Jump to content
  • 0

Dividendos

Pergunta

Estava assistindo às aulas sobre renda variável e os critérios do Serrado e me deparei com uma reflexão: tecnicamente, se uma empresa distribui dividendos, isso indica que ela é saudável. No entanto,seria crucial analisar a quantidade de dividendos e a porcentagem que ela distribui anualmente? Também seria importante verificar se essa distribuição está acima do que considero saudável? Pensei em guardar essa pergunta para a live de segunda, mas o Raul já me disse uma vez: "Aproveite a comunidade, rapaz"

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
4 minutes ago, Júlio César De Sousa Valentim disse:

Estava assistindo às aulas sobre renda variável e os critérios do Serrado e me deparei com uma reflexão: tecnicamente, se uma empresa distribui dividendos, isso indica que ela é saudável. No entanto,seria crucial analisar a quantidade de dividendos e a porcentagem que ela distribui anualmente? Também seria importante verificar se essa distribuição está acima do que considero saudável? Pensei em guardar essa pergunta para a live de segunda, mas o Raul já me disse uma vez: "Aproveite a comunidade, rapaz"

Boa noite, @Júlio César De Sousa Valentim !

A distribuição de dividendos não significa necessariamente que a empresa seja saudável. Podemos pegar como exemplo a saraiva que é um caso onde se pode estudar e ver como uma distribuição de dividendos não foi saudável.

DY observado de maneira isolada pode nos levar a conclusões incorretas. Além de observar os lucros, é importante observar o quanto destes lucros estão sendo distribuídos e qual o volume de lucros. Ou seja, seu raciocínio em observar para além do DY está correta.

Pensando em um cenário hipotético: imagine que a empresa SARD3 possui uma dívida de 200 milhões. Ela realiza um lucro de 50 milhões mas distribui aos seus acionistas 50% deste valor. Veja que o que sobra para a empresa é pouco mais de 10% de sua dívida e isso pode indicar problemas.

Espero que ajude no tema!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 1

Olá, Júlio. 

Sim, é importante analisar se essa distribuição de dividendos está racional. A porcentagem do lucro da empresa que é distribuído em dividendos é o Payout.

É legal recebermos dividendos, mas por outro lado, uma empresa que distribui todo o lucro vai investir em seu crescimento como? 

Abaixo, só de exemplo, um gráfico do payout dos últimos anos do Banco do Brasil.

image.png.723a276018b9547e552c8a4a7716d40b.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
13 horas atrás, Júlio César De Sousa Valentim disse:

Oi Júlio,

Só pra tentar acrescentar mais uma ideia: em uma das lives o Raul falou que o payout deveria ser de 50% até no máximo "estourando" 70%, não mais do que isso,

Mas é como o amigo Edison falou acima: há situações e situações. De repente a empresa está distribuindo 50% (dentro do critério, portanto), mas está com uma sobra que não vai trazer muito benefício pra empresa...

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• Criar novo...