Jump to content
  • 0

Dúvida sobre ações ON x PN

Pergunta

Eu não entendi bem o que representa uma ações PN dentro de uma empresa a não ser um direito maior ao lucro distribuído da empresa (qual seria o lastro dela).
Exemplo: Supondo uma mini empresa de R$100.000,00 com 1000 ações a R$100, cada.
Se todas a ações são ON a situação está clara para mim.
Ai agora vem minhas dúvidas:
1 - É possível uma empresa com 100% de ações PN? Se sim, então quem vota nessa empresa?

2 - O que representa uma ação PN já que vc não tem direito a voto ? Ela é um pedaço "mudo" da empresa? Se no meu exemplo metade das ações são PN então as 500 ações ON representam os votos em 100%? Em que a PN se lastreia?

3- Tem algum critério/regra que relaciona a quantidade de ações PN que podem ser emitidas em relação as ON ?

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
41 minutes ago, Igor Menezes Marinho De Souza disse:

Eu não entendi bem o que representa uma ações PN dentro de uma empresa a não ser um direito maior ao lucro distribuído da empresa (qual seria o lastro dela).

@Igor Menezes Marinho De Souza o lastro é o mesmo que da ON, ou seja, é um pedaço da empresa, porém sem direito a voto.

42 minutes ago, Igor Menezes Marinho De Souza disse:

1 - É possível uma empresa com 100% de ações PN? Se sim, então quem vota nessa empresa?

Não é possível. A empresa obrigatoriamente deve ter ações ON. As ações PN foram criadas para as empresas capitarem dinheiro, porém sem dar ao acionista com ações PN ter direito a votos.

43 minutes ago, Igor Menezes Marinho De Souza disse:

2 - O que representa uma ação PN já que vc não tem direito a voto ? Ela é um pedaço "mudo" da empresa? Se no meu exemplo metade das ações são PN então as 500 ações ON representam os votos em 100%? Em que a PN se lastreia?

Não ter direito a voto não significa que a ação PN não tenha lastro ou valor. Poderíamos dizer que sim, é um pedaço mudo da empresa rsrsrs Sim, as 500 ações representam 100% dos votos, pois somente as ações ON podem votar. 

45 minutes ago, Igor Menezes Marinho De Souza disse:

3- Tem algum critério/regra que relaciona a quantidade de ações PN que podem ser emitidas em relação as ON ?

Que eu saiba, não existe uma obrigação de proporcionalidade entre ON e PN. Empresas que estão no segmento Novo Mercado tem somente ações ON e tag along de 100%. Nos outros segmentos pode ou não ter PN e o percentual de tag along é variável também.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...