Jump to content
  • 0

Investidor "normal" com consultoria se torna "Investidor Profissional"??


Marlon Antonio Pastro

Pergunta

Boa noite.

Alguns produtos ofertados no mercado são restritos a "INVESTIDORES PROFISSIONAIS"!

OK, sei o que é, requisitos e tal...

Minha duvida é a seguinte:

Suponhamos que eu não seja um investidor profissional, porém contratei um Consultoria (Exemplo a consultoria da AUVP), o fato de o eu (o investidor) estar acompanhado de uma consultoria/assessoria me da acesso a estes produtos exclusivos a Investidores Profissionais ou não? 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa Noite amigo tudo bem?  Sou novo nesse assunto, mas creio que isso são para investidores com 1 milhão de patrimônio investido. 

Segundo o google:  _A definição de investidor qualificado é da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e serve para diferenciar investidores com mais experiência e conhecimento no mercado de capitais. A intenção é evitar que investidores inexperientes se arrisquem em operações de alta complexidade_ 

Então a consultoria não ia mudar o fato que você ainda não é um investidor qualificado. ( espero ter ajudado um pouco) 🐟

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Lucas Ferro disse:

Boa Noite amigo tudo bem?  Sou novo nesse assunto, mas creio que isso são para investidores com 1 milhão de patrimônio investido. 

Segundo o google:  _A definição de investidor qualificado é da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e serve para diferenciar investidores com mais experiência e conhecimento no mercado de capitais. A intenção é evitar que investidores inexperientes se arrisquem em operações de alta complexidade_ 

Então a consultoria não ia mudar o fato que você ainda não é um investidor qualificado. ( espero ter ajudado um pouco) 🐟

Poizé, Lucas, eu também acho que a definição de investidor qualificado é baseada no capital acumulado (1M). O curioso é que, segundo a definição da CVM que você postou, o objetivo seria proteger o investidor iniciante de operações complexas - apesar disso, todos os produtos que eu já vi reservados para investidores qualificados são produtos "básicos", como algumas rendas fixas. O iniciante não tem nenhuma trava para comprar opções, por exemplo, mas tem uma trava para comprar determinada debenture. 

Outro ponto interessante é que não há exigência de comprovação desse capital acumulado, é puramente declaratória.

Enfim, me parece um instituto bem fraco.... 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Vinicius Zacarias Madela disse:

Poizé, Lucas, eu também acho que a definição de investidor qualificado é baseada no capital acumulado (1M). O curioso é que, segundo a definição da CVM que você postou, o objetivo seria proteger o investidor iniciante de operações complexas - apesar disso, todos os produtos que eu já vi reservados para investidores qualificados são produtos "básicos", como algumas rendas fixas. O iniciante não tem nenhuma trava para comprar opções, por exemplo, mas tem uma trava para comprar determinada debenture. 

Outro ponto interessante é que não há exigência de comprovação desse capital acumulado, é puramente declaratória.

Enfim, me parece um instituto bem fraco.... 

Sim parece que os mais ricos tem vantagem,   pesquisando mais sobre o tema eu fiquei sabendo que existe outras formas para se tornar qualificado :  Para se tornar um investidor qualificado, é necessário cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos: 

_Ter um patrimônio investido de, no mínimo, R$ 1 milhão em aplicações localizadas no Brasil. (então pelo visto isso não vai contar se a pessoa tiver algum investimento no exterior )

_Obter uma certificação financeira reconhecida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  

_Trabalhar com investimentos, como em clubes de investimento ou como assessor de investimentos. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marlon Antonio Pastro disse:

Boa noite.

Alguns produtos ofertados no mercado são restritos a "INVESTIDORES PROFISSIONAIS"!

OK, sei o que é, requisitos e tal...

Minha duvida é a seguinte:

Suponhamos que eu não seja um investidor profissional, porém contratei um Consultoria (Exemplo a consultoria da AUVP), o fato de o eu (o investidor) estar acompanhado de uma consultoria/assessoria me da acesso a estes produtos exclusivos a Investidores Profissionais ou não? 

Boa noite, @Marlon Antonio Pastro !

Ter um assessor não o faz um investidor qualificado. 

O que entendido pelas normativas do mercado financeiro é que o investidor tenha já investidos o valor de 1 milhão de reais. Isso dará o entendimento grosseiramente falando que a pessoa sabe bem o que está fazendo para ter alcançado este patamar.

Mas veja que a regra do entendimento é que a pessoa tenha 1 milhão e na verdade independente se isso foi conquistado por conta ou com auxílio.

A disponibilização destes investimentos ainda são em algumas corretoras restritos apenas para quem tem o valor já aplicado. Ou seja, em alguns lugares nem aparecem para quem não tem este valor investido. 

E mesmo quando aparecem, para se investir mesmo tendo acima de 1 milhão o investidor deve assinar um termo visando sua responsabilidade de entendimento de risco e que aquele investimento é mais específico para patrimônios maiores. E isso fica a cabo e responsabilidade do investidor em si independente de um consultor ou assessor estando do lado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marlon Antonio Pastro disse:

Boa noite.

Alguns produtos ofertados no mercado são restritos a "INVESTIDORES PROFISSIONAIS"!

OK, sei o que é, requisitos e tal...

Minha duvida é a seguinte:

Suponhamos que eu não seja um investidor profissional, porém contratei um Consultoria (Exemplo a consultoria da AUVP), o fato de o eu (o investidor) estar acompanhado de uma consultoria/assessoria me da acesso a estes produtos exclusivos a Investidores Profissionais ou não? 

Eu acredito que não há distinção na oferta de produtos para quem investe de maneira totalmente independente ou com o suporte da consultoria da AUVP. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...