Jump to content
  • 1

O que saber sobre a empresa para investir?

Cristian Souza

Pergunta

O que preciso aprender sobre a empresa para me sentir seguro para tomar a decisão final para investir?

Olhamos o segmento: perene
Olhamos os números: Bons números
Olhamos os lucros: consistentes a mais de 10 anos

O que mais preciso saber? Raul demora em média 3 meses para bater o martelo. Mas estou com dúvida em o que se precisa fazer que leve tanto tempo. Ler os balanços? ok, o último balanço mostrou que teve aumento de venda, aumento de lucro e diminui os custos..... e agora já da pra investir? preciso aprender sobre todos os passos de produção?

Estou com muitas dúvidas para saber quanto preciso estudar e o que estudar para saber se ja estaria "seguro" pra investir

• Brabo 1
Link para compartilhar

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
19 horas atrás, Cristian Souza disse:

Fiz o PIAR, defini as alocações. Mas a minha maior dúvida é saber se estou dispondo pouco tempo nos estudos pra decidir em investir nas empresas. Por enquanto estudei as mais "famosas" e mais citadas no curso e no canal do Raul. Não demorei 3 meses pra decidir escolher weg, bb seguridade, klabin, por exemplo. acho que weg com 3 dias de análise ja escolhi ela, bb seguridade, itaúsa e klabin algo em torno disso. Claro, uma empresa que não foi citada eu com certeza colocaria mais tempo em estudos. Mas essas 4 que citei me parecem empresas "curinga" algo talvez como "não tem como errar", o que me leva a pensar... será que não tem como errar mesmo? os números são ótimos, a história dessas empresas também, o futuro muito promissor, mas não consegui ficar meses estudando elas. 

Bom dia, @Cristian Souza !

Dando um opinião mais pessoal e considerando as outras postagens que você já fez aqui, acredito que seja só insegurança que você está tendo.

Tem pessoas que conseguem dispor de mais tempo para estudar e outras menos. Além do fator tempo tem também a curva de aprendizado. Você me aparenta ser uma pessoa dedicada, sempre está aqui com ótimas dúvidas e absorve os comentários e respostas dos colegas.

Ficar meses estudando uma empresa está vinculado a estes dois fatores que comentei acima. Uma pessoa pode levar realmente meses se estudar uma empresa 10mins por dia e 3 dias na semana e se tiver dificuldades de interpretação de dados análises e afins. Isso já mudaria se ela consegue absorver mais rápido. 

Aonde quero chegar com isso? O fato de terem pessoas que levam meses para estudar não significa necessariamente que todo mundo deva levar isso. 

E de fato, tem empresas que se destacam por si e quase são consideradas coringas nos estudos e acabam se enquadrando na estratégia da maioria. 

Acredito que você esteja no caminho certo.

Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Cristian Souza disse:

O que preciso aprender sobre a empresa para me sentir seguro para tomar a decisão final para investir?

Olhamos o segmento: perene
Olhamos os números: Bons números
Olhamos os lucros: consistentes a mais de 10 anos

O que mais preciso saber? Raul demora em média 3 meses para bater o martelo. Mas estou com dúvida em o que se precisa fazer que leve tanto tempo. Ler os balanços? ok, o último balanço mostrou que teve aumento de venda, aumento de lucro e diminui os custos..... e agora já da pra investir? preciso aprender sobre todos os passos de produção?

Estou com muitas dúvidas para saber quanto preciso estudar e o que estudar para saber se ja estaria "seguro" pra investir

@Cristian Souza a insegurança é normal. Quem disser que não tem, não está falando a verdade. Mesmo que saibamos alguma coisa de investimentos, aqui na AUVP ESCOLA olhamos com muito mais profundidade e com estratégia, então sempre vai dar uma gelada. 

Você disse que finalizou o curso. Fez o PIAR e definiu uma estratégia? Deu os percentuais para as classes de ativos?

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
21 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Cristian Souza a insegurança é normal. Quem disser que não tem, não está falando a verdade. Mesmo que saibamos alguma coisa de investimentos, aqui na AUVP ESCOLA olhamos com muito mais profundidade e com estratégia, então sempre vai dar uma gelada. 

