Iniciei meus aportes pouco a pouco, sempre utilizando o diagrama do cerrado, até que comecei a me incomodar com alguns ativos que acumularam desvalorização de 2% até 15%. Comecei a pensar se uma estratégia interessante seria aportar preferencialmente ou exclusivamente em ativos que se desvalorizaram, uma vez que os fundamentos das empresas são sólidos, para aproveitar o preço baixo. Claro que após um tempo fazendo isso eu faria uma balanceamento na carteira, para que o investimento não fique concentrado em um ou dois ativos.
Não consegui encontrar nos autores que uso como referência - Graham, Bazim, Siegel - se essa estratégia é melhor, pior ou igual à estratégia de aportar usando o diagrama - Graham e Siegel não utilizam um diagrama, mas orientam a utilizar uma pontuação baseado em indicadores, o que na prática é muito parecido com o diagrama.
Pergunta
Franco Junqueira
Olá gente, saudações!
Iniciei meus aportes pouco a pouco, sempre utilizando o diagrama do cerrado, até que comecei a me incomodar com alguns ativos que acumularam desvalorização de 2% até 15%. Comecei a pensar se uma estratégia interessante seria aportar preferencialmente ou exclusivamente em ativos que se desvalorizaram, uma vez que os fundamentos das empresas são sólidos, para aproveitar o preço baixo. Claro que após um tempo fazendo isso eu faria uma balanceamento na carteira, para que o investimento não fique concentrado em um ou dois ativos.
Não consegui encontrar nos autores que uso como referência - Graham, Bazim, Siegel - se essa estratégia é melhor, pior ou igual à estratégia de aportar usando o diagrama - Graham e Siegel não utilizam um diagrama, mas orientam a utilizar uma pontuação baseado em indicadores, o que na prática é muito parecido com o diagrama.
Qual a experiência de vocês?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
1
DIAS POPULARES
19/Nov
9
Top Posters For This Question
Franco Junqueira 3 posts
Flavio Prado 2 posts
Ricardo O 1 post
Gabriel Guth 1 post
DIAS POPULARES
19/Nov 2024
9 posts
Os mais famosos desse tópico
Franco Junqueira
Olá gente, saudações! Iniciei meus aportes pouco a pouco, sempre utilizando o diagrama do cerrado, até que comecei a me incomodar com alguns ativos que acumularam desvalorização de 2% até 15%. Co
Flavio Prado
@Franco Junqueira uma das premissas do Diagrama do Cerrado é justamente levar em conta que os ativos estão desvalorizados, pois isto fará com que o percentual deles diminua em relação a carteira total
Gabriel Guth
@Franco Junqueira, você pode ter apenas dado sorte de ter superado. Fora que 5 anos ainda é uma prazo pequeno para ver esse potencial. Teria cuidado a seguir essa estratégia, principalmente porque na
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts