Jump to content
  • 0

Aumentar SELIC para controlar inflação é um tiro no pé?

Douglas Tavares Pedroso

Pergunta

Boa noite a todos. Minha primeira publicação aqui.

Tenho um certo perfeccionismo para entender certos conceitos.

A dúvida não tem muito a ver com investimento, mas gostaria de saber se a comunidade compartilha do mesmo entendimento.

O governo aumenta a taxa SELIC para diminuir a oferta de dinheiro no mercado de crédito, obiviamente isso acontece devido a investidores aplicarem seu dinheiro no Tesouro, principalmente os bancos, os "responsáveis" pelo mercado de crédito. Menos oferta de dinheiro, mais caro o dinheiro fica e o banco dificilmente vai emprestar com juros menor que a SELIC, já que não faz sentido ganhar menos juros.

Porém o governo para bancar todo o juros gerado com as aplicações no tesouro, precisa arrecadar mais impostos e também oque normalmente acontece, imprimir mais dinheiro.

Uma vez que diminui a taxa SELIC e os investidores começam a fazer resgate do dinheiro aplicado + juros, o dinheiro resultante é maior que o inicial, gerando obviamente uma nova inflação. Porém esse dinheiro está em maior parte com bancos e grandes investidores, certo?

Não seria uma taxa de juros alta uma forma de transferência de renda da população em geral para os mais ricos? Visto que no final o poder de compra aumentou para os que ja possuem mais dinheiro e diminuiu para aqueles que não conseguem se proteger da inflação?

abraço a todos.

Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Douglas Tavares Pedroso disse:

A dúvida não tem muito a ver com investimento, mas gostaria de saber se a comunidade compartilha do mesmo entendimento.

O governo aumenta a taxa SELIC para diminuir a oferta de dinheiro no mercado de crédito, obiviamente isso acontece devido a investidores aplicarem seu dinheiro no Tesouro, principalmente os bancos, os "responsáveis" pelo mercado de crédito. Menos oferta de dinheiro, mais caro o dinheiro fica e o banco dificilmente vai emprestar com juros menor que a SELIC, já que não faz sentido ganhar menos juros.

Porém o governo para bancar todo o juros gerado com as aplicações no tesouro, precisa arrecadar mais impostos e também oque normalmente acontece, imprimir mais dinheiro.

Uma vez que diminui a taxa SELIC e os investidores começam a fazer resgate do dinheiro aplicado + juros, o dinheiro resultante é maior que o inicial, gerando obviamente uma nova inflação. Porém esse dinheiro está em maior parte com bancos e grandes investidores, certo?

Não seria uma taxa de juros alta uma forma de transferência de renda da população em geral para os mais ricos? Visto que no final o poder de compra aumentou para os que ja possuem mais dinheiro e diminuiu para aqueles que não conseguem se proteger da inflação?

abraço a todos.

Bom dia,

A Selic alta não acontece obviamente pelos investidores aplicarem do dinheiro no tesouro, acontece devido a falta de capacidade produtiva para suprir a demanda, falta infraestrutura estrutura, falta investimento em produção e falta mão de obra qualificada entre outros por menores.

A alta da Selic castiga o governo pois aumenta o juros que ele tem que pagar nos títulos do tesouro, porém o investidor continua contando com outros títulos de bancos e empresas para investir com um retorno maior que o tesouro, exemplo são CDBs de 16,5%a.a que são encontrados todos os dias na plataforma do BTG, não significa que seja fácil pois a galera fica em cima durante a abertura do mercado. 

Contrariando seu último parágrafo, a taxa Selic alta, no momento que o Brasil se encontra, seria uma forma de transferir renda a população mais pobre, pois a inflação corroe o "valor" do dinheiro e quem mais sofre com isso é a população de baixa renda, vide Argentina, uma economia super aquecida favorece as indústrias e as empresas pois elas têm cada vez um faturamento maior, afinal se eu tenho 10 carros e tem 100 pessoas querendo comprar eu posso colocar o preço que eu quiser.

Existe uma situação anunciada pelo governo atual, acredito que nessa situação outros também fariam o mesmo, que pelo BC ser dirigido por um indicado de um governo contrário, que ele está trabalhando para sabotar o governo atual, que não quer que o Brasil cresça e etc, porém isso não é nada mais do que transferência de culpa, pois o alta da Selic se deu pelos gastos desenfreados do governo tendo déficit primario recordes e sem expectativa nenhuma de controle desses gastos o que gera uma pressão na inflação, que acaba de bater o recorde do período ficando no limite da margem da meta.

A alta da selic é o famoso remédio amargo, faz bem ao longo prazo, mas para a população e o crescimento do país e difícil de engolir, mas se faz necessário para evitar um mal pior.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Concordo.

Gostariamos que o governo gastasse menos, os juros tivessem menores para que mais investimentos pudessem ser feitos, mais empregos gerados e mais dinheiro na mão da população e não dos bancos.

Triste ver os governantes não se preocuparem de fato com a qualidade de vida das pessoas.

valeu pela resposta.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Douglas Tavares Pedroso disse:

Concordo.

Gostariamos que o governo gastasse menos, os juros tivessem menores para que mais investimentos pudessem ser feitos, mais empregos gerados e mais dinheiro na mão da população e não dos bancos.

Triste ver os governantes não se preocuparem de fato com a qualidade de vida das pessoas.

valeu pela resposta.

@Douglas Tavares Pedroso nosso papel é seguir investindo independe de política a b ou c esteja no comando!

algumas coisas temos controle (estas devemos agir ) , outras não ( estas devemos apenas entender e nem gastar energia com isso)

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Douglas Tavares Pedroso disse:

abraço a todos.

Boa tarde, @Douglas Tavares Pedroso !

Deixando meu ponto de vista aqui sem levar em consideração vieses políticos (até porque são proibidos aqui na comunidade).

Independente de quem esteja nos comandos da coisa toda, o mercado ainda não deixa de ser cíclico. Pode ser que tomadas de decisões mantenham ora mais ora menos algum ciclo de mercado. Mas como as decisões não são tomadas sozinha e envolvem toda uma cadeia dentro do mercado, os ciclos conseguem se concretizar e girar em determinados prazos de tempo.

Nós como investidores de longo prazo e com as estratégias que aprendemos a formar saberemos onde estarão as melhores oportunidades bem como temos ferramentas que nos auxiliam a isso. Um mercado aquecido na renda fixa que faz com que deixe a bolsa de lado, por exemplo, abre um mar de oportunidades. No cenário inverso também. Isso sem contar as maneiras de surfar dentro da renda fixa travando taxas para ciclos futuros de mercado.

Por mais que alguns entendimentos nossos não caibam em determinadas situações onde afinal não temos controle algum, cabe a nós apenas seguir o baile e nos beneficiar disso.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...