Jump to content
  • 0

FIIs em baixa!!! E agora?

Rafael Di Martini Jaser

Pergunta

Recommended Posts

• 0
17 minutes ago, Bruno Luiz disse:

Boa tarde, irmão

Então, pode ser que eu mude de ideia até terminar o curso, mas o que me motiva a seguir essa linha é que eu quero usar os dividendos para custear o início da minha clínica, aluguel etc. 

Em vez de comprar uma sala comercial, no Rio de janeiro, achei mais sensato colocar o dinheiro em fii e usufruir dos dividendos mensais sem IR. Podendo realocá-los posteriormente. 

Bruno, vi seu outro comentário aqui:

22 horas atrás, Bruno Luiz disse:

Você fez os cálculos se vale a pena? Eu tô nessa dúvida real. Pensando em entrar em contato com o time da consultoria pra analisar melhor. Quero montar minha carteira com uns 50% de fii. Isso daria 1500 por ano só do fee based. 

R$ 1500 por ano seria R$ 125 por mês, não sei qual seu aporte mensal, mas considerando que você tem beneficios no retorno de taxas na compra de títulos de renda fixa, volta sempre um dinheirinho de aluguel de ações e quanto mais dinheiro você tiver no BTG, os valores cobrados no fee based vão diminuindo..

Eu acho uma boa opção, pois você consegue outros benefícios, principalmente com o cartão de credito com cashback, dependendo dos seus gastos mensais com o cartão, esse valor de R$ 125 ficaria ainda menor usando o cashback.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
47 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Bruno Luiz !

Não sei se você já fez as aulas do módulo 4, mas nela você verá que o dinheiro que vem de proventos (rendimentos de FIIs, dividendos e JCP de ações) na verdade saem do preço do ativo. É uma troca de bolso onde o valor sai do seu montante acumulado de patrimônio investido e vai para sua mão. Usando este valor consequentemente você está usando parte do seu patrimônio investido para outro objetivo e desacelerando os juros compostos. Além disso a depender do ciclo de mercado e/ou das empresas, você pode fazer com que seu patrimônio diminua.

Na minha opinião é uma estratégia que não faz muito sentido dados estes motivos.

Penso que o ideal seria você separar um valor direcionado para sua meta que é a clínica. Fazer este objetivo com "dinheiro novo".

Agradeço a disposição de ajudar, irmão. De verdade! 

Mas, deixa eu ver se entendi direito. Melhor do que usar os rendimentos para custear a clínica, seria reservar uma quantia pro "caixa" da clínica e investir o restante já montando a carteira bem mais estruturada pro longo prazo. É isso? Se for, fez muito sentido pra mim. Mas pode ser que eu não tenha conseguido captar toda a complexidade da mensagem, visto que, ontem enchi a cara e estou de ressaca, rs.

ABraços, Edison!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Bruno Luiz disse:

Boa tarde, irmão

Então, pode ser que eu mude de ideia até terminar o curso, mas o que me motiva a seguir essa linha é que eu quero usar os dividendos para custear o início da minha clínica, aluguel etc. 

Em vez de comprar uma sala comercial, no Rio de janeiro, achei mais sensato colocar o dinheiro em fii e usufruir dos dividendos mensais sem IR. Podendo realocá-los posteriormente. 

Estou com o @Edison Paulininessa...

Se está na fase de construção de patrimonio o indicado é deixar os  ativos agirem com os juros compostos... Você usufruir de 100% dos rendimentos seja eles de FII, Dividendos de ações, etc... Vai fazer seu patrimonio se deteriorar no longo prazo. Abraço

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Mariana Silva disse:

Bruno, vi seu outro comentário aqui:

R$ 1500 por ano seria R$ 125 por mês, não sei qual seu aporte mensal, mas considerando que você tem beneficios no retorno de taxas na compra de títulos de renda fixa, volta sempre um dinheirinho de aluguel de ações e quanto mais dinheiro você tiver no BTG, os valores cobrados no fee based vão diminuindo..

Eu acho uma boa opção, pois você consegue outros benefícios, principalmente com o cartão de credito com cashback, dependendo dos seus gastos mensais com o cartão, esse valor de R$ 125 ficaria ainda menor usando o cashback.

De fato, não é tanto dinheiro assim, acho que fiquei mais aflito pq um amigo tinha dito que investe pela xp e não pagava nada nos fiis, mas ele pode estar pagando sem saber, rs.

Obrigado pela perspectiva :) vou procurar essas tabelas pra saber ao certo quanto eu pagaria transferindo o meu patrimônio pra lá

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Bruno Luiz disse:

Agradeço a disposição de ajudar, irmão. De verdade! 

