Jump to content
  • 0

Montando Carteira - Opiniões São Bem Vindas

Pergunta

Olá pessoal,

Terminei o curso recentemente e estou pra começar uma carteira de ações no mês que vem, estudei alguns ativos e gostaria da opinião de vocês tanto quanto às ações quanto ao posicionamento delas na carteira.

Base da Carteira 60%

Bancos: ITUB4; BPAC11 (12%)

Energia Elétrica: EGIE3; EQTL3 (12%)

Utilidade Pública: CSMG3 (12%)

Bens Industriais: WEGE3 (12%)

Seguradora: PSSA3; BBSE3 (12%)

Meio da Carteira 35%

Petróleo: PETR4 (5%)

Serviços Médicos: FLRY3 (5%)

Agronegócio: TTEN3 (5%)

Bens Industrias : FRAS3 (5%)

Construção: DIRR3 (5%)

Varejo: VIVA3(5%)

Celulose: KLBN4 (5%)

Topo da Carteira 5%

Telecomunicações: FIQE3 (5%)

São muitas ações? Tentei fazer uma boa diversificação, tomará que não tenha sido demais.

Algumas considerações e dúvidas: 

No caso do topo por exemplo pensei em talvez diminuir minha exposição a commodities e focar em algumas ações descontadas como BBAS3 ou BBDC3. Por exemplo tiro KLBN4, e coloco uma Blue chip "descontada" no topo como oportunidade. Mas não sei se seria uma boa estratégia. 

A respeito da FIQE3, acredito que logo ela vai ser comprada por alguma Blue chip por isso da exposição no topo.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Fernando Tomaelo Bunder Miranda!

Antes de mais nada, muito legal seu empenho e parabéns por este passo na montagem da carteira!

Vamos a algumas considerações:

45 minutes ago, Fernando Tomaelo Bunder Miranda disse:

Base da Carteira 60%

Bancos: ITUB4; BPAC11 (12%)

Energia Elétrica: EGIE3; EQTL3 (12%)

Utilidade Pública: CSMG3 (12%)

Bens Industriais: WEGE3 (12%)

Seguradora: PSSA3; BBSE3 (12%)

Gosto sempre de frisar por aqui que o investidor deve estar ciente dos riscos que o aumento de exposição em um setor traz. Não existe um certo ou errado em se ter apenas uma ou mais empresas por setor. Mas é interessante saber que um aumento de exposição faz com que estejamos mais suscetíveis a riscos setoriais onde consequentemente quando um setor for abalado, uma parte maior de nossa carteira também será abalada.

Mas novamente, isso não é um problema. Basta estar tranquilo com os ônus e bônus que essa estratégia traz. Além do mais, acredito ser natural ao longo dos anos acabarmos no expondo a mais de uma empresa em um ou mais setores.

51 minutes ago, Fernando Tomaelo Bunder Miranda disse:

São muitas ações? Tentei fazer uma boa diversificação, tomará que não tenha sido demais.

Não existe um número certo. O que você deve ponderar é se conseguirá acompanhar todos estes ativos e outros  que venha a incluir. Por exemplo, no seu caso estamos falando de 16 ações. Vamos imaginar que você quer ainda em sua carteira mais 10 FIIs. Você conseguiria acompanhar 26 ativos? E lembrando que quando falamos de acompanhar é seguir os relatórios e o andamento das empresas e não as sua cotações.

Se estiver tranquilo para você, manda bala!

53 minutes ago, Fernando Tomaelo Bunder Miranda disse:

No caso do topo por exemplo pensei em talvez diminuir minha exposição a commodities e focar em algumas ações descontadas como BBAS3 ou BBDC3. Por exemplo tiro KLBN4, e coloco uma Blue chip "descontada" no topo como oportunidade. Mas não sei se seria uma boa estratégia. 

Na minha opinião não é uma boa estratégia dado seus ativos já escolhidos. Primeiro que quando você fala descontado, o que vem a cabeça é que o preço está sendo mais olhado do que os fundamentos da empresa em si. 

Segundo, que não acho justo uma comparação entre uma empresa de commodity com bancos. 

Terceiro, como citei dado a sua carteira, já existe a exposição em dois bancos e duas seguradoras que também contemplam o setor financeiro. Adicionar mais uma faz sentido para você? Deixo a provocação para refletir.

56 minutes ago, Fernando Tomaelo Bunder Miranda disse:

A respeito da FIQE3, acredito que logo ela vai ser comprada por alguma Blue chip por isso da exposição no topo.

Nunca estudei esse ativo. Então aqui se me compreende, irei me abster de comentários para não acabar falando alguma bobagem  😅

Acredito que mais amigos poderão opinar.

