Jump to content
  • 0

VENDA DE CDB POS FIXADO ANTES DO PRAZO

Leandro Rodrigues#8601

Pergunta

POSSO VENDER CDB POS FIXADO ( 120% DO CDI ) ANTES DO VENCIMENTO EM CASO DE QUEDA FORTE NA RENDA VARIAVEL, ABRINDO UMA OPORTUDE DE OTIMAS COMPRAS NA RENDA VARIAVEL! NESSE CENARIO HIPOTETICO POSSO VENDER O CDB ANTES DO VENCIMENTO PARA REALOCAR EM RENDA VARIAVEL?

VENDENDO ANTES DO VENCIMENTO EU PERCO RENTABILIDADE?

DESDE JA AGRADEÇO!

• Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
57 minutes ago, Leandro Rodrigues#8601 disse:

POSSO VENDER CDB POS FIXADO ( 120% DO CDI ) ANTES DO VENCIMENTO EM CASO DE QUEDA FORTE NA RENDA VARIAVEL, ABRINDO UMA OPORTUDE DE OTIMAS COMPRAS NA RENDA VARIAVEL! NESSE CENARIO HIPOTETICO POSSO VENDER O CDB ANTES DO VENCIMENTO PARA REALOCAR EM RENDA VARIAVEL?

DESDE JA AGRADEÇO!

Bom dia, @Leandro Rodrigues#8601 !

Até é possível sim vender mas é um processo um pouco burocrático pois você deverá disponibilizar os títulos a venda no mercado secundário bem como existir uma outra parte interessada em comprar o título.

Em resumo você deve informar a sua corretora que pretende vender o título,  corretora por sua vez vai avaliar se existe liquidez para seu título e se houver ela vai colocar a venda. E ainda é cobrado um spread o que pode consumir sua rentabilidade e até mesmo gerar perda de valor investido a depender de quando se opta por vender o título.

Isso fará com que o título entre a venda no mercado secundário e aqui existe um último ponto que é outro investidor se interessar e comprar o título.

Veja se realmente faz sentido essa venda antecipada levando em consideração o que lhe será cobrado para tal. Também considere que o que você está fazendo é uma especulação vendendo um título e trocando por outro por acreditar que outra classe de ativos (renda variável no caso) pode estar mais atrativa. 

Lembre-se que patrimônio é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Leandro Rodrigues#8601 disse:

DESDE JA AGRADEÇO!

A premissa tá meio mão de alface.... mas eu entendo que a estratégia tem algum sentido. O problema é a gente ficar achando que vai conseguir adivinhar pra onde o mercado vai.

Não seria melhor vc concentrar seus novos aportes em ações nos próximos meses?

E outra: qual o vencimento desse título?

De qlq forma, tem todas essas questões aí que o @Edison Paulini levantou tbm.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

E ainda é cobrado um spread o que pode consumir sua rentabilidade e até mesmo gerar perda de valor investido a depender de quando se opta por vender o título.

Isso fará com que o título entre a venda no mercado secundário e aqui existe um último ponto que é outro investidor se interessar e comprar o título.

Como será que calculam isso? E nesse caso até perda do valor investido...

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Aline Balhes Correa disse:

Realmente não sei como calcula. Mas imagino que a parte de gerar perda se deve ao fato de que o cara que vende um CDB antecipadamente está fazendo isso pq não se planejou direito e tá precisando da grana. Ele acaba aceitando o deságio.

Por isso a importância de só investir dinheiro que não vamos precisar, e de ter uma reserva de emergência sólida. Quem conta com o dinheiro dos investimentos frequentemente se vê nesse tipo de situação.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Francisco Viégas Vianna disse:

Realmente não sei como calcula. Mas imagino que a parte de gerar perda se deve ao fato de que o cara que vende um CDB antecipadamente está fazendo isso pq não se planejou direito e tá precisando da grana. Ele acaba aceitando o deságio.

Por isso a importância de só investir dinheiro que não vamos precisar, e de ter uma reserva de emergência sólida. Quem conta com o dinheiro dos investimentos frequentemente se vê nesse tipo de situação.

De fato, princípios básicos pra n fazer porcaria: só investir depois de ter a reserva, com dinheiro q n vá precisar tão logo e SEU hahahaha sem alavancagem pelo amor de deus

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
45 minutes ago, Aline Balhes Correa disse:

Impossível saber.

Vai variar de acordo com a oferta e demanda, o quanto a corretora quer e/ou consegue cobrar em cima...

E existe também uma questão de uma marcação a mercado para estes títulos serem colocado no mercado secundário sendo praticamente a ideia proposta pelo amigo @Francisco Viégas Vianna.

Essa marcação é necessária para se poder ofertar um título com uma rentabilidade justa ao momento.

Um exemplo hipotético.

Vamos imaginar que coloquei para vender no mercado secundário um título que eu comprei com uma taxa prefixada de 12%a.a. Mas no mercado hoje estão sendo oferecendo títulos a 16%a.a. Veja que ficaria muito difícil meu título ser vendido pois tem taxas mais atrativas. Neste caso a corretora marca a mercado meu título para oferecer uma taxa maior para outros comprarem aumentando a taxa oferecida para uma igual ou próxima ao que vem sendo oferecido. Lembra da regra da gangorra lá no tesouro? Se a taxa sobe, o preço cai. Aqui acontece a mesma coisa. Logo, já se tem uma perda de valor do título em si. Posteriormente ainda vem a taxa da operação que a corretora cobra pois ela quem vai fazer a disponibilização do título no mercado e ela não vai fazer de graça.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Aline Balhes Correa disse:

Entendi, mas nessa hipótese segura o rolê até o vencimento...a menos q precise mt de dinheiro, e ai n há outra hipótese, chora em casa q é mais quentinho :(

Exato. Aplicações em renda fixa devemos fazer com o intuito de levar até o vencimento. 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Francisco Viégas Vianna disse:

A premissa tá meio mão de alface.... mas eu entendo que a estratégia tem algum sentido. O problema é a gente ficar achando que vai conseguir adivinhar pra onde o mercado vai.

Não seria melhor vc concentrar seus novos aportes em ações nos próximos meses?

E outra: qual o vencimento desse título?

De qlq forma, tem todas essas questões aí que o @Edison Paulini levantou tbm.

SIM TEM QUE PESAR TODAS ESSAS QUESTÕES, MAS ISSO É EM CENARIO HIPOTETICO,. E CLARO QUE TERIA QUE FAZER TODOS OS CALCULOS, PARA VER SE VALE A PENA FAZER ESSA REALIZAÇÃO ANTECIPADA. ISSO PENSANDO EM AUMENTAR O CAIXA DISPONIVEL PARA APORTE. NAO SENDO MÃO DE ALFACE KKKK

Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Leandro Rodrigues#8601 disse:

SIM TEM QUE PESAR TODAS ESSAS QUESTÕES, MAS ISSO É EM CENARIO HIPOTETICO,. E CLARO QUE TERIA QUE FAZER TODOS OS CALCULOS, PARA VER SE VALE A PENA FAZER ESSA REALIZAÇÃO ANTECIPADA. ISSO PENSANDO EM AUMENTAR O CAIXA DISPONIVEL PARA APORTE. NAO SENDO MÃO DE ALFACE KKKK

Bom, acho que só vale lembrar que não vendemos pra fazer caixa, pelo menos não no buy and hold clássico. Por isso o "mão de alface". E pq, querendo ou não, vc está sendo levado pelo FOMO, não sei se vc se deu conta disso.

Fear Of Missing Out - Medo de ficar de fora.

Vc olha o cenário e acha que precisa ter caixa pra aproveitar melhor, acha que as ações tão uma barganha. E provavelmente está certo. O problema é que esse tipo de movimento tem sempre o risco da imprevisibilidade do futuro. Pode ser que vender esse cdb se mostre um mau negócio no futuro.

E não tem como saber....

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Não vejo sentido nenhum em fazer isso. 
Se seguirmos igual o @Edison Paulinifalou, já nesse ponto já é barrado. Vender um ativo por outro ativo. 
Não queira adivinhar por onde vai andar o mercado. 
No buy and hold, fazemos aportes mensais. Construção e crescimento contínuo, com sabedoria, resiliência, e persistência. Se sobrar algum valor para alguma compra as vezes que vale a pena para aumentar patrimônio, aí sim faz sentido. Vender um CDB apenas se você tem um problema financeiro, que precisa levantar um dinheiro urgente. Fora isso comprou vai até o final. 
Se fosse um tesouro selic, que tá lá atoa, sobrando para vender numa oportunidade, pode até fazer sentido. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Leandro Rodrigues#8601 disse:

SERIA UMA QUESTAO REALOCAÇÃO 

Mesmo uma realocação é um risco. Trocar um ativo por outro pode fazer com que sua rentabilidade seja reduzida. A começar que como citado antes, colocar o título no mercado secundário gera perda de rentabilidade e inclusive perdas de capital aplicado. Não dá para fazer cálculos como você mencionou antes pois não tem como saber o quanto a corretora vai cobrar na operação. Logo, mesmo que fosse feita uma estimativa, a chance de estar errada é grande.

Link para compartilhar

• Criar novo...