Jump to content
  • 0

Sempre posso vender os Titulos de Renda Fixa?

Nícolas Emerenciano

Pergunta

Bom dia a todos.

Imaginando um titulo do mercado secundario, CDB - Pre fixado com Indice pagando taxa de IPCA + 8,3% com prazo de 851 dias, sendo vencimento em 08/03/2027.

Eu posso vender este titulo a qualquer momento? Minha duvida basicamente é, qualquer titulo de renda fixa, seja tesouro direto ou CDB/CRI/CRA podem ser liquidados a qualquer momento? Nunca comprei nenhum titulo de renda fixa, entao tenho essa duvida.

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde @Nícolas Emerenciano quando vc adquire na corretora um título existem basicamente 2 tipos:

1) Liquidez diária: vc pode se desfazer do título a qualquer momento pegando a rentabilidade proporcional ao período

2) Sem Liquidez diária: vc não tem a opção de se desfazer do título de volta para a instituição que emitiu, o que vai acontecer é que vc vai colocar seu título a venda no mercado secundário para outro investidor comprar, nunca fiz isso, mas imagino que caso ninguém se interesse, o título volta para vc....em geral não é uma boa ideia fazer isso vc normalmetne perde toda sua rentabilidade e até pode sair no prejuízo (menos dinheiro doq colocou inicialmente) por conta de diversos fatores como a marcação a mercado. 

Isso tudo vc verá no módulo 3 e lembrando que até finalizar o curso, não devemos realizar novos aportes além do Tesouro Selic.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Lucas Lourenço Dal Ri disse:

Boa tarde @Nícolas Emerenciano quando vc adquire na corretora um título existem basicamente 2 tipos:

1) Liquidez diária: vc pode se desfazer do título a qualquer momento pegando a rentabilidade proporcional ao período

2) Sem Liquidez diária: vc não tem a opção de se desfazer do título de volta para a instituição que emitiu, o que vai acontecer é que vc vai colocar seu título a venda no mercado secundário para outro investidor comprar, nunca fiz isso, mas imagino que caso ninguém se interesse, o título volta para vc....em geral não é uma boa ideia fazer isso vc normalmetne perde toda sua rentabilidade e até pode sair no prejuízo (menos dinheiro doq colocou inicialmente) por conta de diversos fatores como a marcação a mercado. 

Isso tudo vc verá no módulo 3 e lembrando que até finalizar o curso, não devemos realizar novos aportes além do Tesouro Selic.

valeu demais Lucas! obrigado pela resposta

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Nícolas Emerenciano disse:

Bom dia a todos.

Imaginando um titulo do mercado secundario, CDB - Pre fixado com Indice pagando taxa de IPCA + 8,3% com prazo de 851 dias, sendo vencimento em 08/03/2027.

Eu posso vender este titulo a qualquer momento? Minha duvida basicamente é, qualquer titulo de renda fixa, seja tesouro direto ou CDB/CRI/CRA podem ser liquidados a qualquer momento? Nunca comprei nenhum titulo de renda fixa, entao tenho essa duvida.

Boa tarde, @Nícolas Emerenciano !

Apenas complementando nosso amigo @Lucas Lourenço Dal Ri.

Tesouro direto é tranquilo pois o governo garante a recompra dos títulos. Mas atente-se à marcação a mercado nos tesouros prefixados e IPCA+. Pode gerar perda de capital se for vendido em momentos inoportunos.

Outro detalhe importante sobre o mercado secundário para venda de títulos como CDB, LCIs, etc. 

Quem faz o intermédio dessa operação é a corretora onde você vai comunicar a mesma que deseja fazer a venda do título. Eles por sua vez irão avaliar se o título possui liquidez no mercado e em caso positivo, eles cobrarão taxas pela operação além de muito provavelmente seu título ser marcado a mercado gerando novamente perdas de capital.

Sempre que formos fazer um investimento em renda fixa que não seja um tesouro Selic (que praticamente não sofre da marcação a mercado) ou um CDB de liquidez diária, o ideal é levar o título até o vencimento. Quaisquer movimentações antes disso podem afetar as rentabilidades e inclusive capital como explicado.

Lembre-se que investimento é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica  😅

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...