Jump to content
  • 0

O TESOURO + IPCA NÃO VALORIZA MAIS COM AUMENTO DA INFLAÇÃO?

Maickon Luiz Silva Dos Santos

Pergunta

Fiquei com uma duvida sobre a aula de tesouro IPCA, sendo que o raul afirma que não está protegido quanto a hiperinflação, mas em seu próprio exemplo mostra que em um rentabilidade real de 6% com um aumento de 10% sobre a inflação sua rentabilidade sobe para 16% ao ano. Entendo que como o retorno obtido será maior e devido a isso o IR de 15% come mais da sua rentabilidade porque você gerou mais. Mas o que fica na minha cabeça é que se por exemplo você investe 1000 com uma rentabilidade segura no ipca de 6+3%, ou seja 9%, no final de 5 anos você tem 1538,62 que sua rentabilidade real seria de 1307,57. Mas se há um hiperinflação com rentabilidade de 16% esses mesmos 1000 vão para 2100,34 e mesmo que o IR coma mais porque o valor aumentou, no final esses mesmos 1000 te geram 1785,28. São mais de 400 reais a mais do que em uma situação em que a inflação sobe como o esperado, claro que com a hiperinflação o seu dinheiro desvaloriza, mas esses 400 a mais não seriam pra justamente corrigir isso? 

Editado por Maickon Luiz Silva Dos Santos
  • Brabo 4
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Maickon Luiz Silva Dos Santos disse:

Fiquei com uma duvida sobre a aula de tesouro IPCA, sendo que o raul afirma que não está protegido quanto a hiperinflação, mas em seu próprio exemplo mostra que em um rentabilidade real de 6% com um aumento de 10% sobre a inflação sua rentabilidade sobe para 16% ao ano. Entendo que como o retorno obtido será maior e devido a isso o IR de 15% come mais da sua rentabilidade porque você gerou mais. Mas o que fica na minha cabeça é que se por exemplo você investe 1000 com uma rentabilidade segura no ipca de 6+3%, ou seja 9%, no final de 5 anos você tem 1538,62 que sua rentabilidade real seria de 1307,57. Mas se há um hiperinflação com rentabilidade de 16% esses mesmos 1000 vão para 2100,34 e mesmo que o IR coma mais porque o valor aumentou, no final esses mesmos 1000 te geram 1785,28. São mais de 400 reais a mais do que em uma situação em que a inflação sobe como o esperado, claro que com a hiperinflação o seu dinheiro desvaloriza, mas esses 400 a mais não seriam pra justamente corrigir isso? 

Ótima pergunta, Maickon... eu também tenho essa dúvida!! Vou dar uma resposta, de acordo com o que eu entendi, mas acho melhor esperar a análise do pessoal mais experiente:

Pelo que eu entendi... estás com o raciocínio correto... mas acredito que a  questão é justamente o prazo... em títulos com prazos de vencimentos curtos... a perda do lucro real pelo aumento da inflação e consequentemente pelo aumento do IR fica concentrada em um curto espaço de tempo. E nesse contexto, deveríamos comparar os títulos de IPCA+ com outras opções do mesmo período (SELIC, prefixados, etc)... e não, comparar com um título de IPCA+ de outro contexto macroeconômico.

Como tu mesmo falaste, o rendimento de um título IPCA+ é composto por 2 fatores: a inflação e uma remuneração prefixada, assim se a inflação subir, o montante de IR também sobe, o que vai diminuindo o lucro real (quanto maior a inflação, menor será o componente de juro real em cima do valor recebido no vencimento do título). 

Um exemplo que encontrei:

"Traduzindo em números, se um título do Tesouro IPCA+ oferece juro real de 6,35% ao ano e a inflação sobe 4% ao ano, o rendimento da aplicação em juro real, descontando o IR devido, será de 4,8%. Em outro cenário, se a inflação surpreende e sobe para 10%, o juro real pago pelo mesmo título cai para 4%."

Segundo o que li, uma forma de diluir esse efeito da hiperinflação seria investir em títulos com prazos mais longos... mas essa não seria uma estratégia isenta de riscos, pois os títulos com prazo mais longos são mais voláteis. Então acho que a melhor saída é entender bem a estratégia do contrafluxo com o suporte do pessoal aqui da comunidade e da assessoria (estou nessa saga junto contigo!!!).

Editado por Vitor Aguiar E Silva
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Maickon Luiz Silva Dos Santos disse:

@Maickon Luiz Silva Dos Santos como disseram os colegas, o IR vai incidir sobre a rentabilidade gerada pelo IPCA e gerada pela parte prefixada. Seu pensamento está correto que o valor investido foi protegido da inflação, pois corrigiu pelo IPCA, no entanto o seu ganho real (parte prefixada) foi "corroída" pelo desconto do IR sobre a rentabilidade do IPCA. Como um IPCA "normal" é pequena, porém com uma hiperinflação a "corrosão" é bem maior. 

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Muito obrigado rapaziada, agora consigo entender  que o aumento da inflação desvaloriza não só o que você rendeu com o dinheiro que você aportou, mas também desvaloriza todo o seu dinheiro.

Mas ainda fico na duvida, pois até fazendo uma simulação simples se descobre que esse investimento de IPCA+ você vai conseguir ter uma maior rentabilidade quanto menor for a inflação. Dito isso, vem uma pergunta, qual o valor considerado pra % de inflação que vai ser somada ao prefixado nesse investimento? a  inflação do ultimo ano de vencimento do investimento? inflação é reajustada mensalmente né, ou então esse valor vareia por mês? 

E outra, se o IPCA é um investimento mais interessante quanto menor a inflação, então significa que com a previsão futura de aumento da inflação você tende a render menos e com a previsão de futura de queda da inflação você tende a render mais? Mas no caso se ,extrapolando, hipoteticamente esse valor da inflação tende a quase zerar, entende-se que um melhor investimento em uma situação de queda da inflação, seria um pré-fixado, pois com hipoteticamente um pré de 10% com 0 de inflação você so perde com IR na rentabilidade, enquanto que em um IPCA +, o máximo que voce conseguiria seria uma rentabilidade de 6-7% que tambem seria descontado IR, lógico que considerando pré-fixado com bons valores e queda da inflação(bem dificil)

AO ME VER ENTÃO O IPCA+ NÃO PROTEGE DA INFLAÇÃO E SO VALE A PENA COM MARCAÇÂO AO MERCADO EM QUE A ÚNICA VANTAGEM É CONSEGUIR ~90% DA RENTABILIDADE AS VEZES EM UM PRAZO MUITO CURTO E UTILIZAR ISSO PRA APORTAR EM OUTRO LUGAR, AUMENTANDO SEUS LUCROS??!!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...