Rodrigo Duarte Postado 4 de Outubro Compartilhar Postado 4 de Outubro Olá a todos, minha dúvida é: um titulo pre fixado quando compro ja sei a taxa de juros do início ao fim. Ótimo. Num título pós fixado IPCA por exemplo ele vai ficar atrelado a esse índice( que acompanha a inflação ) + uma taxa pré fixada. Colocando um vs o outro Tesouro pre fixado 2029 12% ao ano Vs Tesouro pos fixados 2029 IPCA + 6% ao ano Imaginando q ao final do título ( em 2029 ) o índice IPCA esteja em 6%, os titulos vao estar empatados no rendimento correto ? O que temos que pensar e estudar eh o caminho que a SELIC, consequentemente o IPCA vai tomar, pra saber qual eh mais vantagem? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Matheus Passos Silva Postado 4 de Outubro Compartilhar Postado 4 de Outubro 1 hora atrás, Rodrigo Duarte disse: Olá a todos, minha dúvida é: um titulo pre fixado quando compro ja sei a taxa de juros do início ao fim. Ótimo. Num título pós fixado IPCA por exemplo ele vai ficar atrelado a esse índice( que acompanha a inflação ) + uma taxa pré fixada. Colocando um vs o outro Tesouro pre fixado 2029 12% ao ano Vs Tesouro pos fixados 2029 IPCA + 6% ao ano Imaginando q ao final do título ( em 2029 ) o índice IPCA esteja em 6%, os titulos vao estar empatados no rendimento correto ? O que temos que pensar e estudar eh o caminho que a SELIC, consequentemente o IPCA vai tomar, pra saber qual eh mais vantagem? Olá Rodrigo, O rendimento dos títulos é anual. Neste sentido, o título prefixado vai pagar sempre 12% ao ano, e este é mais fácil de entender. Já o IPCA+ é pós-fixado, já que vai depender da taxa de inflação do ano. Então suponha que em 2025 a inflação seja de 2% - você receberia, no seu exemplo, 8%. Se em 2026 a inflação for a 20%, você receberia 26%. E assim sucessivamente. Claro que se chegar em 2029 e a inflação for de 6% como você indicou, aí sim naquele ano os títulos ficariam empatados, como você disse. Mas se a inflação for menor, ele rende menos do que o prefixado, e se for maior, obviamente renderá mais. E esse cálculo é feito ano a ano, já que a inflação irá variar ano a ano. Então sim, será necessário dar aquela olhada básica na expectativa tanto da Selic quanto da inflação para os próximos anos. É por isso que o @Flavio Prado publica toda semana o boletim do relatório Focus, que traz as expectativas do mercado a respeito destes indicadores. Com isso, você consegue ter uma base a respeito de para onde as coisas podem estar indo nos próximos 4 anos, e aí você aplica a ideia do contrafluxo, conforme explicado na aula 18 do módulo 3, para você tentar analisar qual é o título que vale mais a pena no momento do seu aporte. Por fim, vale lembrar que você nunca vai conseguir acertar 100%. Por isso que a ideia do contrafluxo é interessante: iremos investir naquilo que, em princípio, parece ser o melhor no momento do aporte. Porque não temos como cravar com 100% de certeza se em 2029 - para voltar ao seu exemplo - a inflação estará em 2% (e aí um prefixado de 12% seria muito bom) ou se a inflação estará a 20% (e aí seu prefixado já virou fumaça há muito tempo). Da mesma forma, se você pensar "ah, então vou pegar o IPCA+ para me proteger da inflação", com inflação a 2% você teria 8% de rendimento, razoavemente abaixo dos 12% do prefixado. Espero ter ajudado e qualquer coisa chama! 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rodrigo Duarte Postado 4 de Outubro Author Compartilhar Postado 4 de Outubro 4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse: Olá Rodrigo, O rendimento dos títulos é anual. Neste sentido, o título prefixado vai pagar sempre 12% ao ano, e este é mais fácil de entender. Já o IPCA+ é pós-fixado, já que vai depender da taxa de inflação do ano. Então suponha que em 2025 a inflação seja de 2% - você receberia, no seu exemplo, 8%. Se em 2026 a inflação for a 20%, você receberia 26%. E assim sucessivamente. Claro que se chegar em 2029 e a inflação for de 6% como você indicou, aí sim naquele ano os títulos ficariam empatados, como você disse. Mas se a inflação for menor, ele rende menos do que o prefixado, e se for maior, obviamente renderá mais. E esse cálculo é feito ano a ano, já que a inflação irá variar ano a ano. Então sim, será necessário dar aquela olhada básica na expectativa tanto da Selic quanto da inflação para os próximos anos. É por isso que o @Flavio Prado publica toda semana o boletim do relatório Focus, que traz as expectativas do mercado a respeito destes indicadores. Com isso, você consegue ter uma base a respeito de para onde as coisas podem estar indo nos próximos 4 anos, e aí você aplica a ideia do contrafluxo, conforme explicado na aula 18 do módulo 3, para você tentar analisar qual é o título que vale mais a pena no momento do seu aporte. Por fim, vale lembrar que você nunca vai conseguir acertar 100%. Por isso que a ideia do contrafluxo é interessante: iremos investir naquilo que, em princípio, parece ser o melhor no momento do aporte. Porque não temos como cravar com 100% de certeza se em 2029 - para voltar ao seu exemplo - a inflação estará em 2% (e aí um prefixado de 12% seria muito bom) ou se a inflação estará a 20% (e aí seu prefixado já virou fumaça há muito tempo). Da mesma forma, se você pensar "ah, então vou pegar o IPCA+ para me proteger da inflação", com inflação a 2% você teria 8% de rendimento, razoavemente abaixo dos 12% do prefixado. Espero ter ajudado e qualquer coisa chama! Agora entendi, obrigado demais Matheus. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado 4 de Outubro Compartilhar Postado 4 de Outubro 7 horas atrás, Rodrigo Duarte disse: Olá a todos, minha dúvida é: um titulo pre fixado quando compro ja sei a taxa de juros do início ao fim. Ótimo. Num título pós fixado IPCA por exemplo ele vai ficar atrelado a esse índice( que acompanha a inflação ) + uma taxa pré fixada. Colocando um vs o outro Tesouro pre fixado 2029 12% ao ano Vs Tesouro pos fixados 2029 IPCA + 6% ao ano Imaginando q ao final do título ( em 2029 ) o índice IPCA esteja em 6%, os titulos vao estar empatados no rendimento correto ? O que temos que pensar e estudar eh o caminho que a SELIC, consequentemente o IPCA vai tomar, pra saber qual eh mais vantagem? Bom dia, @Rodrigo Duarte ! Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva. Lembre-se que essa comparação feita lhe dará a rentabilidade nominal dos títulos que poderia se mostrar com percentuais empatados. Mas para um cálculo de uma rentabilidade real, seria interessante fazer o desconto da inflação em cima do prefixado. Isso pode ser feito pegando o IPCA acumulado no período até o vencimento e descontando o valor. Com i título IPCA+ isso não é necessário fazer pois o próprio título já rende uma parte do IPCA onde este valor da inflação já é coberto por assim dizer. Mas veja que isso não quer dizer que títulos prefixados sejam ruins. Na minha opinião não é uma comparação muito justa por conta do contrafluxo. Explico. Como a aula de contrafluxo nos mostra, o mercado é feito de ciclos. Os títulos prefixados são indicados quando estamos em um cenário onde a tendência da taxa de juros é de queda. Isso fará com que os títulos indexados ao CDI comecem a perder um pouco de sua rentabilidade já que o indexador terá seu valor caindo. Então, o prefixado vem para se ter uma rentabilidade maior do que quaisquer outros títulos sendo oferecidos. "Mas e o IPCA? Não vai comer parte da rentabilidade real do prefixado?". Sim, mas de maneira muito menor. Se estamos com a taxa de juros alta e sabemos que a essa taxa é um dos mecanismos de controle da inflação, logo iremos entender que a mesma não está em patamares elevados. Consequentemente o desconto é menor. Mesmo que a queda da taxa de juros abra espaço para o crescimento da inflação, esse movimento demora um pouco para acontecer. E enquanto ele acontece, já seguimos novamente o contrafluxo para se pegar títulos indexados ao IPCA+ o que nos garantirá altas rentabilidades quando a inflação subir. Então veja que o segredo é saber usufruir do melhor título no momento certo com o título + indexador certo. No exemplo acima, enquanto o prefixado está pagando legal, estamos adquirindo IPCA +. Quando o prefixado não estiver aparentemente em seus melhores momentos mas ainda estará pagando, estaremos ganhando também com IPCA+ e abrindo margens para aquisição de títulos indexados ao CDI para quando a taxa começar a subir. Ou seja, lucros abusivos sempre Haha Brincadeira a parte, espero que tenha ficado claro e que tenha agregado um pouco mais ao tema =) 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Rodrigo Duarte
Olá a todos, minha dúvida é: um titulo pre fixado quando compro ja sei a taxa de juros do início ao fim. Ótimo.
Num título pós fixado IPCA por exemplo ele vai ficar atrelado a esse índice( que acompanha a inflação ) + uma taxa pré fixada.
Colocando um vs o outro
Tesouro pre fixado 2029 12% ao ano
Vs
Tesouro pos fixados 2029 IPCA + 6% ao ano
Imaginando q ao final do título ( em 2029 ) o índice IPCA esteja em 6%, os titulos vao estar empatados no rendimento correto ?
O que temos que pensar e estudar eh o caminho que a SELIC, consequentemente o IPCA vai tomar, pra saber qual eh mais vantagem?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
DIAS POPULARES
4/Out
4
Top Posters For This Question
Rodrigo Duarte 2 posts
Edison Paulini 1 post
Matheus Passos Silva 1 post
DIAS POPULARES
4/Out 2024
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Matheus Passos Silva
Olá Rodrigo, O rendimento dos títulos é anual. Neste sentido, o título prefixado vai pagar sempre 12% ao ano, e este é mais fácil de entender. Já o IPCA+ é pós-fixado, já que vai depender da
Rodrigo Duarte
Olá a todos, minha dúvida é: um titulo pre fixado quando compro ja sei a taxa de juros do início ao fim. Ótimo. Num título pós fixado IPCA por exemplo ele vai ficar atrelado a esse índice( que
Rodrigo Duarte
Agora entendi, obrigado demais Matheus.
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts