Jump to content
  • 0

Primeiro investimento em renda variável

Vitória Siqueira

Pergunta

Boa noite pessoal :) 

Após construir minha reserva de emergência e estudar por meses sobre os setores/empresas, decidi iniciar meus investimentos em ações na ITSA. Eu recebi um bônus do trabalho esse mês, então estou com uma boa quantidade reservada para investir em liberdade financeira. Porém, gostaria de ajuda para sanar algumas incertezas:

- Vocês acham que já invisto toda essa minha renda disponível em ações da ITSA ou guardo para futuramente investir em outras empresas ou outros tipos de investimento em renda variável? Confesso que bate um pouco de insegurança de colocar tanto dinheiro numa empresa só, assim de cara rsrs

- O meu PIAR deu como perfil equilibrado. Até o momento, todos os meus investimentos são100% em renda fixa, realizados previamente ao curso - apenas em tesouro IPCA+. Vocês acham que, para equilibrar a carteira e atingir o indicado segundo o meu perfil (50/50 ; 60/40), seria prudente eu investir apenas em renda variável no próximos meses?

• Brabo 4
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, @Vitória Siqueira !

Antes de mais nada, parabéns por mais este importante passo!

24 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

- Vocês acham que já invisto toda essa minha renda disponível em ações da ITSA ou guardo para futuramente investir em outras empresas ou outros tipos de investimento em renda variável? Confesso que bate um pouco de insegurança de colocar tanto dinheiro numa empresa só, assim de cara rsrs

A renda disponível entendo que você esteja se referindo ao extra que você recebeu recentemente. Se for isso mesmo, na minha opinião não seria muito saudável. Eu no seu lugar diluiria o valor em alguns meses somado aos seus aportes. Assim você vai montando um preço médio ao longo dos meses do que correr o risco de de repente aportar muito hoje e mês que vem dar uma derretida. Isso não seria um problema se estamos falando de uma empresa sólida e bem fundamentada, mas sei que dá aquela pancadinha no psicológico e eu preferiria evitar isso.

27 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

- O meu PIAR deu como perfil equilibrado. Até o momento, todos os meus investimentos são100% em renda fixa, realizados previamente ao curso - apenas em tesouro IPCA+. Vocês acham que, para equilibrar a carteira e atingir o indicado segundo o meu perfil (50/50 ; 60/40), seria prudente eu investir apenas em renda variável no próximos meses?

Aqui pode depender do quanto você tem já investidos hoje em renda fixa e quanto é seu valor de aporte.

Além disso, acho interessante ponderar ter mais umas empresas estudadas para investir para fazer uma melhor diversificação. E não ter aquela concentração em uma única empresa logo de início.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, @Vitória Siqueira !

Antes de mais nada, parabéns por mais este importante passo!

A renda disponível entendo que você esteja se referindo ao extra que você recebeu recentemente. Se for isso mesmo, na minha opinião não seria muito saudável. Eu no seu lugar diluiria o valor em alguns meses somado aos seus aportes. Assim você vai montando um preço médio ao longo dos meses do que correr o risco de de repente aportar muito hoje e mês que vem dar uma derretida. Isso não seria um problema se estamos falando de uma empresa sólida e bem fundamentada, mas sei que dá aquela pancadinha no psicológico e eu preferiria evitar isso.

Aqui pode depender do quanto você tem já investidos hoje em renda fixa e quanto é seu valor de aporte.

Além disso, acho interessante ponderar ter mais umas empresas estudadas para investir para fazer uma melhor diversificação. E não ter aquela concentração em uma única empresa logo de início.

Espero que ajude a pensar!

Bom dia @Edison Luis Paulini

- Quando falo sobre a renda disponível, seria a renda extra + o aporte mensal. Eu gostei da sua ideia de diluir ao longo dos meses. Mas em relação ao aporte mensal, você indicaria investir tudo logo na ITSA? Porque a minha questão é que eu demorei alguns meses para decidir investir nela, então provavelmente demorei mais alguns até estudar outra empresa também. Tenho receio desse dinheiro ficar parado durante esse tempo que estou estudando. 

- Eu tenho em torno de R$ 25 mil investido em renda fixa e em torno de R$ 4 mil de aporte mensal. Acha que seria prudente continuar investindo em renda fixa no momento enquanto estudo outras empresas e investimentos em renda variável. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
37 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

- Quando falo sobre a renda disponível, seria a renda extra + o aporte mensal. Eu gostei da sua ideia de diluir ao longo dos meses. Mas em relação ao aporte mensal, você indicaria investir tudo logo na ITSA? Porque a minha questão é que eu demorei alguns meses para decidir investir nela, então provavelmente demorei mais alguns até estudar outra empresa também. Tenho receio desse dinheiro ficar parado durante esse tempo que estou estudando. 

- Eu tenho em torno de R$ 25 mil investido em renda fixa e em torno de R$ 4 mil de aporte mensal. Acha que seria prudente continuar investindo em renda fixa no momento enquanto estudo outras empresas e investimentos em renda variável. 

Bom dia @Vitória Siqueira !

Eu acho que você pode pensar na possibilidade de direcionar uma parte na ação e a outra na renda fixa mesmo. Até mesmo pensando no seu montante de aporte mensal (que é muito bom inclusive!), ir investindo no tesouro Selic para o dinheiro não ficar parado e ainda ter um rendimento, vale a pena. Além de que é possível eventualmente ir aproveitando o contrafluxo.

Depois quando você estudar as próximas empresas, dá pra ir calibrando melhor os aportes na renda vairável.

Espero que ajude a pensar e quaisquer dúvidas mais, manda aqui pra gente!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia @Vitória Siqueira !

Eu acho que você pode pensar na possibilidade de direcionar uma parte na ação e a outra na renda fixa mesmo. Até mesmo pensando no seu montante de aporte mensal (que é muito bom inclusive!), ir investindo no tesouro Selic para o dinheiro não ficar parado e ainda ter um rendimento, vale a pena. Além de que é possível eventualmente ir aproveitando o contrafluxo.

Depois quando você estudar as próximas empresas, dá pra ir calibrando melhor os aportes na renda vairável.

Espero que ajude a pensar e quaisquer dúvidas mais, manda aqui pra gente!

Obrigada Edison, ajudou bastante. Estou tentando controlar a ansiedade de ter que investir todo o dinheiro do aporte mensal, mesmo sem ter tanta segurança rsrs Investir no tesouro selic enquanto avalio e estudo as melhores opções me parece uma boa ideia mesmo! 

A maior parte dos meus investimentos em renda fixa estão no tesouro IPCA, então também vou estudar para aproveitar a marcação a mercado e resgatar esse dinheiro antes da data de vencimento!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Eu, se já tivesse escolhido esse ativo, como você já o fez, aportaria apenas parte do valor. Enquanto você analisa outras empresas, ativos, deixe o restante na renda fixa assim como bem lembrou nosso amigo Edison.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@Vitória Siqueira a primeira compra em RV é um marco e tanto e sim , teremos está preocupação e medinho( quem nunca )!

parabéns por chegar a esta etapa … eu sugeriria você entra com pouco , pra sentir como a água é morna … foi a recomendação que recebi quando comecei e foi o que me ajudou a senti mais segurança .. e você vai gostar , comprar ações de boas empresas se torna algo gostoso demais com o tempo ! Hoje mesmo estava aportando e vendo o quanto de cotas já venho acumulando … o longo prazo ensina sempre .. um passo de cada vez ! 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Vitória Siqueira! Tudo bem?

Vou deixar uns "10 pila" do que eu penso também 😅

Particularmente eu evitaria colocar um valor tão alto direto em apenas uma ação assim de início, pois quando você colocar outras na sua carteira, pode acabar que o Diagrama do Cerrado demore muito para apontar um novo aporte nessa que colocou muito dinheiro no começo. 
Não que isso seja um problema, mas eu particularmente gosto que o diagrama aponte um valor certinho de aporte em todos os ativos, e que não fique desnivelado ao ponto de algum deles ficar meses e meses fora sem aporte, nem que seja uma cota só.

É isso, valeuuu!!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
49 minutes ago, Mauricio Demonti Amorim disse:

Boa tarde @Vitória Siqueira! Tudo bem?

Vou deixar uns "10 pila" do que eu penso também 😅

Particularmente eu evitaria colocar um valor tão alto direto em apenas uma ação assim de início, pois quando você colocar outras na sua carteira, pode acabar que o Diagrama do Cerrado demore muito para apontar um novo aporte nessa que colocou muito dinheiro no começo. 
Não que isso seja um problema, mas eu particularmente gosto que o diagrama aponte um valor certinho de aporte em todos os ativos, e que não fique desnivelado ao ponto de algum deles ficar meses e meses fora sem aporte, nem que seja uma cota só.

É isso, valeuuu!!

Obrigada pela dica, @Mauricio Demonti Amorim

Como eu ainda não estou usando o diagrama do cerrado, não tinha pensado sobre isso... Mas agora que vou começar a investir em ações, vou inserir todos os meus investimentos lá para, no futuro, ter um bom direcionamento nos aportes. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...