Jump to content
  • 0

Análise de CRIs, CRAs e Debêntures

Vinicius Medeiros

Pergunta

Boa noite à todos!

Antes de abrir minha conta na AUVP, eu mantinha meus investimentos na EQI (ainda tenho títulos lá) e era assessorado por um jovem que era muito chegado em renda fixa. Com frequência, ele me oferecia títulos privados de diversos emissores, me recordo bem de um da CRI Forgreen, que é uma empresa de geração de energia solar. Esse título oferecia uma rentabilidade absurda (IPCA + 10% a.a.) com o seguinte regime de juros:

Juros: Mensal, sem carência. 

Amortização: Mensal, com carência de 12 meses. 

Vencimento em 10 anos

admito que fiquei extremamente tentado a investir, por conta da rentabilidade, mas acabei recuando pelo receio de ser uma empresa privada de capital fechado e, portanto, pouca informação "confiável" sobre sua sustentabilidade financeira.

O assessor me disse à época sobre uma garantia de mais de 100% do valor da emissão, que eu, pela falta de conhecimento sobre o assunto, não conseguia engolir muito bem.

Quero saber dos mais experientes se teriam investido e como vocês decidem ou não investir em um desses títulos, admito que senti falta disso nas aulas da AUVP.

edit.: queria entender também como funcionam essas questões de amortização e carência, o que isso significa?

Editado por Vinicius Medeiros
  • Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 26/09/2024 at 20:34, Vinicius Medeiros disse:

Boa noite à todos!

Antes de abrir minha conta na AUVP, eu mantinha meus investimentos na EQI (ainda tenho títulos lá) e era assessorado por um jovem que era muito chegado em renda fixa. Com frequência, ele me oferecia títulos privados de diversos emissores, me recordo bem de um da CRI Forgreen, que é uma empresa de geração de energia solar. Esse título oferecia uma rentabilidade absurda (IPCA + 10% a.a.) com o seguinte regime de juros:

Juros: Mensal, sem carência. 

Amortização: Mensal, com carência de 12 meses. 

Vencimento em 10 anos

admito que fiquei extremamente tentado a investir, por conta da rentabilidade, mas acabei recuando pelo receio de ser uma empresa privada de capital fechado e, portanto, pouca informação "confiável" sobre sua sustentabilidade financeira.

O assessor me disse à época sobre uma garantia de mais de 100% do valor da emissão, que eu, pela falta de conhecimento sobre o assunto, não conseguia engolir muito bem.

Quero saber dos mais experientes se teriam investido e como vocês decidem ou não investir em um desses títulos, admito que senti falta disso nas aulas da AUVP.

edit.: queria entender também como funcionam essas questões de amortização e carência, o que isso significa?

Boa noite @Vinicius Medeiros. Quando avaliamos titulos de credito privado a primeira parte da analise teria que ser em relação ao emissor, mas com a visão de credor. Contudo como voce mesmo citou, empresas de capital fechado apresentam uma dificuldade maior para conseguirmos as informações que necessitamos, e mesmo quando disponiveis não são tão regulamentadas e auditadas como de empresas de capital aberto.

Mas um ponto que temos que ter sempre em mente é a relação de risco x retorno. Nenhuma empresa paga taxa de juros altas por opção, mas sim por necessidade. Na grande maioria das vezes a empresa não captaria se oferecesse taxas menores devido a sua situação relacionada a operação e mesmo em relação a alavancagem

Um outro ponto, é que titulos que possuem pagamentos de cupons periodicos e amortizações antecipadas, apesar de mitigarem o risco pelo fato de ter uma duration menor, possuem um risco de reinvestimento. Se no momento do pagamento do cupom voce não conseguir reinvestir este montante na mesma taxa do titulo principal, a rentabilidade sera menor do que a apresentada.

Em relação a sua segunda duvida. Amortização seria o pagamento de parte do principal antecipadamente. Quando é dito que o titulo possui uma amortização antecipada com carencia de 12 meses, significa que ela passara a pagar esta amortização após o prazo de carencia.

Veja se estas explicações fazem sentido. Caso tenha mais alguma duvida poste aqui para podermos ajudar

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...