Jump to content
  • 0

Pergunta 14 método scuttlebutt

Cristian Souza

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
26 minutes ago, Cristian Souza disse:

Como saber se a empresa "se fecha" em épocas de decepção e de conturbações se eu nunca investi na empresa e não tenho histórico?

Boa tarde @Cristian Souza. Voce pode tentar buscar se em algum momento a empresa passou por alguma dificuldade ou apresentou um resultado aquem do esperado e avaliar nos demonstrativos financeiros e nos fatos relevantes se a empresa se pronunciou sobre o assunto.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
26 minutes ago, Cristian Souza disse:

Como saber se a empresa "se fecha" em épocas de decepção e de conturbações se eu nunca investi na empresa e não tenho histórico?

Boa tarde, @Cristian Souza !

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Adriano Umemura.

Vamos a um exemplo hipotético.

Imagine que a empresa SARD3 no ano de 2020 soltou os rojões por baterem um bom número de lucros. Aí legal, a empresa faz seu guidance para o novo ano, melhoras as expectativas, publica comunicados com pagamentos de proventos.

Porém em 2021 SARD3 passa por uma situação semelhante ao caso das americanas onde se descobre um furo nos relatórios e na verdade existem uns prejuízos. A partir disso, a empresa não se justifica, não publica comunicados ao mercado para prestar esclarecimentos aos acionistas do ocorrido e nem se está tomando providencias para reverter o caso.

Mesmo que não houve um caso semelhante a este, imagine que a empresa simplesmente não lucrou como no exercício anterior ou até mesmo teve algum prejuízo por conta de ineficiência operacional, baixa margem de vendas, altos custos, etc.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Cristian Souza disse:

Olá @Cristian Souza,

Fato é que o histórico da empresa existe, vc conhecer ou não é outra coisa...

O método de investimentos ao qual vc se refere, obviamente vc sabe q foi escrito pelo Philip Fisher, e ele envolve uma série de passos, justamente para descobrirmos esse histórico!

Hoje em dia não me parece mais necessário fazer exatamente o q ele fazia, visto que temos uma gama de informações disponíveis na Internet.

Por exemplo, além das informações públicas, conheci várias pessoas que trabalham e trabalharam no ramo de celulose na klabin e na Suzano. Acha que não obtive informações internas com isso? Esse é um dos passos do scuttlebutt né...

Creio q com "pouco tempo" vc consiga também obter informações necessárias para uma melhor avaliação das empresas nas quais pretende investir... 😉

Se não conseguir esse histórico com uma específica, acredito que tenha tantas outras interessantes e passíveis de se investir também... Só procurar, investigar e analisar! 

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Corrigindo o nome do autor do método scuttlebutt
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...