Jump to content
  • 0

Como lidar com o PGBL?


Rafael Lopes Novais

Pergunta

Bom dia galera,

Sou servidor público federal e quando ingressei há 8 anos, me convenceram a fazer uma previdência complementar na Funpresp (PGBL).

É um valor pequeno, mas agora estudando um pouco mais me veio a dúvida: está valendo a pena esse investimento?

Eu preencho a declaração completa do IRPF, mas nunca fiz aportes anuais para descontar no imposto de renda, pois sempre optei por investir em renda fixa. Agora que estou buscando aprimorar meus conhecimentos aqui na AUVP, não sei se tenho feito a coisa certa com esse dinheiro.

Alguém pode me ajudar?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
26 minutes ago, Rafael Lopes Novais disse:

Bom dia galera,

Sou servidor público federal e quando ingressei há 8 anos, me convenceram a fazer uma previdência complementar na Funpresp (PGBL).

É um valor pequeno, mas agora estudando um pouco mais me veio a dúvida: está valendo a pena esse investimento?

Eu preencho a declaração completa do IRPF, mas nunca fiz aportes anuais para descontar no imposto de renda, pois sempre optei por investir em renda fixa. Agora que estou buscando aprimorar meus conhecimentos aqui na AUVP, não sei se tenho feito a coisa certa com esse dinheiro.

Alguém pode me ajudar?

Bom dia, @Rafael Lopes Novais !

Se você está fazendo a declaração completa, é um benefício que você pode usufruir do PGBL que pode valer a pena. Esse é um dos cenários onde ter um PGBL pode valer a pena. 

Investir em renda fixa não é na minha opinião uma atitude incorreta em comparação ao investir na PGBL. São duas vertentes diferentes que talvez até não faça jus a comparação pensando que você pode usufruir de um benefício no IR.

O que você pode avaliar é se essa previdência está valendo a pena no quesito de taxas de administração, rentabilidades, etc, para caso seja possível e necessário, fazer uma troca de previdência. Mas antes disso, entender a sua previdência eu vejo como um primeiro passo.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...