 

Bom dia, @Jhony Anderson Silva Melo !

Antes de mais nada, parabéns pela conclusão!

Amigo, o módulo 4 realmente é o mais punk. Ele é bem denso, tem muito conteúdo e muitos por menores. Normalmente nos assistimos o módulo todo pelo menos umas duas ou três vezes  😅

É perfeitamente natural o que está passando e não se sinta mal por isso!

O que posso te dar como umas dicas que podem ajudar nos seus estudos e firmamento desse conhecimento:

- a prática obviamente vai ajudar. Então, pegar setores para analisar, ver indicadores das empresas, começar a ler formulários de referência, etc;

- uma coisa que já vi colegas fazendo aqui e eu inclusive apoio, é abrir um tópico postando seu estudo sobre uma empresa que escolheu. Coloque as conclusões que tirou, o que cada indicador mostrou para você, e apor aí vai. Assim, outros colegas poderão dar opiniões, a moderação ajuda também. Ver pontos de vista diferentes, outras forma de explicar um indicador, tudo isso vai expandindo sua visão e criando aos poucos a confiança necessária.

- mesmo que não seja algo prático, se quiser também poste aqui seus entendimentos sobre o conteúdo. Por exemplo: entendi que o indicador do ROE mostra eficiência por quê Blá blá blá. As vezes para algumas pessoas, um viés de confirmação nestes casos ajuda a dar uma segurança também.

E no mais, pergunte sempre! Estamos todos aqui em constante aprendizado e evoluindo sempre!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Jhony Anderson Silva Melo disse:

Fala pessoal, bom dia.

Insegurança é normal, estamos falando de dinheiro e diversas nuances para que você faça ele trabalhar para você. Aconselho a você enxugar as informações, não ficar preso as perguntas e sim aos números fundamentalistas e cai dentro. Esquece também o preço médio, valor da ação x lucro... isso ai só vai te confundir e não faz a menor diferença na sua analise.
Pega as empresas e começa a analisar elas... elimine as com dividas altas, tag along ruim, elimina também as que tiverem prejuízo em seu histórico e seja feliz. 

Simplique seu método e tudo ficará mais claro, também não se apega ao diagrama não. Talvez de inicio seja até melhor buscar outra ferramenta, excel ou investidor 10, status invest... O diagrama confunde muito a mente pra quem ta começando e as perguntas abrem muito precedente pra um péssimo balanceamento, pois se você as formula errado, investe errado. Cuidado.

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
57 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Insegurança é normal, estamos falando de dinheiro e diversas nuances para que você faça ele trabalhar para você. Aconselho a você enxugar as informações, não ficar preso as perguntas e sim aos números fundamentalistas e cai dentro. Esquece também o preço médio, valor da ação x lucro... isso ai só vai te confundir e não faz a menor diferença na sua analise.
Pega as empresas e começa a analisar elas... elimine as com dividas altas, tag along ruim, elimina também as que tiverem prejuízo em seu história e seja feliz. 

Simplique seu método e tudo ficará mais claro, também não se apega ao diagrama não. Talvez de inicio seja até melhor buscar outra ferramenta, excel ou investidor 10, status invest... O diagrama confunde muito a mente pra quem ta começando e as perguntas abrem muito precedente pra um péssimo balanceamento, pois se você as formula errado, investe errado. Cuidado.

uma duvida que tive aqui, é que se não me engano, o raul falou nas aulas que as perguntas são mais importantes que os numeros, ou posso ter entendido errado.

Link para compartilhar

• 0

outro ponto também que acho que está contribuindo nesse momento, é que as aulas estão sendo regravadas, e por exemplo, hoje sei que existe a auvp analítica, mas nas aulas ainda não peguei nenhuma falando sobre ela, deve estar mais a frente.

acredito que quando eles lançarem as aulas regravadas vai ficar melhor. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Pega as empresas e começa a analisar elas... elimine as com dividas altas, tag along ruim, elimina também as que tiverem prejuízo em seu história e seja feliz. 

Debora pq vc acha que o diagrama confunde a cabeça de quem está começando?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 20/09/2024 at 12:59, Hugo Barone disse:

Debora pq vc acha que o diagrama confunde a cabeça de quem está começando?

Como disse acima, o diagrama ele é uma ferramenta construída pelo investidor e com base no que ele construiu os aportes mensais serão direcionados. Não acho que o método das perguntas seja o mais simples para quem está começando.
São perguntas abertas que levam a muitos questionamentos/dúvidas e ao mesmo tempo a respostas diferentes, pois  é uma questão de  interpretação.

Acho que o caminho mais simples e consequentemente mais seguro é seguir os indicadores fundamentalistas sem essas perguntas na seleção de ativos e na hora fazer as porcentagem façam uma analise classificatória dentro dos ativos já escolhidos e os número te dirão quais empresas devem ser a base da carteira, quais devem estar no meio e as que deverão estar na ponta em quantidades menores.
Mas isso é uma opinião, acredito que o diagrama confunda muito quem está começando e acho que tem ferramentas que trazem mais clareza pra quem está nessa fase, além de fortalecer a auto confiança, pois a pessoa terá muito mais segurança no que está fazendo.
Excel não mente, já o word depende do português/interpretação... eu opto sempre pelo excel pra falarmos de dinheiro.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

uma duvida que tive aqui, é que se não me engano, o raul falou nas aulas que as perguntas são mais importantes que os numeros, ou posso ter entendido errado.

Exatamente.. nesse método sim. É ai que mora o perigo.
Pergunta feita ou interpretada de forma errada, fará com que sua carteira e porcentagens estejam distorcidas e fora da sua estratégia.

E na verdade, o mais importante não são as perguntas e sim os número, até porque elas são construídas com base nos indicadores. Eles é que vão te dizer se a empresa é boa ou não para se tornar sócio.

Por isso disse, que esse lance de perguntas pro balanceamento é capcioso. Fica esperto...

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Jhony Anderson Silva Melo disse:

outro ponto também que acho que está contribuindo nesse momento, é que as aulas estão sendo regravadas, e por exemplo, hoje sei que existe a auvp analítica, mas nas aulas ainda não peguei nenhuma falando sobre ela, deve estar mais a frente.

Ajuda mesmo, o Raul de hoje é mais didático do que o Raul raiz ahahahaha Em compensação não posso falar o mesmo quanto a imparcialidade, nesse quesito prefiro o Raul raiz. Ele que não me leia por aqui ahahahahahahahahahahahahaha

Mas o bicho é bom no que faz, afinal de contas, o capitalismo é simplesmente maravilhoso!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Jhony Anderson Silva Melo apenas um complemento aqui.

Quando falamos de perguntas em análises de ações aqui na AUVP temos basicamente dois temas que envolvem perguntas e cada um com finalidades muito diferentes. Acho importante frisar cada conceito aqui para não gerar confusão:

1 - temos as perguntas do diagrama do cerrado. Essas perguntas do diagrama não são uma ferramenta de escolha de ativos. Elas são uma base para se medir o risco de uma empresa cujo estudo já foi feito previamente pelo investidor. Ou seja, estudamos as empresas, fazemos uma análise delas lendo relatórios e afins e optamos por investir nela. A partir daqui que a empresa será cadastrada no diagrama do cerrado e iremos responder as perguntas sobre ela que contém no diagrama, sejam as perguntas padrões do diagrama ou as perguntas que nós mesmos alteramos e/ou inserimos lá;

2 - temos as 15 perguntas de Fisher do método Scuttlebutt ("fofoca" se traduzido ao pé da letra). Essas perguntas fazem parte da análise da empresa quando ainda estamos estudando a mesma para ver se iremos investir nela ou não. Aplicar este método não é necessariamente obrigatório (até porque tem algumas perguntas um pouco mais difíceis de serem respondidas) mas é uma boa ferramenta que agrada a investidores mais detalhistas que gostam de cavar mais fundo sobre a empresa e não ficar apenas a uma análise fundamentalista que claramente também é importante. Na minha opinião, o método é um complemento que te ajuda a entender para onde a empresa pretende ir e como ela faz isso na prática. Isso pode ser posteriormente agregado aos números e indiciadores fundamentalistas para vermos se a empresa está de fato cumprindo com o que planeja e exercendo isso com maestria. 

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
55 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

@Jhony Anderson Silva Melo apenas um complemento aqui.

Quando falamos de perguntas em análises de ações aqui na AUVP temos basicamente dois temas que envolvem perguntas e cada um com finalidades muito diferentes. Acho importante frisar cada conceito aqui para não gerar confusão:

1 - temos as perguntas do diagrama do cerrado. Essas perguntas do diagrama não são uma ferramenta de escolha de ativos. Elas são uma base para se medir o risco de uma empresa cujo estudo já foi feito previamente pelo investidor. Ou seja, estudamos as empresas, fazemos uma análise delas lendo relatórios e afins e optamos por investir nela. A partir daqui que a empresa será cadastrada no diagrama do cerrado e iremos responder as perguntas sobre ela que contém no diagrama, sejam as perguntas padrões do diagrama ou as perguntas que nós mesmos alteramos e/ou inserimos lá;

2 - temos as 15 perguntas de Fisher do método Scuttlebutt ("fofoca" se traduzido ao pé da letra). Essas perguntas fazem parte da análise da empresa quando ainda estamos estudando a mesma para ver se iremos investir nela ou não. Aplicar este método não é necessariamente obrigatório (até porque tem algumas perguntas um pouco mais difíceis de serem respondidas) mas é uma boa ferramenta que agrada a investidores mais detalhistas que gostam de cavar mais fundo sobre a empresa e não ficar apenas a uma análise fundamentalista que claramente também é importante. Na minha opinião, o método é um complemento que te ajuda a entender para onde a empresa pretende ir e como ela faz isso na prática. Isso pode ser posteriormente agregado aos números e indiciadores fundamentalistas para vermos se a empresa está de fato cumprindo com o que planeja e exercendo isso com maestria. 

Espero que tenha ficado claro!

ficou muito claro sim!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Deborah Gerasimovic disse:

Ajuda mesmo, o Raul de hoje é mais didático do que o Raul raiz ahahahaha Em compensação não posso falar o mesmo quanto a imparcialidade, nesse quesito prefiro o Raul raiz. Ele que não me leia por aqui ahahahahahahahahahahahahaha

Mas o bicho é bom no que faz, afinal de contas, o capitalismo é simplesmente maravilhoso!!!

sim sim, concordo contigo, hoje ele está mais didático.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Jhony Anderson Silva Melo disse:

@Jhony Anderson Silva Melo ambos são importantes, cada qual com a sua função, digamos assim. Os números vão nos mostrar como está a empresa, suas qualidades, suas deficiências etc. As perguntas do Diagrama do Cerrado vão fazer a gestão de risco da sua carteira, ele não serve para analisar empresas. Qualquer empresa que você inclui no Diagrama terá a sua pontuação. A escolha da empresa é anterior ao Diagrama, e inclusive é anterior a análise mais detalhada. Abaixo explico melhor.

Como disseram os colegas, a insegurança é normal. Estamos vendo um assunto que não dominamos, temos a sensação que precisamos recuperar o tempo perdido em uma semana. Como você ainda não finalizou todas os módulos, então neste momento pode parecer confuso e trazer insegurança, porém a cada aporte que fazemos, a cada empresa/título que estudamos esta sensação vai passando. 

Conforme você vai estudando você vai começar a entender como montar a sua estratégica, em definir os percentuais em cada classe de ativos, a entender quais são os critérios de eliminação de uma empresa, como por exemplo, não investir em empresa com controle estatal, não investir em empresa com tag along inferior a 80%, não investir em empresa que agride o meio ambiente etc. Veja que para outro investidor o critério de controle estatal não é um critério eliminatório, então nas premissas iniciais deste investidor uma Petrobras pode entrar para ser estudada, já para você, no exemplo que dei acima, a Petrobras é eliminada.

O que o Raul fala são dos 4 requisitos básicos que nos ajudam, principalmente no início, a escolher as empresas. São eles:

- Lucros consistentes nos últimos 10 anos.

- Dívida Líquida/EBITDA até 2 nos últimos 5 anos.

- Tag along de no mínimo 80%.

- Segmento perene.

Não existe regra gravada na pedra, não tem certo ou errado. Cada investidor tem seus limites, sua tolerância ao risco, porém para quem está iniciando este norte que temos no curso nos ajuda nestas definições e que não precisam ser imutáveis. Com o tempo vamos conseguindo "ver" melhor e vamos ajustando. Por isto que começar com calma, não precisa pegar Tudo que tem e aportar de uma vez só. Vai aos poucos. Estuda uma empresa, compra algumas ações. Estuda um FII e compra umas cotas. Estuda a Renda Fixa e compra um título. Estuda o Tesouro Direto e compra uma fração. Lança no Diagrama do Cerrado, responde as perguntas. Aí simula um aporte para ver como ele faz o rebalanceamento da carteira. O Diagrama funciona melhor com pelo menos 10 empresas, então realmente no início é mais complicado, porém, como disse, conforme vai aportando a carteira vai tomando forma, e vai ficando melhor. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Jhony Anderson Silva Melo disse:

@Jhony Anderson Silva Melo o conteúdo em si não vai mudar. A regravação está sendo feita para melhor áudio e vídeo, e claro incluir as Ferramentas do Grupo que hoje temos, como a AUVP ANALÍTICA, portanto nas aulas "antigas" elas não vão aparecer, somente quando as aulas regravadas forem colocadas no ar, o que ainda não tem uma data certa, então pode seguir com as aulas, e pode usar a AUVP ANALÍTICA.

O Raul do Velho Testamento vai deixar saudades, mas as aulas novas com o Raul do Novo Testamento estão ficando espetaculares.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Jhony Anderson Silva Melo o conteúdo em si não vai mudar. A regravação está sendo feita para melhor áudio e vídeo, e claro incluir as Ferramentas do Grupo que hoje temos, como a AUVP ANALÍTICA, portanto nas aulas "antigas" elas não vão aparecer, somente quando as aulas regravadas forem colocadas no ar, o que ainda não tem uma data certa, então pode seguir com as aulas, e pode usar a AUVP ANALÍTICA.

O Raul do Velho Testamento vai deixar saudades, mas as aulas novas com o Raul do Novo Testamento estão ficando espetaculares.

Ele hoje é muito mais didático. Nem falo pela qualidade hi tech, falo do conteúdo em si. A nova aula de marcação a mercado é infalível, até uma zebra aprende. ahahahahah Maravilhoso!

Mas o Raul raiz tem suas qualidades... gosto dele e deixará saudades ahahahaha

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Como disse acima, o diagrama ele é uma ferramenta construída pelo investidor e com base no que ele construiu os aportes serão mensais serão direcionados. Não acho que o método das perguntas seja o mais simples para quem está começando.
São perguntas abertas que levam a muitos questionamentos/dúvidas e ao mesmo tempo a respostas diferentes, pois precisa é uma questão de  interpretação.

@Deborah Gerasimovic na minha opinião, não vejo que as perguntas do Diagrama levem a muitos questionamentos/dúvidas. Várias são bem "explícitas", tipo a empresa tem mais de 30 anos, é livre de controle estatal, Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos etc. Claro que tem aquelas que podem precisar de um "escolha", por exemplo, a empresa tem uma boa gestão, pode ser subjetivo. Pode ser que para mim tenha e para outro, não tenha, mas no geral as perguntas são bem binárias, Sim ou Não.

3 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Acho que o caminho mais simples e consequentemente mais seguro é seguir os indicadores fundamentalistas sem essas perguntas na seleção de ativos e na hora fazer as porcentagem façam uma analise classificatória dentro dos ativos já escolhidos e os número te dirão quais empresas devem ser a base da carteira, quais devem estar no meio e as que deverão estar na ponta em quantidades menores.

Este é o ponto, as perguntas do Diagrama não são para analisar ou escolher as empresas. Isto é feito antes de lançar no Diagrama. Se eu não invisto em empresa estatal, eu nem perco meu tempo em analisar a empresa, já elimino de cara. Se não invisto em empresas de varejo, já descarto o setor inteiro. Se vou investir em Setor perene então vou fazer um filtro dos índices mínimos que eu aceito. Pode ser na AUVP ANALÍTICA (ou qualquer site que o investidor queira). Vou ter uma lista de algumas poucas empresas e vou olhar os números principais e dentre estas poucas empresas deste Setor vou escolher uma para investir, somente aí que vou lançar no Diagrama do Cerrado, pois ele faz a gestão de risco da minha carteira. Não é para lançar todas as empresas nele e responder as perguntas, seria um trabalho insano, e por pior que seja a empresa, todas teriam pontuação.

3 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Mas isso é uma opinião, acredito que o diagrama confunda muito quem está começando e acho que tem ferramentas que trazem mais clareza pra quem está nessa fase, além de fortalecer a auto confiança, pois a pessoa terá muito mais segurança no que está fazendo.
Excel não mente, já o word depende do português/interpretação... eu opto sempre pelo excel pra falarmos de dinheiro.

O Diagrama do Cerrado era um Excel que foi transformado em plataforma. Concordo que no início de uma carteira, como não temos costume de usar o Diagrama, e como não temos a experiência nas análises, ele parece ser complexo demais, porém ele é um facilitador tremendo. O simulador de aporte tem um melhor desempenho quando temos pelo menos 10 ativos cadastrados. Quando não temos nenhum ativo, mas já analisamos alguns que vamos aportar, basta lançar o ativo com a quantidade de 1 para o Diagrama "saber" que naquele vamos aportar, e ele vai fazer todo o trabalho de gestão de risco. Por este motivo que no início não recomendamos aportar de uma vez tudo, ir aos poucos, o momento está ótimo para deixar no Tesouro Selic e ir aportando, conhecendo o funcionamento, dando corpo a carteira.

Você comentou de usar Investidor10, StatusInvest etc, não vejo neles benefícios que sejam melhores ou que ajudem o investidor iniciante mais do que o Diagrama possa ajudar. O Diagrama tem na sua essência a filosofia do curso, portanto não faz sentido para mim que o investidor iniciante use uma ferramenta que não tem a mesma linha que estamos estudando aqui. 

Claro que cada investidor vai decidir sua estratégia, os riscos que quer correr, como quer fazer a gestão de risco etc. O dinheiro não é da AUVP ESCOLA, é do investidor. Aqui somos um facilitador do conhecimento.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Ele hoje é muito mais didático. Nem falo pela qualidade hi tech, falo do conteúdo em si. A nova aula de marcação a mercado é infalível, até uma zebra aprende. ahahahahah Maravilhoso!

Mas o Raul raiz tem suas qualidades... gosto dele e deixará saudades ahahahaha

@Deborah Gerasimovic sou da Turma 4, início de 2021. As lives eram no YouTube, mas não tinha o vídeo do aluno para perguntar. Fazíamos as perguntas pelo chat e o Raul ia respondendo, e funcionava. Mas olhando como é hoje, realmente não sei como funcionava naquela época hahahaha nem vou falar de tudo que tem hoje de Ferramenta, que lá atrás era bem mais rudimentar, e no Excel, e outras nem existiam hahaha

Mas com certeza o Raul do Velho Testamento, o Raul Raiz vai deixar saudades mesmo.

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Deborah Gerasimovic na minha opinião, não vejo que as perguntas do Diagrama levem a muitos questionamentos/dúvidas. Várias são bem "explícitas", tipo a empresa tem mais de 30 anos, é livre de controle estatal, Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos etc. Claro que tem aquelas que podem precisar de um "escolha", por exemplo, a empresa tem uma boa gestão, pode ser subjetivo. Pode ser que para mim tenha e para outro, não tenha, mas no geral as perguntas são bem binárias, Sim ou Não.

Este é o ponto, as perguntas do Diagrama não são para analisar ou escolher as empresas. Isto é feito antes de lançar no Diagrama. Se eu não invisto em empresa estatal, eu nem perco meu tempo em analisar a empresa, já elimino de cara. Se não invisto em empresas de varejo, já descarto o setor inteiro. Se vou investir em Setor perene então vou fazer um filtro dos índices mínimos que eu aceito. Pode ser na AUVP ANALÍTICA (ou qualquer site que o investidor queira). Vou ter uma lista de algumas poucas empresas e vou olhar os números principais e dentre estas poucas empresas deste Setor vou escolher uma para investir, somente aí que vou lançar no Diagrama do Cerrado, pois ele faz a gestão de risco da minha carteira. Não é para lançar todas as empresas nele e responder as perguntas, seria um trabalho insano, e por pior que seja a empresa, todas teriam pontuação.

O Diagrama do Cerrado era um Excel que foi transformado em plataforma. Concordo que no início de uma carteira, como não temos costume de usar o Diagrama, e como não temos a experiência nas análises, ele parece ser complexo demais, porém ele é um facilitador tremendo. O simulador de aporte tem um melhor desempenho quando temos pelo menos 10 ativos cadastrados. Quando não temos nenhum ativo, mas já analisamos alguns que vamos aportar, basta lançar o ativo com a quantidade de 1 para o Diagrama "saber" que naquele vamos aportar, e ele vai fazer todo o trabalho de gestão de risco. Por este motivo que no início não recomendamos aportar de uma vez tudo, ir aos poucos, o momento está ótimo para deixar no Tesouro Selic e ir aportando, conhecendo o funcionamento, dando corpo a carteira.

Você comentou de usar Investidor10, StatusInvest etc, não vejo neles benefícios que sejam melhores ou que ajudem o investidor iniciante mais do que o Diagrama possa ajudar. O Diagrama tem na sua essência a filosofia do curso, portanto não faz sentido para mim que o investidor iniciante use uma ferramenta que não tem a mesma linha que estamos estudando aqui. 

Claro que cada investidor vai decidir sua estratégia, os riscos que quer correr, como quer fazer a gestão de risco etc. O dinheiro não é da AUVP ESCOLA, é do investidor. Aqui somos um facilitador do conhecimento.

Não sei se você chegou a ler o que escrevi antes sobre o diagrama antes e sei que ele é para balancear, o comentário que vc respondeu é sobre outras formas que ele tem de achar bons ativos e outra ferramentas que ele pode usar pra dividir os aportes de forma balanceada, que ao meu ver são mais fáceis, mas isso é opinião. 

Cada um tem uma, né? 

Link para compartilhar

• Criar novo...