Jump to content
  • 0

Preço Médio

Giovanna Fanti Stringhini

Pergunta

Boa tarde, pessoal! 

Vi hoje a aula de preço médio do módulo 4 e fiquei com dúvida sobre a necessidade de calculá-lo. Sempre comprei minhas ações pela Clear e a plataforma já me mostra o preço médio por ali. Eu poderia me basear pelo PM da plataforma para a declaração de IR ou o correto seria olhar as notas de negociação? O PM da corretora será o mesmo da B3?

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Giovanna Fanti Stringhini disse:

Boa tarde, pessoal! 

Vi hoje a aula de preço médio do módulo 4 e fiquei com dúvida sobre a necessidade de calculá-lo. Sempre comprei minhas ações pela Clear e a plataforma já me mostra o preço médio por ali. Eu poderia me basear pelo PM da plataforma para a declaração de IR ou o correto seria olhar as notas de negociação? O PM da corretora será o mesmo da B3?

@Giovanna Fanti Stringhini o preço médio é muito importante termos o controle dele, tanto para informar na declaração anual do IR, quanto para cálculo de lucro/prejuízo na venda.

Não conheço a plataforma da Clear e como eles calculam o preço médio. Na B3 o cálculo é feito usando somente a cotação que consta na nota de corretagem, não considerando nenhuma taxa/tarifa/imposto na operação. Não há consenso se o correto é usar somente a cotação de compra/venda, ou se o correto é considerar os demais valores que constam na nota de corretagem. 

Se você considerar somente a cotação, é mais simples e vai bater com a B3, porém a desvantagem é que você tem um preço médio menor, pois os demais valores fariam seu preço médio ser um pouco maior e na venda pagaria menos IR no lucro.

Se você considerar todos os valores, é mais trabalhoso e não vai bater com a B3, porém a vantagem é que o seu preço médio seria um pouco maior e na venda pagaria menos IR.

Como não tem um consenso, então entendo que não tem certo ou errado. O investidor escolhe, o importante é se escolher uma maneira de calcular, você deve seguir com ele sempre.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...