Jump to content
  • 0

Venderiam suas ações PN para comprar ações ON da mesma empresa?

Junior Romano Batistela

Pergunta

Boa tarde Pessoal beleza?! 
Antes do curso ja investia e na minha carteira de açoes 80-85% delas são preferenciais. Após estudar o módulo 4, acredito que não é a melhor decisão a se tomar. Agora vem a dúvida, voces venderiam a posição das açoes PN e comprariam ações ON da mesma empresa, ou manteriam a posição de PN e a partir de hoje só comprariam as ordinárias?

Obs: Tenho 20 anos, nem sabia o que estava fazendo antes, só havia descoberto que as preferenciais tinham prioridade em receber dividendos e meti bala.

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 minutes ago, Junior Romano Batistela disse:

Antes do curso ja investia e na minha carteira de açoes 80-85% delas são preferenciais. Após estudar o módulo 4, acredito que não é a melhor decisão a se tomar. Agora vem a dúvida, voces venderiam a posição das açoes PN e comprariam ações ON da mesma empresa, ou manteriam a posição de PN e a partir de hoje só comprariam as ordinárias?

Obs: Tenho 20 anos, nem sabia o que estava fazendo antes, só havia descoberto que as preferenciais tinham prioridade em receber dividendos e meti bala.

Boa tarde, @Junior Romano Batistela!

Não vejo motivos para realizar essa troca.

A começar que na verdade vejo mais malefícios do que benefícios  😅

Para fazer a troca é necessário vender e depois recomprar. Se a venda for feita com lucros pode impactar na declaração de IR.

O que vejo que seria mais importante nessa troca seria avaliar o tag along que eventualmente temos papéis que não tem TAG along mas PN mas tem nas PN. E mesmo assim pode ser que valha a pena pois temos empresas que estão neste formato de PN sem tag along e ON com tag along, as ações ON não possuem um bom free float e consequentemente uma baixíssima liquidez.

Por quais motivos você entende que seria viável essa troca? Digo, o que te levou a essa conclusão de que as ações ON seriam melhores que as PN?

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

O principal motivo seria a % do tag along nas pn e on! 
Coloquei na balança tambem que a venda acima de 20mil em lucro ia gerar IR pra pagar e aquela conversa toda.. também existe o fator liquidez, que é importante na hora do aporte.

Acho que a melhor decisão a se fazer vai ser: aumentar o aporte nas ON da mesma empresa, mas nao deixando de ter um bom posicionamento nas pn.

Voce faria algo diferente?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Junior Romano Batistela disse:

Olá, @Junior Romano Batistela!

Boa tarde!

Minha humilde contribuição ao seu questionamento: Creio que vender suas ações não seja o mais indicado. Acho que mais importante de se ter ações PN ou ON de uma dada empresa, é saber se a mesma é  saudável e que atende bem aos critérios fundamentalistas. E, caso você chegue a conclusão que não são boas empresas, num primeiro momento, deixaria somente de aportar nelas. 

Aguardemos as considerações dos sardinhas mais experientes.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Oi @Junior Romano Batistela,

Algumas empresas não tem tag along nas ações PN mas tem nas ON.  Vale a pena checar todas as suas empresas e ver o tag along de cada uma.  As que tem 0% de tag along, eu venderia.  Se as PNs não tiverem tag along de 80% ou 100%, vale trocar as PNs com 0% pelas ONs.  Se nenhuma tiver tag along, vende e escolha outra que tenha.

É isso que eu faria.

Só para esclarecer o Tag Along, se o controle acionário da empresa for vendido, se tem Tag Along, o comprador é obrigado a pagar aos minoritários (nós) o mesmo preço que pagou ao ex-controlador.  Se não tiver Tag Along, ele pode não ofertar nada aos minoritarios e, nesse caso, você pode perder grande parte do seu investimento.

Espero ter ajudado!!

Editado por William Redig
  • Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Junior Romano Batistela disse:

O principal motivo seria a % do tag along nas pn e on! 
Coloquei na balança tambem que a venda acima de 20mil em lucro ia gerar IR pra pagar e aquela conversa toda.. também existe o fator liquidez, que é importante na hora do aporte.

Acho que a melhor decisão a se fazer vai ser: aumentar o aporte nas ON da mesma empresa, mas nao deixando de ter um bom posicionamento nas pn.

Voce faria algo diferente?

Minha linha de raciocínio é a mesma que dos nossos amigos.

Não vejo problemas em ter ações PN desde que elas tenham uma boa liquidez e principalmente tag along.

Se está dentro destes quesitos, melhor continuar os aportes naquela que já foi escolhida.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...