Jump to content
  • 0

Lucro operacional x lucro líquido

Higor Ryan Manteli Da Silva

Pergunta

Na aula 6 de renda variável aos 17:20, o Raul ao explicar sobre EBIT dá o seguinte exemplo: "supondo que o caixa do investidor sardinha comece a dar mais dinheiro que a venda de cursos, então neste caso o investidor sardinha estaria sendo uma empresa com um lucro operacional mais baixo que o lucro líquido".

Eu tentei, mas não consegui entender a frase. Até o momento do curso, tudo que ele falou eu pesquisei, entendi e anotei para não ficar com dúvidas, porém desta vez não ficou claro para mim. Alguém poderia me ajudar?

• Brabo 4
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 21/09/2024 at 17:49, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Higor Ryan Manteli Da Silva!

Vamos lá.

O EBIT entendemos como o lucro operacional. Ou seja, o quanto a empresa lucra com o seu tipo de serviço e/ou produto. 

Vamos pegar o gancho da aula onde a AUVP vive de vender cursos. Quanto mais ela vende, mais é lucro operacional. Ou seja, lucro pertinente de sua atividade principal.

Agora vamos imaginar que a AUVP juntou um montante de 1 milhão com a venda de cursos e o Raul ficou de saco cheio de dar aula e não quer mais. Ele prefere ganhar dinheiro aportando na renda esses 1 milhão para gerar rendimentos do que vender mais cursos. Aí durante um ano, ele vende um total de 10 mil reais em cursos mas aquela aplicação na renda fixa de 1 milhão rendeu 200 mil reais. Perceba que o lucro operacional dele durante o ano foi de 10 mil. Logo, o principal produto da AUVP rendeu apenas 10 mil. Ficou muito mias fácil agora a empresa ganhar dinheiro com investimento do que com seu produto.

Veja que estamos então falando de uma empresa que não está se importando com seu produto. Logo, ela não está preocupada em se reinventar, investir nela mesma, trabalhar para ter mais retorno. 

Uma analogia semelhante poderíamos fazer onde a empresa está com dificuldades em fazer com que sua operação seja lucrativa. Não tem mal algum a empresa angariar receita proveniente de aplicações financeiras mas, exceto os bancos, essa não é a atividade principal da empresa.

PS: é um exemplo muito mais enxuto para se entender a ideia sem neste momento levar em consideração outros fatores.

PS 2: obviamente é um exemplo fictício pois a AUVP não para de vender cursos  😅

Espero que tenha ficado claro!

Essa explicação deveria estar na aula! hahaha
Estava com a mesma dúvida do colega e agora clareou!
Muito obrigado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...