Jump to content
  • 0

Aportar usando o diagrama ou o preço do ativo?

Franco Junqueira

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Franco Junqueira disse:

Olá gente, saudações!

Iniciei meus aportes pouco a pouco, sempre utilizando o diagrama do cerrado, até que comecei a me incomodar com alguns ativos que acumularam desvalorização de 2% até 15%. Comecei a pensar se uma estratégia interessante seria aportar preferencialmente ou exclusivamente em ativos que se desvalorizaram, uma vez que os fundamentos das empresas são sólidos, para aproveitar o preço baixo. Claro que após um tempo fazendo isso eu faria uma balanceamento na carteira, para que o investimento não fique concentrado em um ou dois ativos. 

Não consegui encontrar nos autores que uso como referência - Graham, Bazim, Siegel - se essa estratégia é melhor, pior ou igual à estratégia de aportar usando o diagrama - Graham e Siegel não utilizam um diagrama, mas orientam a utilizar uma pontuação baseado em indicadores, o que na prática é muito parecido com o diagrama.

Qual a experiência de vocês? 

@Franco Junqueira uma das premissas do Diagrama do Cerrado é justamente levar em conta que os ativos estão desvalorizados, pois isto fará com que o percentual deles diminua em relação a carteira total.

Veja que quando cadastramos o Diagrama os ativos de renda variável não informamos o preço de compra, pois para o Diagrama não importa o preço pago e sim o preço a mercado dos tickers.

Vale lembrar que o Diagrama começa a ser mais eficiente quando temos acima de 10 empresas, então quando estamos iniciando a carteira temos um pouco mais de dificuldades na simulação.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

@Flavio Prado, compreendo que o diagrama leva em conta o preço dos ativos. Mas eu fiz uma comparação entre as indicações que o diagrama fez com uma seleção baseado apenas no preço (P/VP) e os aportes seriam diferentes, entende? Por hora tenho usado o diagrama, mas testei alguns cenários em IA e a os ganhos em 5 anos da compra baseada em P/VP ficou um pouco acima levando em conta os indicadores fundamentalistas, apenas (claro que simulando a mesma carteira nos dois cenários). 

Talvez o diagrama integre os dois mundos...

Link para compartilhar

• 0

@Franco Junqueira, você pode ter apenas dado sorte de ter superado. Fora que 5 anos ainda é uma prazo pequeno para ver esse potencial. Teria cuidado a seguir essa estratégia, principalmente porque na sua carteira podem existir ativos mais "arriscados" que levam uma pontuação menor e devem representar uma menor parte da sua carteira, mas que podem ter o menor P/VP por muito tempo.

Seguindo essa estratégia de colocar somente considerando o P/VP, vai chegar uma hora que essa ativo que era para representar uma pequena parte, tome uma proporção maior e ai se der problema com ele, ladeira abaixo. Muito mais do que esses 2 até 15% de queda que você está percebendo hoje.

Se você quiser pesar mais essa relação, crie uma pergunta extra para os ativos do diagrama e coloque para os ativos que você acredita estar com essa valor "descontado". Mas mantenha as outras perguntas e pontuação para evitar problemas futuros.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Concordo com os colegas, seguir o diagrama é o mais indicado, se for seguir apenas P/VP você pode cair em uma enrascada, no curto prazo pode até dar certo, entretanto no longo prazo isso pode te custar muito mais. Quem te garante que sua carteira não vai ficar desbalanceada fazendo isso? E quando tiver que rebalancear, quanto vais pagar por isso?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Franco Junqueira disse:

@Flavio Prado, compreendo que o diagrama leva em conta o preço dos ativos. Mas eu fiz uma comparação entre as indicações que o diagrama fez com uma seleção baseado apenas no preço (P/VP) e os aportes seriam diferentes, entende? Por hora tenho usado o diagrama, mas testei alguns cenários em IA e a os ganhos em 5 anos da compra baseada em P/VP ficou um pouco acima levando em conta os indicadores fundamentalistas, apenas (claro que simulando a mesma carteira nos dois cenários). 

Talvez o diagrama integre os dois mundos...

@Franco Junqueira como disse o @Gabriel Guth, o prazo observado de 5 anos é pequeno e pode gerar uma falsa sensação de que uma estratégia é melhor ou pior que outra. O que sabemos é que cotação é relativa, e na filosofia da AUVP ESCOLA ela é secundária. Estar cara ou barata é relativo.

Vale sempre lembrar que o Diagrama é um gestor de risco, e para isto ele pondera várias informações, ele não se baseia somente em um índice, como no seu teste, somente pelo P/VP. Em um período curto de tempo pode até funcionado, mas será que vai continuar a funcionar em um prazo mais longo? Não há como fazer uma gestão de risco olhando somente um fundamento, em algum momento vai dar ruim.

O Diagrama do Cerrado é um compilado que consegue extrair e casar boas estratégias testados no tempo, nos protegendo de nós mesmos rsrsrs

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Excelentes considerações de todos vocês, obrigado!

Esse exercício que fiz foi somente para testar algumas hipóteses que venho estudando, principalmente após ler o artigo "Fundamental Analysis: Combining the Search for Quality with the Search for Value", de  LI e MOHANRAM, que disponibilizo abaixo para os que gostam, como eu, de papirar. 

Só para esclarecer, eu uso o diagrama do cerrado!

Pra estimular a leitura, deixo um trecho do artigo:

"Agora examinamos se a combinação da abordagem orientada pela qualidade ( FSCORE e GSCORE ) com a abordagem orientada pelo valor ( V/P e NEGPEG ) fornece retornos de hedge mais fortes do que as estratégias individuais"

Contemporary Accting Res - 2018 - Li - Fundamental Analysis Combining the Search for Quality with the Search for Value.pdf

Editado por Franco Junqueira
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Franco Junqueira disse:

Olá gente, saudações!

Iniciei meus aportes pouco a pouco, sempre utilizando o diagrama do cerrado, até que comecei a me incomodar com alguns ativos que acumularam desvalorização de 2% até 15%. Comecei a pensar se uma estratégia interessante seria aportar preferencialmente ou exclusivamente em ativos que se desvalorizaram, uma vez que os fundamentos das empresas são sólidos, para aproveitar o preço baixo. Claro que após um tempo fazendo isso eu faria uma balanceamento na carteira, para que o investimento não fique concentrado em um ou dois ativos. 

Não consegui encontrar nos autores que uso como referência - Graham, Bazim, Siegel - se essa estratégia é melhor, pior ou igual à estratégia de aportar usando o diagrama - Graham e Siegel não utilizam um diagrama, mas orientam a utilizar uma pontuação baseado em indicadores, o que na prática é muito parecido com o diagrama.

Qual a experiência de vocês? 

aportardiagramacerrado.png.63a78a99f841aaae40fe61725bc94a87.png

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...