Fiquei com uma duvida sobre a aula de tesouro IPCA, sendo que o raul afirma que não está protegido quanto a hiperinflação, mas em seu próprio exemplo mostra que em um rentabilidade real de 6% com um aumento de 10% sobre a inflação sua rentabilidade sobe para 16% ao ano. Entendo que como o retorno obtido será maior e devido a isso o IR de 15% come mais da sua rentabilidade porque você gerou mais. Mas o que fica na minha cabeça é que se por exemplo você investe 1000 com uma rentabilidade segura no ipca de 6+3%, ou seja 9%, no final de 5 anos você tem 1538,62 que sua rentabilidade real seria de 1307,57. Mas se há um hiperinflação com rentabilidade de 16% esses mesmos 1000 vão para 2100,34 e mesmo que o IR coma mais porque o valor aumentou, no final esses mesmos 1000 te geram 1785,28. São mais de 400 reais a mais do que em uma situação em que a inflação sobe como o esperado, claro que com a hiperinflação o seu dinheiro desvaloriza, mas esses 400 a mais não seriam pra justamente corrigir isso?
Pergunta
Maickon Luiz Silva Dos Santos
Fiquei com uma duvida sobre a aula de tesouro IPCA, sendo que o raul afirma que não está protegido quanto a hiperinflação, mas em seu próprio exemplo mostra que em um rentabilidade real de 6% com um aumento de 10% sobre a inflação sua rentabilidade sobe para 16% ao ano. Entendo que como o retorno obtido será maior e devido a isso o IR de 15% come mais da sua rentabilidade porque você gerou mais. Mas o que fica na minha cabeça é que se por exemplo você investe 1000 com uma rentabilidade segura no ipca de 6+3%, ou seja 9%, no final de 5 anos você tem 1538,62 que sua rentabilidade real seria de 1307,57. Mas se há um hiperinflação com rentabilidade de 16% esses mesmos 1000 vão para 2100,34 e mesmo que o IR coma mais porque o valor aumentou, no final esses mesmos 1000 te geram 1785,28. São mais de 400 reais a mais do que em uma situação em que a inflação sobe como o esperado, claro que com a hiperinflação o seu dinheiro desvaloriza, mas esses 400 a mais não seriam pra justamente corrigir isso?
Editado por Maickon Luiz Silva Dos SantosLink para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
15/Nov
3
16/Nov
2
Top Posters For This Question
Maickon Luiz Silva Dos Santos 2 posts
Flavio Prado 1 post
Vittor Zanatta 1 post
Vitor Aguiar E Silva 1 post
DIAS POPULARES
15/Nov 2024
3 posts
16/Nov 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Vittor Zanatta
Bom vamos lá, revendo a aula do Raul temos: O IR aplica em cima da rentabilidade nominal e não da real, ou seja, o IR irá aplicar em cima do rendimento total ( que vem da taxa fixa e da tax
Maickon Luiz Silva Dos Santos
Fiquei com uma duvida sobre a aula de tesouro IPCA, sendo que o raul afirma que não está protegido quanto a hiperinflação, mas em seu próprio exemplo mostra que em um rentabilidade real de 6% com um a
Flavio Prado
@Maickon Luiz Silva Dos Santos como disseram os colegas, o IR vai incidir sobre a rentabilidade gerada pelo IPCA e gerada pela parte prefixada. Seu pensamento está correto que o valor investido foi pr
Posted Images
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts