Jump to content
  • 0

Preço Médio

Giovanna Fanti Stringhini

Pergunta

Boa tarde, pessoal! 

Vi hoje a aula de preço médio do módulo 4 e fiquei com dúvida sobre a necessidade de calculá-lo. Sempre comprei minhas ações pela Clear e a plataforma já me mostra o preço médio por ali. Eu poderia me basear pelo PM da plataforma para a declaração de IR ou o correto seria olhar as notas de negociação? O PM da corretora será o mesmo da B3?

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Giovanna Fanti Stringhini disse:

Boa tarde, pessoal! 

Vi hoje a aula de preço médio do módulo 4 e fiquei com dúvida sobre a necessidade de calculá-lo. Sempre comprei minhas ações pela Clear e a plataforma já me mostra o preço médio por ali. Eu poderia me basear pelo PM da plataforma para a declaração de IR ou o correto seria olhar as notas de negociação? O PM da corretora será o mesmo da B3?

@Giovanna Fanti Stringhini o preço médio é muito importante termos o controle dele, tanto para informar na declaração anual do IR, quanto para cálculo de lucro/prejuízo na venda.

Não conheço a plataforma da Clear e como eles calculam o preço médio. Na B3 o cálculo é feito usando somente a cotação que consta na nota de corretagem, não considerando nenhuma taxa/tarifa/imposto na operação. Não há consenso se o correto é usar somente a cotação de compra/venda, ou se o correto é considerar os demais valores que constam na nota de corretagem. 

Se você considerar somente a cotação, é mais simples e vai bater com a B3, porém a desvantagem é que você tem um preço médio menor, pois os demais valores fariam seu preço médio ser um pouco maior e na venda pagaria menos IR no lucro.

Se você considerar todos os valores, é mais trabalhoso e não vai bater com a B3, porém a vantagem é que o seu preço médio seria um pouco maior e na venda pagaria menos IR.

Como não tem um consenso, então entendo que não tem certo ou errado. O investidor escolhe, o importante é se escolher uma maneira de calcular, você deve seguir com ele sempre.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde,

estava vendo a aula 3 módulo 7 e cai bem nessa dúvida. 

Ficaram duas questões para mim:

1) a B3 considera somente a cotação para fazer o PM? pois na aula o Raul calculou valor total como PM*quantidade pelo relatório da B3 e depois removeu 7 reais simulando o que seriam taxas, emolumentos, etc Ou seja, a B3 imputaria todo o gasto com a compra e removendo as taxas vc teria um preço médio menor do que o indicado pelo relatório da B3.

2)Supondo que a B3 utilize somente a cotação seria como @Flavio Pradofalou e considerando somar as taxas  pagas para compor PM vc teria um PM maior e lá na frente pagaria menos IR. Agora a questão é, isso é um valor bem pequeno, certo? vale a pena o esforço de manter isso atualizado? Até pq imagino que se vc lançar diferente da B3 poderia eventualmente ter que explicar algo na malha fina por exemplo. Acham que isso pode ocorrer? Se tiver algum contador tbm seria bom ouvir da experiência se teve alguém que teve de dar explicações ou se é algo que não afeta a declaração.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Complementando, recomendo ter o seu próprio controle, especialmente se for trocar de plataforma ou se tiver mais de uma. Em muitos casos, após bonificações ou trocas de custódia, o PM pode ficar um pouco diferente e você acabar se prejudicando por conta disso. Tive sérios problemas com o Inter e por causa disso saí de lá.

Nada melhor do que ter uma boa e velha planilha com estes dados para calcular o seu PM de maneira automatizada, nunca me dei bem com nenhum app que juntasse tudo e desse o valor final.

Podia ser uma ferramenta boa pra AUVP ter hein @Flavio Prado kkkkk.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@Vittor Zanatta bom saber, obrigado.

Pretendo mesmo manter controle em planilha. 

Mas fico na dúvida se irei declarar o PM só da cotação ou com as taxas de corretagem, etc por não saber qual tem menos chance de dar pau com a receita.

Aproveitando que vc comentou sobre outras plataformas, se tiver mesma ação em plataformas diferentes temos que declarar separado ? Ou somo as quantidades e valores para fazer PM da ação e declarar junto?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Conrado Game Saldeira !

9 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Mas fico na dúvida se irei declarar o PM só da cotação ou com as taxas de corretagem, etc por não saber qual tem menos chance de dar pau com a receita.

As taxas de corretagem são sim consideradas no custo médio. Além disso, quaisquer custos informados na nota de corretagem como taxas da B3 por exemplo, devem ser acrescidos ao custo.

9 horas atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Aproveitando que vc comentou sobre outras plataformas, se tiver mesma ação em plataformas diferentes temos que declarar separado ? Ou somo as quantidades e valores para fazer PM da ação e declarar junto?

Pode ser feito somado. O mais importante para a receita é o quanto você possui e não necessariamente como isso está dividido. Há quem lance separado por corretora o que gera duas linhas de lançamento em casos de ações que estejam em duas corretoras, mas na minha opinião é desnecessário.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Olá @Giovanna Fanti Stringhini
Vou me permitir fazer 2 adendos aos meus colegas...

1. Como o amigo @Flavio Pradodisse, não há um consenso entre os investidores se devemos lançar as corretagens etc; porém, a lei e os regulamentos do IRPF permitem sejam inclusos esses valores para fins de cálculo do preço médio. Como isso reflete no eventual pagamento de imposto, aconselho fortemente a incluir no cálculo, já que não há justificativa para pagarmos mais impostos nesse país diante do que acontece na prática! 

2. Quanto à parte final do que o @Edison Paulinifalou, é inegável que a importância maior para a receita federal é saber o "quanto", já que isso reflete no cálculo do imposto... Porém, a receita também quer saber "aonde", e por isso o ideal mesmo é que se faça de forma dividida se vc utilizar mais do que uma corretora. Isso evita outros problemas, pois as informações são passadas pelas corretoras diretamente à receita Federal. Como uma não sabe que vc opera por outra concorrente, dividir o "aonde" para a receita federal evita questionamentos ou retenção em malha fiscal! 

Espero ter contribuído pouquinho aí nessa discussão... 😉👍🏻

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Conrado Game Saldeira disse:

Perfeito pessoal, ajudou demais!

Acho que vale o esforço de planilhar notas de corretagem e taxas pro PM e também lançar separado por corretora até para eu não me perder depois com PM se tiver transferência d custódia, etc.

@Conrado Game Saldeira,

Boaaa!

Se precisar de algo aí tb nessa área de irpf, tô a disposição... 😉

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...