Jump to content
  • 0

ETF's Brasileiros? Ou ETF's é só na gringa?

Pergunta

Olá.

Estou começando a olhar ETF's para investir, mas até onde entendi / pesquisei essa estratégia vale a pena pensando no mercado americano / irlandês - que tem ETF's muito bons, com muitas possibilidades e diversificações, baixa taxa de administração e pagam dividendos (que são reinvestidos neles). E até onde pesquisei não tem ETF's que sejam bons na B3 - taxas de administração mais altas, não pagam dividendos, pouco diversificação. 

Então a minha pergunta é: só vale a pena comprar ETF's investindo fora?

Se sim, devemos nos preocupar com o valor do dólar na hora de investir? Ou indo numa estratégia de Buy & Hold (que é de longo prazo) isso não vai importar tanto, é mais importante a frequência de aportes?

Digo isso pq estou com um dinheiro para aportar nisso mas o dólar subiu muito nas últimas semanas e pelo jeito não vai baixar tão cedo.

Muito obrigado.

Editado por Henrique Bueno Ribas Ribeiro
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Henrique Bueno Ribas Ribeiro disse:

Olá.

Estou começando a olhar ETF's para investir, mas até onde entendi / pesquisei essa estratégia vale a pena pensando no mercado americano / irlandês - que tem ETF's muito bons, com muitas possibilidades e diversificações, baixa taxa de administração e pagam dividendos (que são reinvestidos neles). E até onde pesquisei não tem ETF's que sejam bons na B3 - taxas de administração mais altas, não pagam dividendos, pouco diversificação. 

@Henrique Bueno Ribas Ribeiro a questão entre os ETFs nacionais e os internacionais é o tamanho do Mercado, e da maturidade deles. Os ETFs nacionais são poucos se compararmos com o mercado americano, porém estamos avançando. Já tem ETF que paga dividendos. Não acompanho os ETFs aqui, porém a taxa de administração, com o crescimento do mercado tende a diminuir, pois concorrência leva a isto.

Então a minha pergunta é: só vale a pena comprar ETF's investindo fora?

Depende. Não há impedimento, e nem estar errado, investir em ETF aqui no Brasil e também lá fora. 

Se sim, devemos nos preocupar com o valor do dólar na hora de investir? Ou indo numa estratégia de Buy & Hold (que é de longo prazo) isso não vai importar tanto, é mais importante a frequência de aportes?

Digo isso pq estou com um dinheiro para aportar nisso mas o dólar subiu muito nas últimas semanas e pelo jeito não vai baixar tão cedo.

Muito obrigado.

Com relação ao Dólar, é o que falamos, a cotação mais barata é a de ontem, e a segunda, é a de hoje. É o que você falou, no longo prazo a cotação do Dólar não vai interferir, pois haverão meses onde a cotação estará maior e meses em que estará menor. É o mesmo nos aportes na Renda Variável na Bolsa. O que vale é a constância.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Legal. Ajudou sim @Flavio Prado

Vou começar aportando um pouco em alguns ETF's lá fora mesmo. Assisti de novo a aula bônus sobre ETF's Globais, e vou aportar no IVV, VNQ e no VT pra começar.

Mas vou ficar de olho nos ETF's brasileiros e como vai evoluir isso nos próximos meses.

Muito obrigado.

Editado por Henrique Bueno Ribas Ribeiro
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Henrique Bueno Ribas Ribeiro disse:

Legal. Ajudou sim @Flavio Prado

Vou começar aportando um pouco em alguns ETF's lá fora mesmo. Assisti de novo a aula bônus sobre ETF's Globais, e vou aportar no IVV, VNQ e no VT pra começar.

Mas vou ficar de olho nos ETF's brasileiros e como vai evoluir isso nos próximos meses.

Muito obrigado.

Mais comum comprarem ETF estrangeiro pelo Brasil... Se ainda tem pouco capital e deseja diversificar na renda americana.. IVVB11, ele réplica o índice IVV na bolsa americana, rende menos que investir diretamente lá, porém você pode investir com pouco dinheiro. Na minha perspectiva nao vale a pena investir no exterior com patrimônio menor que r$100k. Devidos as taxas de câmbio, IOF, etc..

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...