Jump to content
  • 0

Marcação a mercado em títulos privados


Leandro Lopes Da Silva Bezerra

Pergunta

Boa tarde a todos! Fiquei com uma dúvida sobre a marcação a mercado nos títulos privados. O Raul explicou que não há marcação a mercado em títulos privados como CDB, LCs e RDB pelo motivo de não ser possível efetuar o resgate antes do vencimento. Mas temos a opção de fazer o resgate antecipado desses títulos pela corretora. Minha pergunta é: Qual a referência que temos de fazer um resgate antecipado? Por exemplo: Apliquei R$10.000,00 em um CDB do banco tal, se eu quiser fazer o resgate antecipado vou resgatar somente R$9,850,00 hoje, isso não seria a marcação a mercado?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Talvez eu possa contribuir com a sua dúvida...
Veja só, no âmbito dos investimentos de Renda Fixa, temos a vertente dos títulos Públicos oferecidos pelo Governo e negociados através da plataforma Tesouro Direto (Pós Fixados, Pré-Fixados e Híbridos), bem como a vertente dos Títulos Privados (CDBs, RDBs, LCs, LCIs, LCAs, Debêntures etc...). Certo, até aí tudo bem...
Na vertente dos Títulos Públicos, no que se refere às modalidades de ativos PREFIXADOS e IPCA+\% a.a., essas sofrem os efeitos de um movimento conhecido como "MARCAÇÃO A MERCADO", que nada mais é do que um mecanismo de ajuste entre Taxa de Rentabilidade e Preço Unitário do título para que se obedeça ao mandamento: "TODO TÍTULO DO TESOURO PREFIXADO E IPCA+ DEVERÁ VALER, NO VENCIMENTO, NECESSARIAMENTE, R$1.000,00".
Dito isso, sabemos que o mercado, diariamente, tece uma projeção acerca da trajetória dos Juros, e isso influencia no preço dos títulos. Ok, creio que até aqui tudo certo...
Entretanto, quando nos referimos às modalidades de investimentos de renda fixa no âmbito dos Títulos Privados (oferecidos por bancos e instituições financeiras), estes também podem deter natureza prefixada ou pós fixada.
Exemplo: CDBs podem ser de LIQUIDEZ DIÁRIA OU DE VENCIMENTO FECHADO. Há os Pós Fixados, cuja rentabilidade se atrela ao indexador CDI, e pode-se resgatar a qualquer momento. E Há também os prefixados, cuja rentabilidade é travada e o resgate se faz no vencimento do título. Estes últimos não sofrem marcação a mercado, visto que deve-se levar até o vencimento. Ex. CDBs de 5 anos, não pode resgatar. algumas corretoras até deixam, mas cobram um "pênalti" que muitas vezes não compensa. E AGORA SUA DÚVIDA: " Qual a referência que temos de fazer um resgate antecipado? Por exemplo: Apliquei R$10.000,00 em um CDB do banco tal, se eu quiser fazer o resgate antecipado vou resgatar somente R$9,850,00 hoje, isso não seria a marcação a mercado?" E muito embora eu tenha dito o mesmo que o Raul disse, no sentido de que "não há marcação em títulos privados por não ser possível efetuar o resgate antes do vencimento", acredito que você entenda melhor a justificativa: No Tesouro Direto você tem OUTRO TIPO DE NEGOCIAÇÃO ! Negociações frenéticas. Lá você consegue vender Tesouro Prefixado e IPCA+ A QUALQUER MOMENTO, mas nos CDBs não tem isso. Você só pode resgatar no vencimento, salvo casos específicos ofertados pelo emissor/corretora. Não acontece como no Tesouro. As vezes pode acontecer também com debêntures, porque grande parte tem rentabilidade semelhante ao IPCA, mas ainda assim, por ser de menor liquidez, vc pode ir na corretora e capturar, porém com aquele sagrado spread por parte da instituição ( "olha vou te dar liquidez num ativo que não tem, então quero meu pedaço do bolo").
Aguardo a contribuição dos demais colegas. TMJ!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Leandro Lopes Da Silva Bezerra o termo “marcação a mercado” é só um nome bonito para dizer que você vendeu um título do Tesouro Direto antes do vencimento, independente se você vendeu com uma rentabilidade positiva ou negativa. E acaba que muitas pessoas também usando o termo “marcação a mercado” em qualquer tipo de renda fixa, mas como disse, nada mais é que vender o título antes do vencimento. Complementando a resposta do Antonio Junior, no mercado do Tesouro Direto o único comprador dos títulos é o próprio Governo, ou seja, se o mercado está aberto, você vende o título pelo preço daquele momento e o Governo vai comprá-lo. Eventualmente pode ocorrer do Governo fechar as compras e vendas de Tesouro, mas é algo que volta rápido.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...