Post popular Gabriel Silveira Martins Postado Sexta-feira às 17:13 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 17:13 No curso é destacado que com a taxa selic em alta, é um bom momento para investir em renda variável, inclusive os FI's. Minha dúvida é, se essa afirmação se aplica aos FIs de papel, uma vez que são atrelados a renda fixa, correto? 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Edison Paulini Postado Sexta-feira às 19:43 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 19:43 2 horas atrás, Gabriel Silveira Martins disse: No curso é destacado que com a taxa selic em alta, é um bom momento para investir em renda variável, inclusive os FI's. Minha dúvida é, se essa afirmação se aplica aos FIs de papel, uma vez que são atrelados a renda fixa, correto? Boa tarde, @Gabriel Silveira Martins ! De certa forma sim, essa é uma tendência a se dizer que em cenários de altas taxas de juros os investidores podem ser mais atraídos para a renda fixa dada as altas rentabilidades oferecidas somado a um nível maior de segurança em comparação a renda variável. Mas não é necessariamente uma regra. Existem outros fatores econômicos que afetam essa correlação. Como sempre, o diagrama do cerrado é o melhor condutor para essa tomada de decisão sobre onde aportar pois além de estar mais alinhado com o mercado também estará alinhado com nossas metas. Quanto aos FIIs de papel, realmente eles são atrelados a renda fixa por conta da exposição em CRIs. Mas a avaliação de um FII de papel deve ser mais minuciosa pois eles são mais sensíveis. O risco de crédito pode aumentar além de ser importante frisar a gestão do fundo se ele está controlando os riscos tomados. Eles tendem a ficar com um P/VP abaixo o que estimularia a compra. Isso na minha opinião é um sinal de aumento de risco neste caso. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Rafael Di Martini Jaser Postado Sexta-feira às 20:01 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 20:01 2 horas atrás, Gabriel Silveira Martins disse: No curso é destacado que com a taxa selic em alta, é um bom momento para investir em renda variável, inclusive os FI's. Minha dúvida é, se essa afirmação se aplica aos FIs de papel, uma vez que são atrelados a renda fixa, correto? Como citado pelo Edi, entenda que a economia anda de acordo com a maré, juros altos, as pessoas querem deixar o dinheiro guardado na renda fixa, menos exposição, medo, desvalorização, fazendo assim os fundos (inclusive de papel), ações, etc, desabarem... No geral os fundos permanecem tendo os resultados iguais ou muito proximos, o que muda é somente o P/VP, porém em uma queda acentuda teria de pesquisar a fundo se realmente é só a selic que está atrelando essa queda, pode ter outro fator, algum risco de contrato, por isso no caso de fundos de papel a pesquisa é mais chata e minuciosa por se tratar de contratos. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Helder Jr Postado Domingo às 13:19 Compartilhar Postado Domingo às 13:19 On 01/11/2024 at 17:01, Rafael Di Martini Jaser disse: Como citado pelo Edi, entenda que a economia anda de acordo com a maré, juros altos, as pessoas querem deixar o dinheiro guardado na renda fixa, menos exposição, medo, desvalorização, fazendo assim os fundos (inclusive de papel), ações, etc, desabarem... No geral os fundos permanecem tendo os resultados iguais ou muito proximos, o que muda é somente o P/VP, porém em uma queda acentuda teria de pesquisar a fundo se realmente é só a selic que está atrelando essa queda, pode ter outro fator, algum risco de contrato, por isso no caso de fundos de papel a pesquisa é mais chata e minuciosa por se tratar de contratos. É isso. :) Ótima resposta. Mas com as ferramentas do curso, o investidor não precisa se preocupar se a SELIC está alta ou não para saber se investe no FII, basta ele comprar o que o sistema mandar porque esta desvalorização das cotas já estará presente (e possivelmente mostrará que é hora de comprar o FII). :) 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniel Felix Ferber Postado Domingo às 20:55 Compartilhar Postado Domingo às 20:55 Eu estava pensando justamente a mesma coisa esta semana. Descobri que tem até FIIs de papel específicos para CRIs pré, pós ou inflação. Para todos os gostos. Fiquei pensando: quando os clientes decidem sair, o administrador do FII não seria obrigado a vender os papeis num momento potencialmente desfavorável? Não seria a mesma questão que o Raul critica nos fundos tradicionais? Se minha compreensão das aulas estiver correta, eu arriscaria afirmar que o momento seria para comprar os FIIs de tijolo, uma vez que estão descontados na média. E até nesse caso, notei que os FIIs mais robustos (mais imóveis, mais clientes, mais diversificados, menos vacância) sofreram menos variação de PVP que os mais frágeis. O que sugere que o desconto atual está concentrado mais naqueles que tem mais risco. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marco Antonio Yamamoto Postado Segunda-feira às 02:36 Compartilhar Postado Segunda-feira às 02:36 5 horas atrás, Daniel Felix Ferber disse: Eu estava pensando justamente a mesma coisa esta semana. Descobri que tem até FIIs de papel específicos para CRIs pré, pós ou inflação. Para todos os gostos. Fiquei pensando: quando os clientes decidem sair, o administrador do FII não seria obrigado a vender os papeis num momento potencialmente desfavorável? Não seria a mesma questão que o Raul critica nos fundos tradicionais? Se minha compreensão das aulas estiver correta, eu arriscaria afirmar que o momento seria para comprar os FIIs de tijolo, uma vez que estão descontados na média. E até nesse caso, notei que os FIIs mais robustos (mais imóveis, mais clientes, mais diversificados, menos vacância) sofreram menos variação de PVP que os mais frágeis. O que sugere que o desconto atual está concentrado mais naqueles que tem mais risco. Eu também estou pensando a mesma coisa, se o aumento nas taxas de renda fixa não indicam um bom momento para comprar FIIs de tijolo para comprar na baixa e estar posicionado quando o ciclo de juros altos acabar. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Edison Paulini Postado Segunda-feira às 11:11 Compartilhar Postado Segunda-feira às 11:11 @Daniel Felix Ferber @Marco Antonio Yamamoto Vou deixar abaixo para vocês um vídeo da AUVP Capital que debate justamente este tema. Espero que agregue para vocês! 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Gabriel Silveira Martins
No curso é destacado que com a taxa selic em alta, é um bom momento para investir em renda variável, inclusive os FI's.
Minha dúvida é, se essa afirmação se aplica aos FIs de papel, uma vez que são atrelados a renda fixa, correto?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
1/Nov
3
3/Nov
2
4/Nov
2
Top Posters For This Question
Edison Paulini 2 posts
Daniel Felix Ferber 1 post
Rafael Di Martini Jaser 1 post
Helder Jr 1 post
DIAS POPULARES
1/Nov 2024
3 posts
3/Nov 2024
2 posts
4/Nov 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Gabriel Silveira Martins
No curso é destacado que com a taxa selic em alta, é um bom momento para investir em renda variável, inclusive os FI's. Minha dúvida é, se essa afirmação se aplica aos FIs de papel, uma vez que s
Edison Paulini
Boa tarde, @Gabriel Silveira Martins ! De certa forma sim, essa é uma tendência a se dizer que em cenários de altas taxas de juros os investidores podem ser mais atraídos para a renda fixa dada a
Rafael Di Martini Jaser
Como citado pelo Edi, entenda que a economia anda de acordo com a maré, juros altos, as pessoas querem deixar o dinheiro guardado na renda fixa, menos exposição, medo, desvalorização, fazendo assim os
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts