Luca Câmara Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás Fala pessoal, boa noite! Por várias vezes me deparei com diversos conteúdos abordando operações de pegar empréstimos em países com juros baixos e investir em outros países com juros mais elevados. Lembro inclusive de já ter ouvido o @Raul comentando vagamente sobre essa prática em alguns vídeos, porém ele não tinha falado em grande profundidade. Até cheguei a procurar se em algum momento ele já tinha gravado algum vídeo abordando esse tema em específico mas não encontrei nenhum, o que me deixou surpreso pelo fato de não ter absolutamente nada sobre isso no canal ou na comunidade (normalmente independente de ser alguma estratégia boa ou ruim, sempre achava algum vídeo do Raul a respeito, seja ensinando as análises fundamentalistas ou descascando produtos problemáticos como os consórcios) ou algum tópico na comunidade. Quando fui pesquisar um pouco melhor sobre isso descobri que essa prática era chamada de carry trade, o que me surpreendeu por enquadrarem como trade, pq pra mim pelo menos não tem nada a ver com um day trade ou swing trade. De todo modo, gostaria de saber se alguém já teve algum contato com esse tipo de operação e teria alguma experiência para compartilhar, seja sobre como é feito ou mesmo comentar sobre os prós e contras dessa prática. Entendo que apesar da possibilidade de ganhos decorrentes das diferentes taxas de juros (de onde se está pegando emprestado e onde está investindo) essa prática te deixaria exposto simultaneamente à valorização/desvalorização das duas moedas envolvidas, mas ainda enxergo essa exposição como muito menos arriscada em alguns casos do que algumas outras exposições em investimentos de renda variável. Como não consegui encontrar nenhuma discussão muito aprofundada acerca desse tema (no máximo pessoas falando disso como se fosse a maior a coisa mais simples do mundo "você só pega dinheiro emprestado ali a juros baixos e investe depois para receber mais" como se não houvesse risco nenhum), pensei em levantar esse tópico aqui para discutir melhor a respeito, vantagens e desvantagens e tentar entender porque esse assunto é tão pouco abordado e saber se alguém por aqui já lidou com carry trade. Por favor, não banir esse post como uma apologia a modalidades de trade😂, é apenas uma dúvida acerca de uma prática que encontrei muito pouco conteúdo a respeito. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel De Castro Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás (edited) tem alguns problemas 1 tem que ter um spread alto, 2 custo de transferencia internacional (dá pra usar bitcoin e outras criptos, mas ainda vão ter taxas que devem ser levadas em conta) 3 conseguir credito em um outro pais. se você já é muito rico é tem mt dinheiro pra capital de giro, pode valer a pena, se você tem empresas em um pais x, pode ser bom também por já ter credito no pais, agora se você não tem nem um, nem outro. não vale muito a pena não Editado 19 horas atrás por Gabriel De Castro 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eduardo Vieira Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás Essa prática normalmente é feita por investidores institucionais ou profissionais, devido a complexidade, não basta você chegar no banco do país e pedir um empréstimo e mandar ele para outro país, precisa analisar taxas envolvidas riscos… muitas vezes são riscos duplos, no país onde você pegou empréstimo, e no local aonde você está investindo 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás Bom dia, @Luca Câmara ! Vamos revisar um conceito aqui: 7 horas atrás, Luca Câmara disse: Quando fui pesquisar um pouco melhor sobre isso descobri que essa prática era chamada de carry trade, o que me surpreendeu por enquadrarem como trade, pq pra mim pelo menos não tem nada a ver com um day trade ou swing trade. Swing trade é a compra de ativos hoje e a venda em um determinado momento no futuro. Como o carry trade propõe a ideia de se pegar empréstimos em uma moeda para investir em outra se aproveitando de alguma oportunidade econômica. E como sabemos que o mercado é cíclico, o país que hoje estará com taxa de juros baixa para se pegar empréstimos, amanhã estará com juros altos para se investir. Logo, é necessário uma troca e faríamos um swing trade 😅 Óbvio que isso não acontece do dia para noite mas é a tendência ao longo do tempo. Depois, vamos pensar como disseram os amigos nos custos envolvidos e o entendimento que isso seria necessário. Variações cambiais, entender sobre a economia e a política (que tem influencia sobre a economia) do país para se ter uma ideia de como seriam o comportamento e as expectativas da economia em si, enfim.... tem uma gama de coisas que na minha opinião gera muito trabalho para pequenos investidores como nós e com altas chances de ainda assim não sabermos o que estamos fazendo. 7 horas atrás, Luca Câmara disse: Por favor, não banir esse post como uma apologia a modalidades de trade😂, é apenas uma dúvida acerca de uma prática que encontrei muito pouco conteúdo a respeito. Hauhuahha fica em paz, amigo. Explicações dadas meramente explicativos e não julgando. Mas é bom não fazer um carry trade 😂 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoly Hunkar Postado 10 horas atrás Compartilhar Postado 10 horas atrás 1 hour ago, Edison Paulini disse: Bom dia, @Luca Câmara ! Vamos revisar um conceito aqui: Swing trade é a compra de ativos hoje e a venda em um determinado momento no futuro. Como o carry trade propõe a ideia de se pegar empréstimos em uma moeda para investir em outra se aproveitando de alguma oportunidade econômica. E como sabemos que o mercado é cíclico, o país que hoje estará com taxa de juros baixa para se pegar empréstimos, amanhã estará com juros altos para se investir. Logo, é necessário uma troca e faríamos um swing trade 😅 Óbvio que isso não acontece do dia para noite mas é a tendência ao longo do tempo. Depois, vamos pensar como disseram os amigos nos custos envolvidos e o entendimento que isso seria necessário. Variações cambiais, entender sobre a economia e a política (que tem influencia sobre a economia) do país para se ter uma ideia de como seriam o comportamento e as expectativas da economia em si, enfim.... tem uma gama de coisas que na minha opinião gera muito trabalho para pequenos investidores como nós e com altas chances de ainda assim não sabermos o que estamos fazendo. Hauhuahha fica em paz, amigo. Explicações dadas meramente explicativos e não julgando. Mas é bom não fazer um carry trade 😂 Foi bom mas não faz merd@ não kkkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 10 horas atrás Compartilhar Postado 10 horas atrás 9 horas atrás, Luca Câmara disse: Fala pessoal, boa noite! Por várias vezes me deparei com diversos conteúdos abordando operações de pegar empréstimos em países com juros baixos e investir em outros países com juros mais elevados. Lembro inclusive de já ter ouvido o @Raul comentando vagamente sobre essa prática em alguns vídeos, porém ele não tinha falado em grande profundidade. Até cheguei a procurar se em algum momento ele já tinha gravado algum vídeo abordando esse tema em específico mas não encontrei nenhum, o que me deixou surpreso pelo fato de não ter absolutamente nada sobre isso no canal ou na comunidade (normalmente independente de ser alguma estratégia boa ou ruim, sempre achava algum vídeo do Raul a respeito, seja ensinando as análises fundamentalistas ou descascando produtos problemáticos como os consórcios) ou algum tópico na comunidade. Quando fui pesquisar um pouco melhor sobre isso descobri que essa prática era chamada de carry trade, o que me surpreendeu por enquadrarem como trade, pq pra mim pelo menos não tem nada a ver com um day trade ou swing trade. De todo modo, gostaria de saber se alguém já teve algum contato com esse tipo de operação e teria alguma experiência para compartilhar, seja sobre como é feito ou mesmo comentar sobre os prós e contras dessa prática. Entendo que apesar da possibilidade de ganhos decorrentes das diferentes taxas de juros (de onde se está pegando emprestado e onde está investindo) essa prática te deixaria exposto simultaneamente à valorização/desvalorização das duas moedas envolvidas, mas ainda enxergo essa exposição como muito menos arriscada em alguns casos do que algumas outras exposições em investimentos de renda variável. Como não consegui encontrar nenhuma discussão muito aprofundada acerca desse tema (no máximo pessoas falando disso como se fosse a maior a coisa mais simples do mundo "você só pega dinheiro emprestado ali a juros baixos e investe depois para receber mais" como se não houvesse risco nenhum), pensei em levantar esse tópico aqui para discutir melhor a respeito, vantagens e desvantagens e tentar entender porque esse assunto é tão pouco abordado e saber se alguém por aqui já lidou com carry trade. Por favor, não banir esse post como uma apologia a modalidades de trade😂, é apenas uma dúvida acerca de uma prática que encontrei muito pouco conteúdo a respeito. @Luca Câmara complementando os colegas. A palavra TRADE tem vários significados no português. Pode ser negócio, troca, negociação etc. Quando usamos no mercado financeiro relacionado às negociações usamos em day trade (negócio no dia*), swing trade (girar negócio*), carry trade (levar/carregar negócio*). Day trade é a ruína de muitos, mas no caso do carry trade, é uma negociação que os investidores individuais dificilmente conseguirão fazer, seja por conta da impossibilidade de conseguir linha de crédito em outro país, seja por conta de valores, seja por conta de custo envolvidos. * = tradução livre. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts