Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado - Inserção de Perguntas

Gleisson Boscato Gomes

Pergunta

Boa tarde 

É viável utilizar perguntas repetitivas no  diagrama para diferenciar empresas mais sólidas. Por exemplo:

Ações:

1.1 - A empresa está há mais de 10 anos no mercado?
1.2 - A empresa está há mais de 25 anos no mercado?
1.3 - A empresa está há mais de 50 anos no mercado?

2.1 - A empresa tem um patrimônio líquido superior a 10 bilhões?
2.2 - A empresa tem um patrimônio líquido superior a 50 bilhões?
2.3 - A empresa tem um patrimônio líquido superior a 100 bilhões?

FIIs:

1.1 - O FII tem um patrimônio superior a 1 bilhão?
1.2 - O FII tem um patrimônio superior a 2,5 bilhões?
1.3 - O FII tem um patrimônio superior a 5 bilhões?

2.1 - O FII possui mais de 5 ativos e está presente em pelo menos 1 estado?
2.2 - O FII possui mais de 10 ativos e está presente em pelo menos 3 estados?
2.3 - O FII possui mais de 20 ativos e está presente em pelo menos 5 estados?

---

A ideia é fazer mais de uma pergunta por categoria, como tempo de mercado ou patrimônio, para captar diferentes níveis de solidez. No entanto, é importante equilibrar a quantidade de perguntas por categoria, de forma que nenhum critério importante seja sub valorizado. Por exemplo, se você fizer três perguntas sobre a idade da empresa, mas apenas uma sobre a rentabilidade, a rentabilidade terá menos peso na avaliação final, o contrário também poderia ser utilizado para informações não tão relevantes da empresa como por exemplo se ela paga dividendos, que para algumas pessoas não tem muita relevância, se essa categoria só ficasse com uma pergunta teria um pesso menor na avaliação final.

Portanto, ao usar essa abordagem, seria fundamental considerar quantas perguntas cada categoria receberá, ou utilizar um sistema de ponderação, para garantir que todos os critérios considerados importantes tenham o peso adequado na nota final da empresa ou FII.

Faz sentido?

• Brabo 4
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, Gleisson. 

Pensei em fazer a mesma para dar mais robustez como você mesmo disse, eu entendo que fazendo assim poderia dar mais peso para o ativo certo, pois a empresa X com 11 anos de mercado e a empresa Y com 100 anos de mercado terem o mesmo peso para "tempo" não faz muito sentido para mim. 
Gostaria de saber o que a comunidade pensa a respeito também.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Boa noite @Gleisson Boscato Gomes!

Eu só tomaria cuidado em ver se alguma das perguntas são de critério eliminatório. Além disso me atentaria também a quantidade de perguntas que você vai adicionar no diagrama, e olharia se suas perguntas estão correlacionadas (Ex. Pergunta 1: ROE >10 / Pergunta 2: ROE >15). Pra mim faz mais sentido você escolher um valor que lhe agrade como investidor e faria apenas uma pergunta.

Vou deixar um tópico que talvez possa lhe ajudar um pouco melhor:

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Olá @Gleisson Boscato Gomes,

Eu pessoalmente acho que não faz sentido.

Primeiro pelo número de perguntas. Imagine que você tenha 10 perguntas no Diagrama, Então na verdade seriam 30 perguntas, que você teria de responder para todas as empreass que você fosse inserir no Diagrama.

Lembrando que a função do Diagrama não é eliminar empresas, mas sim gerir o risco das empresas que você já avaliou e incluiu na sua carteira.

Apesar de eu entender o racional, me parece que você vai granularizar demais e - na minha opinião, claro - complicar o que não precisa ser complicado. É importante lembrar que o Diagrama do Cerrado busca simplicidade e agilidade na análise de risco, e não complexidade. O objetivo é medir a resiliência com perguntas diretas e práticas, sem perder a essência da estratégia. Quando você multiplica perguntas em uma mesma categoria, pode acabar diluindo o peso de outras métricas importantes, tornando o processo mais burocrático e, possivelmente, menos objetivo.

Por isso, focar em perguntas que realmente tragam novas informações relevantes para a análise de cada empresa parece ser mais eficiente. Um número menor de perguntas, mas bem distribuídas entre diferentes critérios de risco, tende a trazer uma visão mais equilibrada do perfil de cada empresa na sua carteira.

Espero ter ajudado!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

Boa tarde 

É viável utilizar perguntas repetitivas no  diagrama para diferenciar empresas mais sólidas. Por exemplo:

Ações:

1.1 - A empresa está há mais de 10 anos no mercado?
1.2 - A empresa está há mais de 25 anos no mercado?
1.3 - A empresa está há mais de 50 anos no mercado?

2.1 - A empresa tem um patrimônio líquido superior a 10 bilhões?
2.2 - A empresa tem um patrimônio líquido superior a 50 bilhões?
2.3 - A empresa tem um patrimônio líquido superior a 100 bilhões?

FIIs:

1.1 - O FII tem um patrimônio superior a 1 bilhão?
1.2 - O FII tem um patrimônio superior a 2,5 bilhões?
1.3 - O FII tem um patrimônio superior a 5 bilhões?

2.1 - O FII possui mais de 5 ativos e está presente em pelo menos 1 estado?
2.2 - O FII possui mais de 10 ativos e está presente em pelo menos 3 estados?
2.3 - O FII possui mais de 20 ativos e está presente em pelo menos 5 estados?

---

A ideia é fazer mais de uma pergunta por categoria, como tempo de mercado ou patrimônio, para captar diferentes níveis de solidez. No entanto, é importante equilibrar a quantidade de perguntas por categoria, de forma que nenhum critério importante seja sub valorizado. Por exemplo, se você fizer três perguntas sobre a idade da empresa, mas apenas uma sobre a rentabilidade, a rentabilidade terá menos peso na avaliação final, o contrário também poderia ser utilizado para informações não tão relevantes da empresa como por exemplo se ela paga dividendos, que para algumas pessoas não tem muita relevância, se essa categoria só ficasse com uma pergunta teria um pesso menor na avaliação final.

Portanto, ao usar essa abordagem, seria fundamental considerar quantas perguntas cada categoria receberá, ou utilizar um sistema de ponderação, para garantir que todos os critérios considerados importantes tenham o peso adequado na nota final da empresa ou FII.

Faz sentido?

Bom dia, @Gleisson Boscato Gomes !

Na minha opinião essa análise não faz muito sentido. 

A começar que a redundância de perguntas não vale a pena. Não vejo quais benefícios seriam tirados disso.

Quando estudamos uma empresa, acho importante considerar que ela possui fases que vão desde sua introdução ao mercado até uma fase de estabilidade (que também é conhecido como maturidade semelhante a tese das fases de vida de um produto).

Quando uma empresa está na fase de estabilidade ela já está consolidada no mercado, consegue manter suas margens aceitáveis e que garantem a geração de lucro inclusive com bons níveis de eficiência (baixos custos, boas margens operacionais, etc). 

Além disso, existem pontos que podem ficar digamos controversos. O que você julgaria melhor? Uma empresa com uma margem de 20% em cima de um lucro de 100 milhões de receita líquida onde a receita bruta foi de 500 milhões ou uma empresa onde a margem de lucro é de 5% de uma receita líquida de 1 bi onde a receita bruta foi de 1,2 bi ?

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...