Jump to content
  • 0

Duvida - Venda Direta

Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite,

Gostaria de compartilhar meu raciocinio em relação a venda de um carro que farei de forma direta está correto. 

O valor é de R$ 55.000,00, usei a calculadora sardinha de juros composto, hoje esse valor está em poupança, ou seja, rendendo praticamente nada. 

Abaixo meu raciocinio: 

Valor do carro : R$ 55.000,00 parcelado em 48x de R$ 1.600,00 = R$ 76.800,00. 

A ideia é todos os meses aplicar o valor recebido da parcela R$ 1.600,00 por 4 anos, usei a calculadora para chegar mais ou menos no resultado. 

Resumindo, se eu aplicasse os R$ 55.000,00 e não aportasse nada durante 4 anos, no final eu teria R$74.826,89, aplicando os R$ 1.600,00 todos os meses, apos 4 anos eu terei R$89.645,58. 

Sei que vou precisar contar totalmente que não terei atrasos, e que também todos os meses eu faça esse aporte. 

Minha duvida é, se eu aplicar esse valor no Tesouro Selic, por conta da liquidez e minha falta de experiencia em investimentos, esse raciocinio faz sentido? Olhei o titulo Tesouro Selic2029, que daria um prazo um pouco mais, se eu resgatar só em 03/2029, com uma previsão de resgate de R$ 98.236,12.

Sei de todos os riscos da transação, mas de maneira geral, faz sentido? 

Obrigada, 

Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

na verdade vou usar o dinheiro que está na poupança, como um emprestimo, e a ideia é o valor mensal de R$ 1600 colocar no tesouro mes a mes ... 

Se eu colocasse os 55k hoje no tesouro, em 4 anos eu teria em torno de R$ R$74.826,89 e colocar mes a mes os R$ 1.600,00 terei R$89.645,58, porque estaria investindo ao longo dos anos os 75k e nao os 55k ... minha duvida é se esse raciocinio está correto, e se eu posso todos os mesmes colocar esse valor de R$ 1600 no mesmo investimento ... 

Nunca apliquei em nada, por isso a duvida,

Link para compartilhar

• 0

Não sei se esse cálculo está muito correto não, até porque a taxa Selic muda a cada 45 dias, dessa forma, se a taxa começar a cair demais esses valores não seriam corretos não.

Acredito que você pode colocar esse valor na Selic e terminar o curso e aí tomar uma decisão melhor, no momento, com as taxas atuais de juros, vc encontra títulos melhores que o tesouro Selic, mas, já pode colocar esse dinheiro no tesouro para não ficar sendo penalizado pela inflação, já que seu dinheiro encontra-se na poupança.

Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite,

Gostaria de compartilhar meu raciocinio em relação a venda de um carro que farei de forma direta está correto. 

O valor é de R$ 55.000,00, usei a calculadora sardinha de juros composto, hoje esse valor está em poupança, ou seja, rendendo praticamente nada. 

Abaixo meu raciocinio: 

Valor do carro : R$ 55.000,00 parcelado em 48x de R$ 1.600,00 = R$ 76.800,00. 

A ideia é todos os meses aplicar o valor recebido da parcela R$ 1.600,00 por 4 anos, usei a calculadora para chegar mais ou menos no resultado. 

Resumindo, se eu aplicasse os R$ 55.000,00 e não aportasse nada durante 4 anos, no final eu teria R$74.826,89, aplicando os R$ 1.600,00 todos os meses, apos 4 anos eu terei R$89.645,58. 

Sei que vou precisar contar totalmente que não terei atrasos, e que também todos os meses eu faça esse aporte. 

Minha duvida é, se eu aplicar esse valor no Tesouro Selic, por conta da liquidez e minha falta de experiencia em investimentos, esse raciocinio faz sentido? Olhei o titulo Tesouro Selic2029, que daria um prazo um pouco mais, se eu resgatar só em 03/2029, com uma previsão de resgate de R$ 98.236,12.

Sei de todos os riscos da transação, mas de maneira geral, faz sentido? 

Obrigada, 

Anônimo, não entendi bem qual é a situação. Você tem R$55mil na poupança e você tem um carro que vai vender para alguém que vai pagar para você 48 parcelas de R$1.600. É isto?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Teu raciocínio está na direção certa, pode por na selic do jeito que está pensando e lá não precisa aguardar o vencimento, pode tirar a qualquer dia util sem prejuizo, claro que aguardando onde a tabela regressiva do IR passa é mais benéfico na hora do resgate. Vai colocando lá até concluir o curso, quando finalizar você saberá onde é melhor investir o montante que estará guardado.

Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

Anônimo, não entendi bem qual é a situação. Você tem R$55mil na poupança e você tem um carro que vai vender para alguém que vai pagar para você 48 parcelas de R$1.600. É isto?

Sim, exatamente isso! 
Eu tenho o carro, que eu daria de entrada no carro que estou comprando. 
Porém, minha irmã quer ficar com o carro, então eu venderia o carro para ela nos valores acima, e usaria o dinheiro q eu tenho em poupança para dar entrada no carro que estou comprando, e colocaria mensalmente em alguma aplicacao, que no caso pensei no tesouro selic. 

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sim, exatamente isso! 
Eu tenho o carro, que eu daria de entrada no carro que estou comprando. 
Porém, minha irmã quer ficar com o carro, então eu venderia o carro para ela nos valores acima, e usaria o dinheiro q eu tenho em poupança para dar entrada no carro que estou comprando, e colocaria mensalmente em alguma aplicacao, que no caso pensei no tesouro selic. 

Anônimo, entendi, vai fazer uma agiotagem na irmã vendendo um carro de R$55mil por mais de R$70mil parcelados rsrsrs

Alguns pontos a levar em consideração. O valor que está na poupança é a sua reserva de emergência ou é um dinheiro "sobrando"? Há o risco sacado, no caso, a sua irmã. Ela pode parar de pagar e como cobrar? Que garantia você teria? Passaria o carro para o nome dela somente após o pagamento completo? Se for, as multas e qualquer BO estarão ligados ao teu nome. E se ela pegar um financiamento para te pagar os R$55mil e você dá a entrada com este dinheiro?

De qualquer maneira, se o dinheiro da poupança não for usado, veja quando é o aniversário do valor e transfere para o Tesouro Selic.

• HAHAHAHA 3
Link para compartilhar

• 0
44 minutes ago, Flavio Prado disse:

Anônimo, entendi, vai fazer uma agiotagem na irmã vendendo um carro de R$55mil por mais de R$70mil parcelados rsrsrs

Alguns pontos a levar em consideração. O valor que está na poupança é a sua reserva de emergência ou é um dinheiro "sobrando"? Há o risco sacado, no caso, a sua irmã. Ela pode parar de pagar e como cobrar? Que garantia você teria? Passaria o carro para o nome dela somente após o pagamento completo? Se for, as multas e qualquer BO estarão ligados ao teu nome. E se ela pegar um financiamento para te pagar os R$55mil e você dá a entrada com este dinheiro?

De qualquer maneira, se o dinheiro da poupança não for usado, veja quando é o aniversário do valor e transfere para o Tesouro Selic.

se formos dar nome é isso né, rs! 

mas, ela ia pagar uma parcela bem maior financiando, ai fiquei com dó... rs, 

sim, só passaria o carro depois de quitado, segunda ela, ela quita o carro em 2 anos, enfim... 2 lados a se pensar com certeza. 

não é minha reserva de emergencia, a reserva está no dinheiro separado do nubank, que quero transferir depois que entender melhor os processos de investimento. 

os riscos entendo, rs rs rs, mas, se tudo der certo, vale a pena? 

Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

se formos dar nome é isso né, rs! 

Se você tivesse uma Factoring, você seria um Agiota Legalizado. Eu já fui um rsrsrs

4 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

mas, ela ia pagar uma parcela bem maior financiando, ai fiquei com dó... rs,

Deu uma parcela maior que 48x de R$1.600? Caracas rsrs

6 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

sim, só passaria o carro depois de quitado, segunda ela, ela quita o carro em 2 anos, enfim... 2 lados a se pensar com certeza.

Aí melhora um pouco ter o carro no seu nome. Seria bom um seguro e poderia fazer um terminho de responsabilidade que o carro está com ela. Pode ser meio exagerado, afinal é a sua irmã, mas na hora do rolo, faz toda a diferença. "Vende" como sendo algo para a segurança dela.

11 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

não é minha reserva de emergencia, a reserva está no dinheiro separado do nubank, que quero transferir depois que entender melhor os processos de investimento. 

Entendi. Então pode colocar no Tesouro Selic enquanto finaliza o curso. Será melhor que na poupança.

12 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

os riscos entendo, rs rs rs, mas, se tudo der certo, vale a pena? 

Os R$55mil pagos em 48x de R$1.600 seriam uns 8,70%aa de rentabilidade. Se ela pagar em menos tempo a rentabilidade melhora, mas se pagar em dia, seria uma rentabilidade baixa pensando nos juros de hoje.

É uma decisão difícil e você é quem vai precisar pesar as coisas para escolher fazer.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...