Rafael Do Nascimento Postado 25 de Novembro Compartilhar Postado 25 de Novembro Pessoal, Encontrei uma oportunidade de comprar um imóvel pra morar. O valor está muito bom em relação à realidade do mercado. Devo conseguir uma entrada próxima da metade do valor do imóvel e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, mesmo incluindo a documentação no financiamento. Uma info importante é que hoje vivo de aluguel e tenho família. Até aí tava super certo. Hoje, porém, fiz simulações com os bancos e as taxas estão todas muito altas. A da caixa está chegando a quase 11% e a do Itau, que é meu banco principal, tá em 11.81% Achei alto demais, mas, como disse, o valor do imóvel é bom e eu tenho condições de amortizar bem por ano. O financiamento é de 335 mil e eu consigo amortizar uns 100k ano, além de pagar a parcela, claro. Estou em dúvidas e vim pegar insights com vcs. Será que vale a pena ainda assim? Mesmo com esse juro tão alto? =/ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Thiago Subilhaga Postado 26 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 26 de Novembro 22 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse: Pessoal, Encontrei uma oportunidade de comprar um imóvel pra morar. O valor está muito bom em relação à realidade do mercado. Devo conseguir uma entrada próxima da metade do valor do imóvel e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, mesmo incluindo a documentação no financiamento. Uma info importante é que hoje vivo de aluguel e tenho família. Até aí tava super certo. Hoje, porém, fiz simulações com os bancos e as taxas estão todas muito altas. A da caixa está chegando a quase 11% e a do Itau, que é meu banco principal, tá em 11.81% Achei alto demais, mas, como disse, o valor do imóvel é bom e eu tenho condições de amortizar bem por ano. O financiamento é de 335 mil e eu consigo amortizar uns 100k ano, além de pagar a parcela, claro. Estou em dúvidas e vim pegar insights com vcs. Será que vale a pena ainda assim? Mesmo com esse juro tão alto? =/ E aí Rafael! Boa noite! Tudo bem? Se eu entendi certo, tu consegue então pagar todo o teu financiamento em 3 anos, correto? Se for esse o caso, eu não vejo motivos pra tu se preocupar com o juros. Sim, eu concordo que está alto mas acredito que essa preocupação só faça sentido se tu estivesse pensando em financiar por um longo período e também considerando que muito dificilmente algum investimento que tu faça vai te render isso. Mas como tu consegue quitar em 3 anos, o juros vai influenciar basicamente na parcela, se tu já calculou e viu que consegue pagar, acho que vale a pena sim! valeu! 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Eli Sousa Postado 26 de Novembro Post popular Compartilhar Postado 26 de Novembro Penso parecido com o Thiago... Se o imóvel realmente atende as suas necessidades, e está descontado (apesar de ser difícil ter certeza dessa condição), aproveite a oportunidade e tente quitar o quanto antes, toda grana que sobrar use para amortizar. Com juros mais alto assim, não compensa é você deixar de amortizar para investir, pois difícilmente terá ativos seguros com rendimentos superior ao juros do financiamento. Pelo menos pra mim, ter a casa própria é um conforto e segurança inclusive psicológica, mesmo ainda não condição de financiado. Com relação ao tempo de financiamento, minha sugestão é que no contrato faça com um prazo mais curto (na medida do possível), mas com uma margem de segurança no valor da parcela. Considere que se a parcela esta com um valor voltado, você pode deliberadamente decidir amortizar um valor maior e depoixar de pagar juros sobre aquele montante, porém o contrário é bem complicado, se o valor da parcela começar a te apertar, pra você renegociar isso... é complicado e com certeza terá um custo alto. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Francisco Viégas Vianna Postado 26 de Novembro Compartilhar Postado 26 de Novembro 58 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse: Pessoal, Encontrei uma oportunidade de comprar um imóvel pra morar. O valor está muito bom em relação à realidade do mercado. Devo conseguir uma entrada próxima da metade do valor do imóvel e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, mesmo incluindo a documentação no financiamento. Uma info importante é que hoje vivo de aluguel e tenho família. Até aí tava super certo. Hoje, porém, fiz simulações com os bancos e as taxas estão todas muito altas. A da caixa está chegando a quase 11% e a do Itau, que é meu banco principal, tá em 11.81% Achei alto demais, mas, como disse, o valor do imóvel é bom e eu tenho condições de amortizar bem por ano. O financiamento é de 335 mil e eu consigo amortizar uns 100k ano, além de pagar a parcela, claro. Estou em dúvidas e vim pegar insights com vcs. Será que vale a pena ainda assim? Mesmo com esse juro tão alto? =/ Dado tudo que vc falou eu diria que é realmenteu uma boa vc resolver logo isso e pegar esse AP. A galera se fixa muito no CET alto. Não que ele nào seja relevante, claro que é. Mas o problema está nos financiamentos longos. Se vc vai dar entrada de 50% e consegue amortizar 100k no ano, em 2 anos tá quitado e vc mal vai ver a curva de juros sair da horizontal. Seja feliz no seu novo ap! 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erik Shine Postado 26 de Novembro Compartilhar Postado 26 de Novembro 12 horas atrás, Rafael Do Nascimento disse: e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, Como os amigos já disseram e pelo que entendi,se a parcela vai ficar 'menor' do que você tem de custo hoje, apesar os juros, vai estar pagando algo seu. Se continuar no aluguel e condomínio a grana só vai continuar indo em algo que não é seu. Nada mais gratificante do que sua própria casa. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Do Nascimento Postado 26 de Novembro Author Compartilhar Postado 26 de Novembro @Thiago Subilhaga @Eli Sousa @Francisco Viégas Vianna @Erik Shine Amigos, Muito obrigado pelo apoio. Como não tenho casa própria e não tenho dívidas, confesso que esse passo está mexendo com meus nervos, e isso atrapalha um pouco minha racionalidade. Vocês me ajudaram demais, tá? Obrigado mesmo pela força! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts