Jump to content

O PRAZER DE DEGUSTAR O EXTRITAMENTE NECESSÁRIO


Recommended Posts

Olá Senhoras e senhores, tudo bem? Parece que o calor escaldante do serrado se alastrou por todo o nosso Brasil. Faz parte das consequências climáticas que a criatura humana criou para si. Mas, vamos lá.... O minimalismo é uma jornada pessoal que leva tempo para ser assimilada. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de adaptação, e é normal que a prática minimalista se concentre em algumas áreas da vida, em vez de ser aplicada de forma abrangente. Essa abordagem gradual permite uma transição mais suave e significativa, conforme cada um descobre o que realmente importa. O importante é respeitar o seu próprio processo.

On 22/09/2024 at 23:58, David Ferreira disse:

Olá senhores e senhoras, tudo bem? Entre os anos de 2018 e 2020 (de janeiro a dezembros dos respectivos anos), mudei do meu condado de Rio Claro SP para o condado ao lado, Piracicaba SP, onde você Pira ou Cicaba; bem, confesso que me acabei por lá e não foi apenas no curso de Gastronomia. (* graças ao curso, conheci pessoalmente a Danielle Noce e o seu marido Paulo em um evento gastronômico no Hotel Escola do SENAC em Águas de São Pedro SP). O que interessa nessa fábula real de minha história de vida, é que foi lá, que eu dei conta de quanto dinheiro eu já havia gasto a toa e de quantas coisas desnecessárias eu possuía até então. Pois bem, aluguei um apartamento de um quarto, levei todos os meus bens materiais para lá, mas foi apenas no início de 2019 quando conheci o Minimalismo através de influenciadores que divulgavam este estilo de vida, é que comecei a ver o meu dinheiro render. Até então eu tinha uma reserva de emergência estagnada ali na conta poupança. Comecei a seguir vários influenciadores minimalistas e da área financeira também, vendi em brechós e sebos a maioria das minhas roupas, calçados, livros, cds e dvds. Algumas coisas eu doei para bazares de asilos ou instituições de caridade. Reduzi tudo o que eu pude, deixando apenas o estritamente necessário, até mesmo os meus utensílios de cozinha. (e isso foi o mais difícil); Ao mesmo tempo, comprei cotas em empresas / startups, investindo a médio e longo prazo que ainda estão vigentes, além dos investimentos em CDBs e no Tesouro Selic. Tentei me aventurar com as moedas digitais e com ações na B3, comprando pelo App do BB apenas, o que não deu muito certo devido a minha inexperiência até aquele momento. E é por isso que entrei aqui para estudar na AUVP. Décadas atrás fiz um curso de verão no Depto de Matemática e Estatística, quando estudei na UNESP; porém, esqueci tudo o que aprendi em um mês. Então, ter me tornado uma pessoa minimalista mudou por completo a minha vida ao adotar um estilo de vida que valoriza a simplicidade e a redução do excesso. Isso se manifestou em minha vida de várias formas:

1. Menos Posses: Minimalistas tendem a possuir menos objetos, focando no que realmente é necessário e traz significado.

2. Prioridade ao Essencial: Valorizam experiências, relacionamentos e atividades que realmente importam, em vez de se prenderem a bens materiais.

3. Simplicidade: Buscam simplificar a vida, reduzindo a desordem física e mental, o que pode levar a uma maior clareza e paz de espírito. (* sou Cristão Espírita Kardecista)

4. Consumo Consciente: Optam por compras intencionais e sustentáveis, evitando o consumismo impulsivo.

5. Espaço e Tempo: Criam um ambiente mais organizado e um estilo de vida que permite mais tempo livre e menos estresse.

Então pessoal, o minimalismo não se trata apenas de ter menos, mas de valorizar mais o que realmente importa. Eu quero ter conforto, e quem não quer. Mas, eu busco o crescimento financeiro com o objetivo de ter uma reserva financeira pensando no futuro que eu posso ter sem excessos materiais; porém, ter lucro sobre os meus investimentos irá garantir o conforto que aprecio em minhas viagens e nos pequenos prazeres da vida, além é claro, de praticar a caridade de forma saudável, ajudando a quem precisa na medida em que eu posso e desejo contribuir. E tudo isso só será possível se, além de uma renda fixa, eu tiver lucro nos investimentos que realizo. Eu consegui influenciar a minha família (não os parentes) e os amigos mais próximos, fazendo com que eles começassem a investir e a doar o excesso material que existiam em suas vidas, mesmo que eles não tenham se tornado minimalistas, eles continuam doando o excesso que teimam em comprar compulsivamente de vez em quando. Acredito que aos poucos, a mentalidade deles irá mudar mais um pouquinho e é assim que mudei o meu mundo e que tento inspirar aqueles que são próximos e estão comigo diariamente. 

 

On 23/09/2024 at 14:18, Erika Lídia Silva Cavalcante disse:

Sensacional David!

Esse assunto me encanta, por mais que eu ainda não tenha transformado toda a minha vida pra um formato minimalista.

A primeira coisa que eu mudei e me fez muito bem foi ter trocado um guarda roupas fútil e cheio de bugiganga por 20 blusas ótimas e 7, 8 calças e saias ótimas que combinam entre si e formam uma variedade enorme de looks. Isso facilitou muuuito minha vida, me permitiu ter clareza do que tenho pra usar (acho que isso é uma dificuldade maior pra nós mulheres) e com isso também doei muita coisa pra quem realmente vai usar coisas que eu nunca usava, pois comprei por impulso, ou pq era modinha.

Também fiz isso com meu dinheiro, tento comprar no geral só o que realmente preciso e invisto mais em experiências e pessoas do que em coisas, sempre reservando parte pro meu futuro e investindo bem (por siso estamos aqui haha).

Obrigada por compartilhar esse assunto por aqui, e que bom que você já conseguiu influenciar sua família e seus amigos próximos a olhar pra vida deles de forma diferente!! Cada pequena ação e semente que plantamos aos poucos vai transformando as pessoas e lugares ao nosso redor.

Show demais, continue!

 

 

On 23/09/2024 at 15:01, Cézar Busato disse:

Eu sou minimalista em roupas, calçados e acessórios, tem areas que não consigo, adoro cozinhar e minha cozinha tem muito equipamento caro, tanto de gastronomia como equipamento de barista, acredito no minimalismo, mas ainda não consegui ser minimalista em tudo.

Uma coisa que prezo mesmo nos meus exageros é não ter coisas repetidas, prefiro ter um ótimo que 3 ruins, nem sempre é tão fácil não ter as coisas, mas tentar ter o mínimo é sempre mais econômico.

Pelo menos tendo uma cozinha bem equipada eu economizo muito com restaurante. E ainda tenho um Hobby saboroso.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/09/2024 at 23:58, David Ferreira disse:

Olá senhores e senhoras, tudo bem? Entre os anos de 2018 e 2020 (de janeiro a dezembros dos respectivos anos), mudei do meu condado de Rio Claro SP para o condado ao lado, Piracicaba SP, onde você Pira ou Cicaba; bem, confesso que me acabei por lá e não foi apenas no curso de Gastronomia. (* graças ao curso, conheci pessoalmente a Danielle Noce e o seu marido Paulo em um evento gastronômico no Hotel Escola do SENAC em Águas de São Pedro SP). O que interessa nessa fábula real de minha história de vida, é que foi lá, que eu dei conta de quanto dinheiro eu já havia gasto a toa e de quantas coisas desnecessárias eu possuía até então. Pois bem, aluguei um apartamento de um quarto, levei todos os meus bens materiais para lá, mas foi apenas no início de 2019 quando conheci o Minimalismo através de influenciadores que divulgavam este estilo de vida, é que comecei a ver o meu dinheiro render. Até então eu tinha uma reserva de emergência estagnada ali na conta poupança. Comecei a seguir vários influenciadores minimalistas e da área financeira também, vendi em brechós e sebos a maioria das minhas roupas, calçados, livros, cds e dvds. Algumas coisas eu doei para bazares de asilos ou instituições de caridade. Reduzi tudo o que eu pude, deixando apenas o estritamente necessário, até mesmo os meus utensílios de cozinha. (e isso foi o mais difícil); Ao mesmo tempo, comprei cotas em empresas / startups, investindo a médio e longo prazo que ainda estão vigentes, além dos investimentos em CDBs e no Tesouro Selic. Tentei me aventurar com as moedas digitais e com ações na B3, comprando pelo App do BB apenas, o que não deu muito certo devido a minha inexperiência até aquele momento. E é por isso que entrei aqui para estudar na AUVP. Décadas atrás fiz um curso de verão no Depto de Matemática e Estatística, quando estudei na UNESP; porém, esqueci tudo o que aprendi em um mês. Então, ter me tornado uma pessoa minimalista mudou por completo a minha vida ao adotar um estilo de vida que valoriza a simplicidade e a redução do excesso. Isso se manifestou em minha vida de várias formas:

1. Menos Posses: Minimalistas tendem a possuir menos objetos, focando no que realmente é necessário e traz significado.

2. Prioridade ao Essencial: Valorizam experiências, relacionamentos e atividades que realmente importam, em vez de se prenderem a bens materiais.

3. Simplicidade: Buscam simplificar a vida, reduzindo a desordem física e mental, o que pode levar a uma maior clareza e paz de espírito. (* sou Cristão Espírita Kardecista)

4. Consumo Consciente: Optam por compras intencionais e sustentáveis, evitando o consumismo impulsivo.

5. Espaço e Tempo: Criam um ambiente mais organizado e um estilo de vida que permite mais tempo livre e menos estresse.

Então pessoal, o minimalismo não se trata apenas de ter menos, mas de valorizar mais o que realmente importa. Eu quero ter conforto, e quem não quer. Mas, eu busco o crescimento financeiro com o objetivo de ter uma reserva financeira pensando no futuro que eu posso ter sem excessos materiais; porém, ter lucro sobre os meus investimentos irá garantir o conforto que aprecio em minhas viagens e nos pequenos prazeres da vida, além é claro, de praticar a caridade de forma saudável, ajudando a quem precisa na medida em que eu posso e desejo contribuir. E tudo isso só será possível se, além de uma renda fixa, eu tiver lucro nos investimentos que realizo. Eu consegui influenciar a minha família (não os parentes) e os amigos mais próximos, fazendo com que eles começassem a investir e a doar o excesso material que existiam em suas vidas, mesmo que eles não tenham se tornado minimalistas, eles continuam doando o excesso que teimam em comprar compulsivamente de vez em quando. Acredito que aos poucos, a mentalidade deles irá mudar mais um pouquinho e é assim que mudei o meu mundo e que tento inspirar aqueles que são próximos e estão comigo diariamente. 

Para um minimalista, o texto ficou extenso.

E é poque a informação sobre minimalismo és extensa.

Areia de comprar muita coisa inútil há anos, mas ainda demoro em me desfazer de coisas que já não uso, apego, ou achar que a utilidade pode ser futura

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 22/09/2024 at 23:58, David Ferreira disse:

Olá senhores e senhoras, tudo bem? Entre os anos de 2018 e 2020 (de janeiro a dezembros dos respectivos anos), mudei do meu condado de Rio Claro SP para o condado ao lado, Piracicaba SP, onde você Pira ou Cicaba; bem, confesso que me acabei por lá e não foi apenas no curso de Gastronomia. (* graças ao curso, conheci pessoalmente a Danielle Noce e o seu marido Paulo em um evento gastronômico no Hotel Escola do SENAC em Águas de São Pedro SP). O que interessa nessa fábula real de minha história de vida, é que foi lá, que eu dei conta de quanto dinheiro eu já havia gasto a toa e de quantas coisas desnecessárias eu possuía até então. Pois bem, aluguei um apartamento de um quarto, levei todos os meus bens materiais para lá, mas foi apenas no início de 2019 quando conheci o Minimalismo através de influenciadores que divulgavam este estilo de vida, é que comecei a ver o meu dinheiro render. Até então eu tinha uma reserva de emergência estagnada ali na conta poupança. Comecei a seguir vários influenciadores minimalistas e da área financeira também, vendi em brechós e sebos a maioria das minhas roupas, calçados, livros, cds e dvds. Algumas coisas eu doei para bazares de asilos ou instituições de caridade. Reduzi tudo o que eu pude, deixando apenas o estritamente necessário, até mesmo os meus utensílios de cozinha. (e isso foi o mais difícil); Ao mesmo tempo, comprei cotas em empresas / startups, investindo a médio e longo prazo que ainda estão vigentes, além dos investimentos em CDBs e no Tesouro Selic. Tentei me aventurar com as moedas digitais e com ações na B3, comprando pelo App do BB apenas, o que não deu muito certo devido a minha inexperiência até aquele momento. E é por isso que entrei aqui para estudar na AUVP. Décadas atrás fiz um curso de verão no Depto de Matemática e Estatística, quando estudei na UNESP; porém, esqueci tudo o que aprendi em um mês. Então, ter me tornado uma pessoa minimalista mudou por completo a minha vida ao adotar um estilo de vida que valoriza a simplicidade e a redução do excesso. Isso se manifestou em minha vida de várias formas:

1. Menos Posses: Minimalistas tendem a possuir menos objetos, focando no que realmente é necessário e traz significado.

2. Prioridade ao Essencial: Valorizam experiências, relacionamentos e atividades que realmente importam, em vez de se prenderem a bens materiais.

3. Simplicidade: Buscam simplificar a vida, reduzindo a desordem física e mental, o que pode levar a uma maior clareza e paz de espírito. (* sou Cristão Espírita Kardecista)

4. Consumo Consciente: Optam por compras intencionais e sustentáveis, evitando o consumismo impulsivo.

5. Espaço e Tempo: Criam um ambiente mais organizado e um estilo de vida que permite mais tempo livre e menos estresse.

Então pessoal, o minimalismo não se trata apenas de ter menos, mas de valorizar mais o que realmente importa. Eu quero ter conforto, e quem não quer. Mas, eu busco o crescimento financeiro com o objetivo de ter uma reserva financeira pensando no futuro que eu posso ter sem excessos materiais; porém, ter lucro sobre os meus investimentos irá garantir o conforto que aprecio em minhas viagens e nos pequenos prazeres da vida, além é claro, de praticar a caridade de forma saudável, ajudando a quem precisa na medida em que eu posso e desejo contribuir. E tudo isso só será possível se, além de uma renda fixa, eu tiver lucro nos investimentos que realizo. Eu consegui influenciar a minha família (não os parentes) e os amigos mais próximos, fazendo com que eles começassem a investir e a doar o excesso material que existiam em suas vidas, mesmo que eles não tenham se tornado minimalistas, eles continuam doando o excesso que teimam em comprar compulsivamente de vez em quando. Acredito que aos poucos, a mentalidade deles irá mudar mais um pouquinho e é assim que mudei o meu mundo e que tento inspirar aqueles que são próximos e estão comigo diariamente. 

Boa noite @David Ferreira!

 

Excelente depoimento amigo. O minimalismo é algo realmente difícil de conquistar, ainda mais em um país de alto consumo e bombardeio de redes sociais exibindo conteúdo de consumo o tempo todo. Meus parabéns. 

Eu acho que hoje na parte de roupas e calçados, eu me considero minimalista. Minhas ultimas roupas praticamente foram ganhadas de datas especiais. Mas ainda tenho dificuldade em desfazer do que eu não uso, seja as vezes pelas correria e falta de tempo.

Uma época eu estava paranoico com ganhar/juntar dinheiro, porém hoje me policio bem para manter o equilíbrio e não ficar bitolado no acumulo de bens e riqueza e esquecer de viver, que acaba sendo bem diferente de tudo que você compartilhou conosco rsrs

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, uma pessoa minimalista geralmente busca uma mente minimalista também. Isso significa simplificar pensamentos, priorizar o que é essencial e eliminar o excesso de preocupações. Um estilo de vida minimalista não se resume apenas aos objetos, mas também envolve clareza mental e foco no que realmente importa, promovendo uma vida mais tranquila e intencional. E posso sim ter opiniões e ideias muito bem elaboradas, mesmo que siga uma filosofia de simplicidade.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...