Jump to content
  • 0

Mercado Secundário.

Paula Regina Melki Chaves

Pergunta

Boa Tarde!  Fiquei com uma dúvida, em relação a investir no mercado secundário, por exemplo, as LCIs. Qual o risco de mercado desta operação, para quem compra e para quem vende? O risco é apenas o emissor? Se eu compro no mercado secundário, o título é repassado para o meu CPF? ou fica no CNPJ da corretora?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
22 minutes ago, Paula Regina Melki Chaves disse:

Boa Tarde!  Fiquei com uma dúvida, em relação a investir no mercado secundário, por exemplo, as LCIs. Qual o risco de mercado desta operação, para quem compra e para quem vende? O risco é apenas o emissor? Se eu compro no mercado secundário, o título é repassado para o meu CPF? ou fica no CNPJ da corretora?

Boa tarde, @Paula Regina Melki Chaves !

Na prática nada muda para quem compra um título de mercado secundário, independente de que tipo de título seja (CDB, LCI, LCA). É como se você estivesse comprando um título de emissão primária.

O título entra para seu CPF, você recebe as taxas ali destacadas no ato da compra, não tem segredo. 

Os riscos continuam sendo os mesmos que os dos títulos comprado de emissão primária.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
27 minutes ago, Paula Regina Melki Chaves disse:

Acredito que a operação não muda em nada para ti.... o fato de ser mercado secundário diz respeito apenas ao fato de títutlos que foram emitidos anteriormente e a pessoa que os contratou resolveu/necessitou se desfazer deles antes do vencimento, sendo assim a emissora recoloca a venda no mercado secundário por já ter tido outra titularidade, com outros vencimentos e etc...

Como não consegue oferecer com os mesmos prazos do titulo original, e as vezes os mesmos valores iniciais... as emissoras aumentam um pouco o juros, para adequar ao momento atual da economia e tambem para compensar essa impossibilidade de oferecer as condicoes iniciais de prazo e etc...

Resumindo o mercado é secundário para a emissora do título.... mas para ti, funciona como se fosse um mercado primário normal...

Se eu estiver equivocado, rapidamente alguem aqui da comunidade irá me corrigir

Editado por Vitor Aguiar E Silva
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 21/11/2024 at 16:05, Vitor Aguiar E Silva disse:

sendo assim a emissora recoloca a venda no mercado secundário

@Vitor Aguiar E Silva o racional está correto, a única correção é que o título do mercado secundário não volta para o Emissor. Quando compramos um título do mercado primário, o nosso dinheiro vai para o Emissor. Quando compramos um título no mercado secundário, o nosso dinheiro vai para o investidor que colocou o título à venda, para o Emissor não muda nada e nem vai nenhum valor para ele. Por esta razão é que um título no mercado secundário oferecido a 18%aa de rentabilidade não quer dizer que o Emissor vai pagar esta rentabilidade, o Emissor vai pagar a rentabilidade que ele colocou quando ele emitiu o título. Esta rentabilidade alta no mercado secundário se dá pela marcação a mercado, ou seja, quem tem o título precisa baixar o preço para conseguir vender e isto significa que a rentabilidade precisa ser maior para que quem comprou no mercado secundário receba o valor originalmente ofertado pelo Emissor.

Link para compartilhar

• Criar novo...