Jump to content
  • 0

Realocação de investimentos de Renda Fixa

Assis Martins Maia

Pergunta

Eu e minha esposa somos novos no mundo dos investimentos. Minha esposa deixava a carteira dela nas mão de um consultor financeiro. Analizando a carteria dela vi que o tem mundos investimentos de CRI/CRAs e Debentures. Achei estes ultimos muito arriscados para os novos objetivos até por se tratar de empresas particulares de capital fechado, como o Raul explicou no curso. Gostaria de saber se existe a possibilidade de realocar esses investimento citados (CRI/CRAs e Debentures) para investimentos tipo Tesouro direito, CDB, LCI/LCA ou se tenho que esperar pelo vencimento. Obrigado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Assis Martins Maia disse:

Eu e minha esposa somos novos no mundo dos investimentos. Minha esposa deixava a carteira dela nas mão de um consultor financeiro. Analizando a carteria dela vi que o tem mundos investimentos de CRI/CRAs e Debentures. Achei estes ultimos muito arriscados para os novos objetivos até por se tratar de empresas particulares de capital fechado, como o Raul explicou no curso. Gostaria de saber se existe a possibilidade de realocar esses investimento citados (CRI/CRAs e Debentures) para investimentos tipo Tesouro direito, CDB, LCI/LCA ou se tenho que esperar pelo vencimento. Obrigado.

Bom dia, @Assis Martins Maia !

Receio em dizer que provavelmente aguardar o vencimento será o caminho neste caso.

Para realizar essa troca, somente se os títulos forem vendidos antecipadamente no mercado secundário e reaplicar o valor em outros títulos. O ponto da questão é que CRIs, CRAs e debêntures além de sofrerem da marcação a mercado o que pode ocasionar perdas de valores, eles também possui uma liquidez muito baixa o que torna difícil a venda. Por fim, a disponibilização de títulos para venda no mercado secundário implica em taxas cobradas pela corretora que também pode gerar perda de rentabilidade ou até mesmo do valor investido.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Assis Martins Maia disse:

Olá @Assis Martins Maia,
Complementando nosso amigo @Edison Paulini, antes de se desesperar é preciso tb verificar qual a solidez (rating) das empresas nas quais vc possui os investimentos...

Existem "banquinhos" até menos sólidos do que algumas empresas. Daí o motivo para terem criado o FGC inclusive... 

Então aproveite o curso, aprenda a analisar as empresas nas quais vc investiu o seu capital, para depois decidir se vende ou não para trocar por outra coisa, pq o risco de vc perder (as vezes não pouco) é bem grande ao fazer esse movimento!

Vejo essa possibilidade se as empresas emitentes desses CRIs, CRAs e debentures estiverem muito arriscadas. Caso contrário, aguenta firme aí amigo! 😉 

E em paralelo, vai fazendo seus aportes no tesouro, nos cdbs, LCIs e LCAs para se assegurar com o FGC.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Assis Martins Maia disse:

Bom dia @Assis Martins Maia. Somente complementando a resposta dos amigos. Geralmente estes tipos de titulos possuem pagamento de cupons e amortizações antecipadas, que seriam como se fosse os juros e parte do principal pagos antecipadamente. O que voce poderia ir fazendo seria ir alocando estes montantes que irão sendo pagos naqueles ativos que fazem mais sentido na estratégia de voces. Caso ainda não tenha segurança aonde alocar, podem ir direcionando para o tesouro selic até irem concluindo as aulas.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...