Jump to content
  • 0

Contra fluxo

Matheus Felipe Kwiatkowski

Pergunta

Então pessoal, assisti a aula novamente e quero entender uma coisa que me veio a cabeça e me deixou um pouco confuso. 

Essa estratégia consiste em você investir em ativos que naquele determinado momento não está sendo comentado, certo? 

Mas por exemplo que métrica eu poderia ter pra saber qual seria o ativo do momento? Utilizar os dados históricos? 

Por exemplo: hoje dando uma olhada achei um título do Tesouro Pré-fixado a 13,05%, pelo contrafluxo este seria o momento de investir pois com o novo presidente do BC a tendência é que a Selic caia, sendo assim eu poderia travar uma boa rentabilidade agora, associando isso a um investimento em IPCA+ que no momento nossa inflação está “controlada” por conta da taxa, assim eu poderia travar uma boa taxa associada ao IPCA que no futuro pode subir. 

Mas na minha análise de ignorante pois não sou um grande entendido sobre mercado, o investimento nesses ativos tá meio “morno” pois ninguém sabe bem ao certo oque pode ou não acontecer com essas mudanças no BC, sendo assim fica difícil dizer oque está bom e pode piorar e oque está ruim e pode melhorar kkkk 

espero que entendam.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Fala @Matheus Felipe Kwiatkowski, tranquilo?

Não sou moderador, mas acho que posso ajudar.

O que faz você fazer um aporte em determinado ativo ou não é sua própria carteira.

Imagine que você tem 33% em ações, 33% em FII e 33% em Renda Fixa (todas elas)

Se num determinado mês as ações caíram, os FII ficaram na mesma e a renda fixa subiu... no aporte do mês você equilibraria os percentuais da carteira comprando mais ações.

A escolha dos ativos dentro das ações passaria por uma análise sua baseada nos indicares (perguntas) que criou no "diagrama do cerrado" para cada uma das ações... (a mesma regra valeira para os FII)

Quanto a renda fixa, a análise que fez sobre o próximo presidente do BC pode não se concretizar, dessa forma é melhor se basear na constância dos aportes e o objetivo do dinheiro: reserva (SELIC), curto prazo (pré), médio (ipca), (se é para carregar ou para marcar a mercado). Analisado a série histórica da para ter uma ideia se os títulos atuais estão melhores ou piores do que no passado, a "futurologia" costuma nos surpreender porque nada é exatamente igual , mas pelo menos não é completamente diferente....

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite, @Matheus Felipe Kwiatkowski !

1 hour ago, Matheus Felipe Kwiatkowski disse:

Essa estratégia consiste em você investir em ativos que naquele determinado momento não está sendo comentado, certo? 

Correto. A ideia é travar rentabilidades hoje que não estarão sendo oferecidas futuramente. Por exemplo: em um cenário de Selic alta, jamais encontraríamos CDBs pagando 140% do CDI. Só acharíamos isso quando a Selic estive em patamares mais baixos.

Mas por exemplo que métrica eu poderia ter pra saber qual seria o ativo do momento? Utilizar os dados históricos? 

Por exemplo: hoje dando uma olhada achei um título do Tesouro Pré-fixado a 13,05%, pelo contrafluxo este seria o momento de investir pois com o novo presidente do BC a tendência é que a Selic caia, sendo assim eu poderia travar uma boa rentabilidade agora, associando isso a um investimento em IPCA+ que no momento nossa inflação está “controlada” por conta da taxa, assim eu poderia travar uma boa taxa associada ao IPCA que no futuro pode subir. 

Não é baseado em dados históricos mas sim no momento de mercado que estamos. Hoje estamos com o cenário da taxa de juros alta com expectativas de queda. Consequentemente, a inflação está sendo considerada baixa e/ou não é algo preocupante no momento. Caso contrário, a Selic não estaria com expectativa de queda sendo que ela é um mecanismo de controle da inflação. Logo, os títulos prefixados irão garantir rentabilidades maiores enquanto a Selic cai (ela perde seu poder de rentabilidade) e inflação não sobe o que é sinal de uma rentabilidade baixa em títulos IPCA+.

Mas na minha análise de ignorante pois não sou um grande entendido sobre mercado, o investimento nesses ativos tá meio “morno” pois ninguém sabe bem ao certo oque pode ou não acontecer com essas mudanças no BC, sendo assim fica difícil dizer oque está bom e pode piorar e oque está ruim e pode melhorar kkkk 

Uma das formas (se não a melhor) para sabermos para onde o mercado está indo é o Boletim Focus. Como ele é um relatório que calcula a média ponderada de expectativas de grandes players do mercado, podemos saber como o mercado está precificando os títulos.

Gostaria de deixar como sugestão a leitura deste tópico abaixo que fala mais sobre o contrafluxo, cenários econômicos e qual título faz sentido em cada um deles.

Espero que esclareça mais suas dúvidas!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...