Jump to content

POUPANÇA DOS ANSIÕES


Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem? Porquê a poupança é considerada um investimento menos atrativo para as novas gerações? Existem várias razões:

1. Baixa Rentabilidade: A taxa de juros da poupança geralmente é inferior à inflação, o que significa que, com o tempo, o dinheiro pode perder poder de compra.

2. Impostos: Embora a poupança não tenha imposto de renda, outras opções de investimento, como CDBs e fundos, podem oferecer retornos mais altos após a tributação.

3. Liquidez: Apesar de a poupança ter boa liquidez, há opções com maior retorno que também oferecem essa característica.

4. Oportunidades Perdidas: Manter dinheiro na poupança pode significar perder oportunidades em investimentos mais rentáveis, como ações, fundos imobiliários ou Tesouro Direto.

5. Risco de Estagnação: O dinheiro na poupança pode não acompanhar o crescimento econômico, especialmente em períodos de inflação alta.

Portanto prezados senhores e senhoras, para objetivos financeiros, é geralmente recomendado explorar alternativas que possam oferecer melhores retornos ajustados à inflação. Mesmo assim, conheço pessoas da minha geração e de até duas gerações antes da minha, que só confiam as suas economias na tal da poupança e mesmo eu explicando as vantagens dos demais investimentos e mostrando os meus resultados pessoais, de forma sutil é claro, essas pessoas ainda preferem o modo antigo de construir uma reserva financeira. Eu entendo que essa confiança de pessoas mais idosas na poupança ou em guardar dinheiro em casa (debaixo do colchão ou em qualquer outro esconderijo inimaginável) pode ser explicada por vários fatores:

1. Experiência Passada: Muitas pessoas mais velhas cresceram em um contexto onde a poupança era vista como uma opção segura, especialmente em períodos de instabilidade econômica.

2. Risco e Segurança: A aversão ao risco tende a aumentar com a idade. Para muitos, a ideia de perder dinheiro em investimentos mais voláteis é assustadora.

3. Familiaridade: A poupança é uma opção que muitos conhecem bem e para a qual foram educados, tornando-a a escolha mais confortável.

4. Simplicidade: Gerir uma conta de poupança ou guardar dinheiro em casa é mais simples do que entender produtos financeiros mais complexos.

5. Preocupações com Fraudes: O aumento de fraudes financeiras pode fazer com que pessoas mais velhas evitem opções que não conhecem bem, preferindo métodos tradicionais.

Logo, esses fatores podem levar a uma preferência por métodos de guardar dinheiro que, embora seguros, podem não oferecer o melhor retorno a longo prazo atualmente. 

Poucas décadas atrás, a minha falecida avó materna conseguiu presentear dois dos meus tios com uma casa para cada um e um carro para um desses aí, além de comprar a casa dela e um terreno para investimento. No caso do terreno, vimos que foi uma comprar que valorizou décadas depois, mas atualmente eu confio mais no extenso cardápio dos investimentos que temos a disposição para degustar. Yammy nhammy e bom apetite.

 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Henrique Magalhães.... Tudo bem? Sim, no passado, a poupança era amplamente considerada a principal forma de reserva de emergência, oferecendo segurança e fácil acesso. Hoje, embora ainda valha a pena, muitos buscam alternativas mais rentáveis, como investimentos em renda fixa ou fundos de emergência. Essas opções podem proporcionar melhor retorno, mantendo a liquidez necessária. Assim, a poupança continua relevante, mas é importante diversificar para garantir uma proteção financeira mais robusta. Os meus avós também conquistaram imóveis que adquiriram das reservas da poupança, porém infelizmente ela não é tão lucrativa assim. Entretanto, mesmo para os que só confiam nela e temem perder tudo se arriscando com as diversas modalidades de investimentos que temos hoje a nossa disposição, é melhor ter a poupança do que não ter nada reservado para uma urgência ou emergência. 

On 23/09/2024 at 13:24, Henrique Magalhães disse:

@David Ferreira hoje com a vasta gama de informações e também cursos disponíveis , e claro aliado a nossa vontade de estudar e conhecer , sim vamos enxergar que a poupança é um péssimo investimentos comparados a outros demais !

mas faço aqui uma provocação , e aqui vou defender todas as pessoas que são leigas e que não tem acesso (conhecimento) ainda sobre outros investimentos ! Conheço pessoas (aqui ma incluindo, e incluo meu avô que foi minha inspiração ) que conseguiram acumular (poupar) valores consideráveis apenas na poupança , logo entendo que ela tem um papel importante , mesmo não sendo um bom investimento , ela pode fazer a pessoa a ser consistente , aprender poupar e quando ela conhecer os demais tipos de investimentos (aqui me incluo novamente) o jogo delas fica mais fácil de mudar ! 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, David Ferreira disse:

Olá Henrique Magalhães.... Tudo bem? Sim, no passado, a poupança era amplamente considerada a principal forma de reserva de emergência, oferecendo segurança e fácil acesso. Hoje, embora ainda valha a pena, muitos buscam alternativas mais rentáveis, como investimentos em renda fixa ou fundos de emergência. Essas opções podem proporcionar melhor retorno, mantendo a liquidez necessária. Assim, a poupança continua relevante, mas é importante diversificar para garantir uma proteção financeira mais robusta. Os meus avós também conquistaram imóveis que adquiriram das reservas da poupança, porém infelizmente ela não é tão lucrativa assim. Entretanto, mesmo para os que só confiam nela e temem perder tudo se arriscando com as diversas modalidades de investimentos que temos hoje a nossa disposição, é melhor ter a poupança do que não ter nada reservado para uma urgência ou emergência. 

 

Boa noite, @David Ferreira!

Eu particularmente levo aqui neste ponto bem a risca os principais pilares da reserva de emergência que são principalmente a liquidez e depois a segurança. Rentabilidade não faz parte da reserva.

Sabemos que é chato ver um valor parado perdendo valor sabendo que existem opções rentáveis e com um nível de segurança interessante.

Porém é necessário separar reserva de investimentos, aquilo que deve render Vs aquilo deve estar acessível.

Concordo que a reserva inclusive deve ser diversificada até mesmo para aumentar a segurança. Inclusive sou a favor de uma parte da reserva em espécie debaixo do colchão.

 

Obviamente são vieses mais pessoais, mas acho que vale para a discussão aqui que é bastante pertinente  =)

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @David Ferreira,

Também vou pelo caminho que o amigo Edison indicou: reserva de emergência é para emergências, não para investimento.

Ninguém gosta de ver dinheiro parado perdendo valor, sem dúvida, mas ao mesmo tempo, é o que é... Não temos como escapar disso.

Inclusive, vamos precisar sempre adicionar um pouquinho mais a cada mês na reserva de emergência, justamente para evitarmos a corrosão pela inflação.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, David Ferreira disse:

Olá Henrique Magalhães.... Tudo bem? Sim, no passado, a poupança era amplamente considerada a principal forma de reserva de emergência, oferecendo segurança e fácil acesso. Hoje, embora ainda valha a pena, muitos buscam alternativas mais rentáveis, como investimentos em renda fixa ou fundos de emergência. Essas opções podem proporcionar melhor retorno, mantendo a liquidez necessária. Assim, a poupança continua relevante, mas é importante diversificar para garantir uma proteção financeira mais robusta. Os meus avós também conquistaram imóveis que adquiriram das reservas da poupança, porém infelizmente ela não é tão lucrativa assim. Entretanto, mesmo para os que só confiam nela e temem perder tudo se arriscando com as diversas modalidades de investimentos que temos hoje a nossa disposição, é melhor ter a poupança do que não ter nada reservado para uma urgência ou emergência. 

 

Então David não concordo totalmente com isso, por que na teria sim , quando falamos de poupanças c outros investimentos , temos munição (novamente por que estamos inseridos em um nicho pequeno de pessoas que aprenderam isso)

Eu trabalho com sistemas e me recordo da primeira vez que participei da troca de um sistemas local (caseiro) por um ERP, foi uma das reuniões mais tensas que participei (eu era a teoria defendendo o ERP), o dono do outro sistema caseiro estava defendendo que o dele sempre funcionou! Por fim após um processo de meses , com dificuldades migramos tudo ! Mas isso só foi possível pq a empresa teve que aprender e passar pelas dificuldades da mudança !

contei está história pois teve uma frase icônica de um consultor que lembro até hoje e vejo q ela se encaixa em vários aspectos de nossa vida !

”seu sistema trouxe a empresa até aqui e ela cresceu , mas agora ela precisa crescer mais e seguir outros caninhos”

foi uma forma de dizer , que o sistema não era ruim , apenas não servia mais !

com dinheiro é a mesma coisa , a parte mais difícil é fazer sua renda  aumentar , a forma como vai poupar , fará diferença mas não a maior , ao menos não no início , e percebo que sempre que alguém acumula um valor considerável ele começa a se preocupar (não é cravado em pedra mas ocorre muito )

eu bati meus primeiros 100 utilizando apenas poupança (utilizei dos 14 aos 34 anos ) , bati meus primeiros 500 mil apenas com cdbs, e a partir daí eu vi que precisava aprender e cuidar melhor do meu dinheiro …

o penso , a poupança me deu consistência , o cdbs me ensinaram que somos o país dos juros altos , e estes aprendizados me trouxeram a AUVP, e vejo que cada fase tem que ser vivida e servem para algo !

Não acredito que todos devam seguir está ordem, mas temos que ter cuidado ao afirmar que tal coisa é boa ou ruim, elas tem apenas propósitos diferentes para cada pessoa!

mesmo tendo feito AUVP levei mais de 1 ano para ensinar (e não convencer ) a minha mãe a usar CDB liquidez diária no banco dela … ela está errada ? Não , pois o dinheiro é dela , e a parte difícil é ganhar o dinheiro e não aplicar !

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Vou jogar um reflexão aqui, estou sendo chato mesmo kkkk ja dizia um amigo meu @Rai Nunes Espindola, eu sou velho kkk

Quando a Selic estava 2%, quem conhecia apenas de renda fixa (bichão da cara preta) não conseguiu bater a poupança (o Ansião contando as moedas no ábaco).

Quer dizer que um é melhor que o outro? acredito que não, por isso que a AUVP nos ensina a Unica verdade "Possivel" e não a Unica Verdade Exclusiva. A medida que vamos aprendendo, vamos ampliando nossa visão, e temos que entender que estamos nichados, senão vamos ser Gurus chatos para pessoas que não entendem o que estamos falando. Nossa missao primeiramente será corrigir nossa trajetória e posteriormente ajudar as pessoas ao nosso redor a ter interesse (elas tem que escolher aprender por elas mesmas, nao da pra impor verdades pra quem ja esta fazendo algo)

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...