Jump to content
  • 0

Dúvida em relação a montar a carteira. (Cadastrar ativos)


Renata Maron Mendes

Pergunta

Boa noite, sardinhas!

Hoje estou animada, já é a 4a mensagem na comunidade. rs

Eu finalizei o terceiro módulo, e minha carteira foi liberada. 🎉

Na parte de cadastrar os ativos, por exemplo Tesouro Selic 2025, devemos preencher o valor atual com o rendimento? 🤷‍♀️

Se tiver várias aplicações no Tesouro, preenchemos cada uma separadamente com seus respectivos valores atuais?

O mesmo para CDBs e RDBs☝️

Nos ativos já investidos precisamos colocar notas também ou só para novos aportes?

Agradeço a todos pela ajuda.

Renata

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite, @Renata Maron Mendes !

Muito ver essa animação por aqui que gostamos Haha

Vamos lá:

26 minutes ago, Renata Maron Mendes disse:

Na parte de cadastrar os ativos, por exemplo Tesouro Selic 2025, devemos preencher o valor atual com o rendimento? 🤷‍♀️

Sim, sempre será cadastrado o valor que você possui hoje nos ativos de renda fixa. Basta consultar na corretora o valor que você possui e lançar no diagrama.

Aqui vai um adendo para um futuro próximo. Nossa estratégia visa fazer aportes mensais. Então, uma vez ao mês quando for fazer o seu aporte, você pode revisar seus títulos de renda e atualizar eles para que o diagrama esteja bem conciso com os valores e fazer as sugestões ainda mais assertivas. Isso se faz necessário também pois ao contrário das ações, o diagrama não atualiza automático o valor da renda fixa.

28 minutes ago, Renata Maron Mendes disse:

Se tiver várias aplicações no Tesouro, preenchemos cada uma separadamente com seus respectivos valores atuais?

Se você tem várias aplicações de um mesmo tipo de tesouro como, por exemplo, várias compras do tesouro Selic 2029, pode somar tudo e lançar. 

Se tiver outros como tesouro Selic com outro vencimento ou prefixado ou IPCA+ eu acho interessante lançar as categorias separadas. E vou detalhar mais na sua próxima dúvida abaixo  😅

30 minutes ago, Renata Maron Mendes disse:

O mesmo para CDBs e RDBs☝️

Aqui pode ter variação e pode até se aplica na sua dúvida anterior sobre o tesouro.

Há quem goste de fazer lançamentos separadas (meu caso inclusive) pois eu gosto de ver título por título o quanto cada um está indexado e vencimento. Dá mais trabalho na hora de organizar mas eu gosto de um panorama no detalhe. Mas nada impede de fazer lançamentos agrupados como, por exemplo, agrupar tudo que é CDB % do CDI em um único lançamento, tudo que é CDB prefixado em outro e assim por diante.

Veja que não tem regra e cabe a você pensar no que você se sente mais tranquila em organizar e acompanhar.

32 minutes ago, Renata Maron Mendes disse:

Nos ativos já investidos precisamos colocar notas também ou só para novos aportes?

Sim, todos os ativos você pode lançar uma nota. Na renda fixa existem alguns consensos do que é mais utilizado mas também não tem uma regra ao certo. vou deixar abaixo como sugestão a forma que eu faço para você ter ao menos uma ideia:

Título do tesouro e demais rendas fixas dentro da cobertura do FGC: 10

Outras rendas fixas como CDBs, LCIs e LCAs fora da cobertura do FGC: 8

CRIs, CRAs e Debêntures: 6

 

Espero que tenha ficado claro e te ajude nas dúvidas!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Paulini,

Muito obrigada pela explicação. Também prefiro colocar separadamente para me organizar melhor, só queria confirmar se poderia fazer dessa forma.

Só faltou colocar a data de vencimento nos CDBs, o que é bem interessante.

Quando eu coloquei o valor do novo aporte, ele não me deu as opções, será que preciso finalizar o módulo de renda variável primeiro?

Muito obrigada mais uma vez. 🥰

Renata

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Renata Maron Mendes disse:

@Edison Paulini,

Muito obrigada pela explicação. Também prefiro colocar separadamente para me organizar melhor, só queria confirmar se poderia fazer dessa forma.

Só faltou colocar a data de vencimento nos CDBs, o que é bem interessante.

Quando eu coloquei o valor do novo aporte, ele não me deu as opções, será que preciso finalizar o módulo de renda variável primeiro?

Muito obrigada mais uma vez. 🥰

Renata

 

Olá Renata,

Você lançou a renda fixa incluindo as notas?

De toda forma, pelo menos comigo, o Diagrama só funcionou bem depois que defini as porcentagens para cada tipo de ativo (renda fixa, renda variável, criptos etc.) - o que, por sua vez, só é definido ao final do módulo 8. Pois é só lá que você terá acesso ao PIAR para direcionar a sua estratégia de investimento como um todo.

Aliás, espero que você tenha apenas testado o Diagrama quando disse que "colocou o valor do novo aporte". Porque você sabe que enquanto não terminar o curso você (idealmente) não deve fazer novos aportes, correto? Dinheirinho indo todo para o Tesouro Selico por enquanto 😉😝🙃

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Renata Maron Mendes disse:

@Edison Paulini,

Muito obrigada pela explicação. Também prefiro colocar separadamente para me organizar melhor, só queria confirmar se poderia fazer dessa forma.

Só faltou colocar a data de vencimento nos CDBs, o que é bem interessante.

Quando eu coloquei o valor do novo aporte, ele não me deu as opções, será que preciso finalizar o módulo de renda variável primeiro?

Muito obrigada mais uma vez. 🥰

Renata

 

Bom dia, @Renata Maron Mendes !

Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva.

Tem uma série de requisitos para o diagrama funcionar: estabelecer as metas por categoria, o diagrama já ter uma quantidade de ativos cadastrados, ter notas positivas para os ativos.

Além disso como você cadastrou renda fixa até o momento pelo que eu entendi, pode ser que sua carteira já esteja com os valores de meta dessa categoria batidos e como não tem outros ativos de outras categorias, o diagrama não sugere o aporte pois não tem o que ele sugerir.

Ao longo das aulas você vai alimentando o diagrama aos poucos até deixar ele redondidnho.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Paulini e @Matheus Passos Silva, obrigada pela ajuda de vcs.

Sim, só na selic por enquanto. Só fiquei curiosa de como funciona. rs

Já comecei o módulo 4 na empolgação. Vamos ver se perco o medo de ações de uma vez por todas.

Estou adorando a comunidade também!

Obrigada mais uma vez, meninos. 💋

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Renata Maron Mendes disse:

@Edison Paulini e @Matheus Passos Silva, obrigada pela ajuda de vcs.

Sim, só na selic por enquanto. Só fiquei curiosa de como funciona. rs

Já comecei o módulo 4 na empolgação. Vamos ver se perco o medo de ações de uma vez por todas.

Estou adorando a comunidade também!

Obrigada mais uma vez, meninos. 💋

Haha legal! Ficamos contentes em ajudar!

 

Foco total no módulo 4 que tem muuuuuito conteúdo. Vai curtir!

 

Conte com a gente nos estudos  =)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Renata Maron Mendes disse:

@Edison Paulini e @Matheus Passos Silva, obrigada pela ajuda de vcs.

Sim, só na selic por enquanto. Só fiquei curiosa de como funciona. rs

Já comecei o módulo 4 na empolgação. Vamos ver se perco o medo de ações de uma vez por todas.

Estou adorando a comunidade também!

Obrigada mais uma vez, meninos. 💋

Oi @Renata Maron Mendes,

Vai sem medo pro módulo 4. E depois sem medo também na hora de clicar "comprar" quando estiver mexendo com ações rsrsrs.

Mas só faça isso após terminar o curso hein!

E como sempre, conte com a gente por aqui.

Vamos que vamos 🚀

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...