PS: não são recomendações de compra ou venda de ativos.

Espero que ajude, amigo!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Edison Paulini.

Primeiramente gostaria de te agradecer pelas considerações.

16 minutes ago, Edison Paulini disse:

Gosto sempre de frisar por aqui que o investidor deve estar ciente dos riscos que o aumento de exposição em um setor traz. Não existe um certo ou errado em se ter apenas uma ou mais empresas por setor. Mas é interessante saber que um aumento de exposição faz com que estejamos mais suscetíveis a riscos setoriais onde consequentemente quando um setor for abalado, uma parte maior de nossa carteira também será abalada.

Mas novamente, isso não é um problema. Basta estar tranquilo com os ônus e bônus que essa estratégia traz. Além do mais, acredito ser natural ao longo dos anos acabarmos no expondo a mais de uma empresa em um ou mais setores.

Entendi, é que meu pensamento foi meio que no sentido de que o ITUB4 é um banco mais tradicional e o BTG um banco mais voltado para os investimentos. 

Em relação a dupla exposição no Setor elétrico, uma seria Geradora e a outra Distribuidora. No caso da EGIE agora atuando também no ramo de transmissão.

E realmente a parte de Seguradoras e Financeiras estão meio que correlacionadas, tendo em vista que PSSA3 é controladora indiretamente pelo próprio ITAU.

Agradeço as considerações e irei estudar pra ver se mantenho ou faço alguma modificação.

22 minutes ago, Edison Paulini disse:

Na minha opinião não é uma boa estratégia dado seus ativos já escolhidos. Primeiro que quando você fala descontado, o que vem a cabeça é que o preço está sendo mais olhado do que os fundamentos da empresa em si. 

Segundo, que não acho justo uma comparação entre uma empresa de commodity com bancos. 

Terceiro, como citei dado a sua carteira, já existe a exposição em dois bancos e duas seguradoras que também contemplam o setor financeiro. Adicionar mais uma faz sentido para você? Deixo a provocação para refletir.

Perfeito meu amigo, essa era meio que uma dúvida minha, estava ouvindo alguns os lucro líquidos da AUVP e ouvi as menções ao P/VP desses ativos, mas realmente iria ocorrer um desbalanceamento da  minha  carteira, haja vista que somos BUY HOLD.

De qualquer forma muito obrigado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Fernando Tomaelo Bunder Miranda disse:

Entendi, é que meu pensamento foi meio que no sentido de que o ITUB4 é um banco mais tradicional e o BTG um banco mais voltado para os investimentos. 

Em relação a dupla exposição no Setor elétrico, uma seria Geradora e a outra Distribuidora. No caso da EGIE agora atuando também no ramo de transmissão.

E realmente a parte de Seguradoras e Financeiras estão meio que correlacionadas, tendo em vista que PSSA3 é controladora indiretamente pelo próprio ITAU.

Agradeço as considerações e irei estudar pra ver se mantenho ou faço alguma modificação.

Os seus pensamentos são corretos. É um linha de raciocínio lógica a se mensurar. Falando dos bancos por exemplo, realmente eles não dividem implicitamente um mesmo marketshare o que é bom e gera uma certa descorrelação neste sentido. Inclusive se um banco em especifico apresenta problemas (queda de lucros, ineficiência, etc), o outro pode seguir tranquilo. Mas é importante lembrar que em algum tipo de evento que afete o setor bancário no geral ambos irão dar aquela balanceada. O mesmo raciocínio para o setor de energia. 

Mas novamente, veja que não é um erro. Estando você de acordo com as decisões, tudo certo!

3 horas atrás, Fernando Tomaelo Bunder Miranda disse:

Perfeito meu amigo, essa era meio que uma dúvida minha, estava ouvindo alguns os lucro líquidos da AUVP e ouvi as menções ao P/VP desses ativos, mas realmente iria ocorrer um desbalanceamento da  minha  carteira, haja vista que somos BUY HOLD.

De forma geral, vamos nos beneficiando naturalmente destes preços descontados com o diagrama do cerrado onde teremos ativos que foram previa e devidamente estudados para compor nossa carteira de acordo com nossos objetivos. Inclusive no longo prazo vamos construindo um bom preço médio com essas oscilações que também é benéfico para declaração de IR e nos fará ter um bom acúmulo de patrimônio que naturalmente será mais rentável.

Você está no caminho  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Sua seleção parece muito boa!

Como você usou a pirâmide, só acho válido se atentar que mesmo no meio dela, o que ainda se espera são lucros constantes! Não que essas empresas não tenham, só pra seguir sempre verificando, porque ainda é uma área da pirâmide onde, em tese, ainda não pode ter riscos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...