Você disse que finalizou o curso. Fez o PIAR e definiu uma estratégia? Deu os percentuais para as classes de ativos?

O que significa PIAR ? O Raul comenta sobre isso no curso ? Sou da turma 38, ainda não estou com as aulas liberadas. Estou conhecendo um pouco mais da comunidade e adquirindo conhecimento com a leitura dos posts no momento

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Joel Attilio Frcasso disse:

O que significa PIAR ? O Raul comenta sobre isso no curso ? Sou da turma 38, ainda não estou com as aulas liberadas. Estou conhecendo um pouco mais da comunidade e adquirindo conhecimento com a leitura dos posts no momento

Calma @Joel Attilio Frcasso sua Turma terá a live inaugural na quinta. Já assistiu a Aula Zero?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Joel Attilio Frcasso disse:

Sim, já assisti. Estou calmo haha, estou dando uma lida na comunidade e fiquei curioso com a sigla que usou @Flavio Prado. Até hoje nunca tinha ouvido falar sobre isso 

@Joel Attilio Frcasso é um termo da AUVP ESCOLA. Significa Plataforma Integrada de Avaliação de Riscos. É um questionário que lhe dará um norte para a criação da sua estratégia de investimentos. Você terá acesso a ele no Módulo 8.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Show, @Flavio Prado! Acho que já vi sobre em alguns vídeos do Raul no youtube, mas lá não usa essa sigla e também não é possível enxergar as perguntas. Obrigado pela resposta, espero compartilhar mais conhecimentos assim que concluir o curso com você e demais membros. Ao @Cristian Souza, espero que se sinta mais confortável ao responder essas perguntas !

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Você tem razão da insegurança. Todos sentem, é normal. E ainda tenho insegurança. Isso faz pensar e repensar, para tentar evitar de trem errado. Mesmo assim acaba fazendo algo. Mas nada que possa ser consertado. Isso é bom para podermos aprender mais. Investimentos como não é uma ciência exata. Tenho a visão que é muito difícil. 

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Joel Attilio Frcasso disse:

Isso na hora certa e no momento certo, você vai descobrir. Mas vale a pena. Aprenda tudo que puder até chegar no último módulo para ser apresentado. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Flavio Prado disse:

Fiz o PIAR, defini as alocações. Mas a minha maior dúvida é saber se estou dispondo pouco tempo nos estudos pra decidir em investir nas empresas. Por enquanto estudei as mais "famosas" e mais citadas no curso e no canal do Raul. Não demorei 3 meses pra decidir escolher weg, bb seguridade, klabin, por exemplo. acho que weg com 3 dias de análise ja escolhi ela, bb seguridade, itaúsa e klabin algo em torno disso. Claro, uma empresa que não foi citada eu com certeza colocaria mais tempo em estudos. Mas essas 4 que citei me parecem empresas "curinga" algo talvez como "não tem como errar", o que me leva a pensar... será que não tem como errar mesmo? os números são ótimos, a história dessas empresas também, o futuro muito promissor, mas não consegui ficar meses estudando elas. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Cristian Souza disse:

Oi Cristian, essa questão de tempo é uma coisa bem pessoal. Revendo as aulas de renda variável, ele comenta que passa por todo o processo de:

1) Analisar o setor com base em alguns critérios (setor lucrativo, perene, etc).

2) Analisar as empresas do setor por meio das perguntas do método Scuttlebutt.

3) Analisar os fundamentos das empresas, passando ainda por aquelas perguntas do Diagrama do Cerrado.

Algumas empresas, como as que você citou, já são mais conhecidas dos investidores, mas pra estudar uma empresa diferente por esses passos, provavelmente vai demorar mais. Se será 3 meses, 1 semana, 3 dias..aí depende da pessoa mesmo.

Entendo que a ideia de "demorar" mais na análise é para que, na hora que a pessoa for comprar ações, e consequentemente virar sócio da empresa, ter total certeza de que é isso que ela quer, e não fazer por oba-oba ou impulsão. =]

Link para compartilhar

• 0
On 28/10/2024 at 20:21, Cristian Souza disse:

ANÁLISE DE UM BOM ATIVO:

SETOR

EMPRESA

NÚMEROS

ANÁLISE SETORIAL:

O setor é lucrativo? Se sim prossiga

O setor aéreo e o varejo, se provaram não dar lucro, com a vinda da internet o varejo tem melhorado mas são setores mais problemáticos.

Setores mais seguros:

Financeiro

Materiais básicos

Saúde

Utilidade Pública

Exemplos: Celulose, Tijolo, Grandes bancos , Laboratórios, saneamento, energia, seguradoras

Setores mais arriscados:

Comunicação

Consumo cíclico

Não cíclico

Petróleo

Gás

Biocombustíveis

Como selecionar ações?

1° Escolha um setor

2° Faça uma análise prévia de todos os ativos disponíveis naquele setor
3° Não invista em uma empresa da moda, cielo, Kodak, são empresas que se analisadas corretamente já haviam deixado claro não ter inovações nem novos clientes, era questão de tempo de serem deixadas para trás.

4° A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento? Manter produtos sem se inovar levará a empresa ao fracasso. Coca cola: Tinha um viés de fazer mal à saúde, se inovou com produtos zero para abranger um novo público.
(Consulte o RI para descobrir, caso não conste nenhuma informação, entenda como não investe em pesquisa e desenvolvimento)
5° Como é o marketing de vendas dessa empresa? Trata bem seus clientes? A recorrência de uma venda vem do atendimento, consulte reclame aqui e outras ferramentas para entender mais sobre esse ponto.

6° A empresa tem uma boa margem de lucro? 

Tem quedas consistentes na margem de lucro ?

O que ela faz para melhorar as margens de lucro?

7° A empresa tem boa relação trabalhista com seu quadro pessoal?
Greves, problemas trabalhistas, são problemáticas.

8° A empresa tem boa relação com seus executivos?
Fica trocando de diretoria, presidente, troca de acusações e etc…

9° Correções de DRE? As informações financeiras fornecidas são inconsistentes, passa por correções após a publicação?

10° A empresa sabe o que fará com seu capital? Ela tem uma estratégia clara sobre o futuro?

11° A empresa emite novas ações com frequência? Caso sim, ela pode tornar sua posição irrelevante, trazendo prejuízo aos acionistas, pois você vai sendo liquidado.

12° A empresa fala abertamente a seus acionistas mas se fecha em situações conturbadas e diante decepção?

13° A empresa conta com uma administração de integridade inquestionável?

Exemplo da IRBR, Americanas, que são empresas que caíram perante a corrupção e enganaram seu sócios.

Editado por Rafael Di Martini Jaser
Link para compartilhar

• 0
On 29/10/2024 at 16:47, Joel Attilio Frcasso disse:

Show, @Flavio Prado! Acho que já vi sobre em alguns vídeos do Raul no youtube, mas lá não usa essa sigla e também não é possível enxergar as perguntas. Obrigado pela resposta, espero compartilhar mais conhecimentos assim que concluir o curso com você e demais membros. Ao @Cristian Souza, espero que se sinta mais confortável ao responder essas perguntas !

@Joel Attilio Frcasso pelo que você fala aqui, você está se referindo a duas ferramentas distintas.

Uma é o PIAR, que no Módulo 8 você responderá um questionário e o sistema vai gerar um relatório com os percentuais por classe de ativo, é um relatório que vai te dar um norte de como montar as metas de cada classe de ativo.

A outra é o Diagrama do Cerrado. Ela é liberada no Módulo 4. São as perguntas para Ações e as perguntas para FIIs. O Diagrama é um gerenciador de riscos. Não é uma ferramenta de análise de empresas. A análise devemos fazer "fora" da plataforma, e aí quando definimos as empresas que seremos sócios, só aí vamos cadastrá-las no Diagrama do Cerrado e responder as perguntas. Cada empresa terá uma nota e com base na nota, percentuais por classe de ativos, cotação do dia, carteira existente e mais algumas coisas, a plataforma vai conseguir fazer a sugestão em quais ativos devemos aportar no mês para que a carteira sempre esteja balanceada e com uma gestão de risco bem feita.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...