Mas, deixa eu ver se entendi direito. Melhor do que usar os rendimentos para custear a clínica, seria reservar uma quantia pro "caixa" da clínica e investir o restante já montando a carteira bem mais estruturada pro longo prazo. É isso? Se for, fez muito sentido pra mim. Mas pode ser que eu não tenha conseguido captar toda a complexidade da mensagem, visto que, ontem enchi a cara e estou de ressaca, rs.

ABraços, Edison!

Você captou a ideia sim, @Bruno Luiz.

Vamos imaginar um exemplo aqui. Você usa 25% de sua renda para investir na sua carteira de ações, FIIs, etc (o percentual mínimo recomendável por aqui) e estabelece que 15% da sua renda será uma meta destinada para investir na clínica. 

Dessa maneira, veja que com o que você ganha mensalmente de salário/renda tem um direcionamento para você se aposentar no futuro que é sua carteira e uma outra parte para um objetivo que é a clínica.

E mesmo direcionando estes valores de meta para a clínica você pode investir. Tesouro Selic, CDB de liquidez diária, se você estabelecer uma data que quer começar a clínica como, por exemplo daqui a 2 anos, é possível usufruir de outros CDBs com vencimentos próximos a data de uso, LCIs e LCAs por conta da isenção de IR podem ser muito atrativos.

Claro que é uma ideia e uma sugestão e não uma recomendação.

Mas acredito que pode te ajudar a pensar um pouco em uma estratégia legal para seguir com seus objetivos  =)

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
19 horas atrás, Bruno Luiz disse:

Boa tarde, irmão

Fala @Bruno Luiz td bem? Como o @Edison Paulini explicitou acima, e sempre de forma muito clara, temos que avaliar melhor qual a sua meta. Se a sua meta for comprar uma sala comercial para seu negócio/ empresa e que isso tenha potencial de aumentar sua renda, priorize isso, invista com prazo para fazer essa compra, se tiver o dinheiro faça a compra, se precisar financiar mande ver. Não vejo como FIIs irão proporcionar isso. Obviamente estou fazendo uma análise rasa, não conheço sua situação. 

Agora se a sua meta é construção de patrimônio/ investinentos ai eu sou mais enfático ainda de falar que os FIIs nessa proporção podem realmente te atrapalhar no processo. Temos uma ideia errada que esses dividendos ajudam a custear as coisas, mas na verdade você está incidindo negativamente sobre os seus juros compostos. A bola de neve não vao crescer assim.

Essa troca de ideias é muito proveitosa, pq não existe certo e errado. E as experiências dos outros sempre agregam algo para nós mesmos. Depois fala o que você achou.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Salve @Hugo Barone e @Edison Paulini, agradeço demais a recepção e toda troca aqui na comunidade, 

Acabou que eu encontrei um vídeo antigo do Raul ensinando a fazer a gestão da grana quando for se aposentar e viver de renda. Era essa informação que eu ainda não tinha tido contato, até ler o comentário do Edison e assistir esse vídeo. 

Digo isso pois no momento eu não tenho nenhuma renda, eu sou psicólogo de formação, mas parei de atender em decorrência de problemas graves de saúde no seio familiar, que acabaram me sobrecarregando muito.

Hoje o que eu preciso é custear o aluguel de uma sala comercial e abrir minha agenda para os atendimentos, os custos da operação giram em torno dos 2~2.5k mês. Minha ideia, a partir disso, era alocar o meu patrimônio (cerca de 320k) em algo que me rendesse mensalmente o que eu preciso pra custear a clínica, até que a clínica começasse a se pagar e eu pudesse remanejar a carteira para outras estratégias. 

Mas aprendendo com vocês e com o Raul, acredito que seja mais interessante, de fato, seguir a estratégia que o Raul deu nesse vídeo e @andre_garcia91 explicou muito bem nos comentários. 

Inclusive, esse vídeo merecia muito uma versão atualizada com o Raul do presente, que se expressa muito melhor que o Raul do passado! 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
32 minutes ago, Bruno Luiz disse:

Salve @Hugo Barone e @Edison Paulini, agradeço demais a recepção e toda troca aqui na comunidade, 

Acabou que eu encontrei um vídeo antigo do Raul ensinando a fazer a gestão da grana quando for se aposentar e viver de renda. Era essa informação que eu ainda não tinha tido contato, até ler o comentário do Edison e assistir esse vídeo. 

Digo isso pois no momento eu não tenho nenhuma renda, eu sou psicólogo de formação, mas parei de atender em decorrência de problemas graves de saúde no seio familiar, que acabaram me sobrecarregando muito.

Hoje o que eu preciso é custear o aluguel de uma sala comercial e abrir minha agenda para os atendimentos, os custos da operação giram em torno dos 2~2.5k mês. Minha ideia, a partir disso, era alocar o meu patrimônio (cerca de 320k) em algo que me rendesse mensalmente o que eu preciso pra custear a clínica, até que a clínica começasse a se pagar e eu pudesse remanejar a carteira para outras estratégias. 

Mas aprendendo com vocês e com o Raul, acredito que seja mais interessante, de fato, seguir a estratégia que o Raul deu nesse vídeo e @andre_garcia91 explicou muito bem nos comentários. 

Inclusive, esse vídeo merecia muito uma versão atualizada com o Raul do presente, que se expressa muito melhor que o Raul do passado! 

@Bruno Luiz que bom que deu uma ajuda e desejo sucesso por aí!

Já passei por uns perrengues de cunho familiar envolvendo saúde e sei como é barra  ;/

Tudo de melhor e conte coma  gente!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/10/2024 at 19:01, Bruno Luiz disse:

De fato, não é tanto dinheiro assim, acho que fiquei mais aflito pq um amigo tinha dito que investe pela xp e não pagava nada nos fiis, mas ele pode estar pagando sem saber, rs.

Também não entendi muito este conceito de fee based. Estou certo em acreditar que isso é somente se a sua carteira for mantida pela equipe do BTG? Porque pelo que li das taxas, investir pelo BTG tem custo zero para renda variável. 🤔 

Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Helder Jr disse:

Também não entendi muito este conceito de fee based. Estou certo em acreditar que isso é somente se a sua carteira for mantida pela equipe do BTG? Porque pelo que li das taxas, investir pelo BTG tem custo zero para renda variável. 🤔 

@Helder Jr na AUVP CAPITAL no BTG todas as contas que estão com a AUVP CAPITAL como ASSESSOR pagam fee based sobre o patrimônio que está no BTG. São 0,90%aa e em contrapartida temos vários benefícios como por exemplo, taxa zero em Ações (para cliente BTG há corretagem), taxa private na Renda Fixa (taxa para quem tem mais de R$10milhões e como alunos temos esta taxa independente de valor de carteira), temos cashback do rebate na renda fixa, no aluguel de ações, temos cartão de crédito Mastercard Black com vários benefícios e anuidade isenta cumprindo poucos requisitos, Suporte exclusivo prestado pela AUVP CAPITAL.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 24/10/2024 at 18:54, Matheus Keitaro disse:

Boa tarde @Rafael Di Martini Jaser!

Rapaz amigo, eu tô na turma 2, até por que não estou nem olhando as cotações kkkkkk melhor assim. 

Eu já estou desbalanceado com relação aos FIIS e renda variável, devido aos "erros" cometidos antes da AUVP hahaha.

Tmj.... queria estar aproveitando tanta coisa agora, mas os erros do passado estão me obrigando a focar em RF.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Depende muito do seu objetivo. Construção de patrimônio e se você ainda é jovem, FII pode não ser a melhor escolha. No meu caso, como já estou mais véinho... rsss e o meu objetivo agora é renda passiva, já faz todo o sentido e eu adoro quando os FII's e ações caem, pois aí aplico aquela estratégia do contrafluxo, e funciona muito bem. Os dividendos não baixam e  são ótimas oportunidades de fazer novos aportes. Aí vc ganha no principal, quando o valor voltar e tb no aumento dos dividendos (considerando que fez escolhas de bons ativos e em fundos de tijolos, pois fundos de papeis e afins, já muda a história). 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 27/10/2024 at 13:28, Edison Paulini disse:

@Bruno Luiz que bom que deu uma ajuda e desejo sucesso por aí!

Já passei por uns perrengues de cunho familiar envolvendo saúde e sei como é barra  ;/

Tudo de melhor e conte coma  gente!

On 27/10/2024 at 12:54, Bruno Luiz disse:

Super 10  @Bruno Luiz ter resgatado este video. Concordo que, vale um Renew pois o tema é muito interessante e oportudo, principalmente para quem quer montar uma estratégia para renda passiva. Acredito que seja um tema que inclusive, poderia ser mais explorado aqui na AUVP ( Estratégias para a fase de viver de renda passiva). Estou nesta fase atualmente..., motivo de estar por aqui. Rssss.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...