Jump to content
  • 0

Problema na reserva de emergência

Pergunta

Sempre escutei que o melhor lugar para se deixar uma reserva de emergência era em tesouros selic ou cdbs de liquidez diária. Terminei o módulo 0 agora e no final o Raul disse para deixar em ''Bancões'' mesmo sem render nada. Fiquei na dúvida se realmente vale a pena fazer isso ou se eu deixo em um tesouro selic da vida. Além disso, fiquei na duvida do quanto que tenho que ter para ter uma reserva de emergencia completa.

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
20 minutes ago, Jean Cleber Santana Santos disse:

Sempre escutei que o melhor lugar para se deixar uma reserva de emergência era em tesouros selic ou cdbs de liquidez diária. Terminei o módulo 0 agora e no final o Raul disse para deixar em ''Bancões'' mesmo sem render nada. Fiquei na dúvida se realmente vale a pena fazer isso ou se eu deixo em um tesouro selic da vida. Além disso, fiquei na duvida do quanto que tenho que ter para ter uma reserva de emergencia completa.

Cara, primeiro, já teve influenciar maluco que disse que deixar o dinheiro em FII era reserva de emergência, tem gente que fala pra buscar conta remunerada, 150% do CDI, 200% do CDI, deixa rendendo... Eu mesmo acho muito pessoal e tenho claro na minha cabeça: Dinheiro de reserva de emergência não quero que seja rentabilizar!

O que o Raul disse é muito válido! Reserva de Emergência, é um dinheiro para *EMERGÊNCIA*, não é para render. 

Imagina você numa sexta 19h, acontece um sinistro, alguma emergência e você precisa do dinheiro urgente... no tesouro SELIC você só vai conseguir mexer nisso na segunda-feira. 

Imagina sua reserva num banco digital, o sistema sai do ar e você não consegue tirar? 

Tem que sempre pensar em cenários extremos. Imagina você é roubado dentro de casa, levam seus computadores, celulares, tudo! Somente em um bancão você consegue ir na "boca do caixa"e tirar dinheiro.  

Tem que pensar em tudo! 

E quanto ao ideal para ter uma reserva, eu também acho uma resposta bem "pessoal". Considere seus custos fixos e multiplique por um ano. Deu muito? Divide por 2 (6 meses de reserva). A ideia é se der alguma merda da noite para o dia e você não conseguir fazer mais nada ou perder o emprego, o seu dinheiro guardado te deixa "sobreviver" por quantos meses? 

O gerente geral de um armador que eu trabalha tinha uma reserva de emergência de 5 anos de contas pagas. Já o diretor financeiro da empresa disse que tinha 6 meses apenas. E para ambos, a estratégia deles estava correta. 

E a reserva de emergência, deixa um bancão, numa conta corrente mesmo. E se conseguir, deixa uns 20%˜25% em dinheiro impresso dentro de casa. Como já mencionei, é uma para EMERGÊNCIA. Não se preocupe em rentabilizar isso. 

E detalhe... não pare a vida e os investimentos para montar a reserva de emergência, pois o tempo não volta. O valor que você está separando para investir, se ainda não tem a sua reserva, use 50% para reserva de emergencia e 50% para os investimentos com base na sua estratégia. 

Espero ter conseguido ajudar você. Qualquer coisa avisa que posso tentar melhorar. 

Um abraço, 
Alan

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
35 minutes ago, Jean Cleber Santana Santos disse:

@Jean Cleber Santana Santos complementando o @Alan Rodrigues, reserva de emergência não é investimento e portanto não devemos pensar em rentabilidade, precisamos pensar em disponibilidade 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) e segurança) e segurança. 

Quanto ao valor da reserva de emergência, o recomendado é que seja de 6 meses a 12 meses do valor do custo fixo, e vale lembrar que emergência não somente a perda do emprego, podemos ter várias outras emergências onde usaremos a reserva.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...