Maria Carmen Ávila De Paiva Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro Pessoal, minha mãe me pediu uma ajuda/orientação e eu meio que buguei. Ela quer que a gente crie um investimento de longo prazo para o netinho da nossa funcionária. Quer que a gente coloque dinheiro ali todos os meses para que o menino, hoje com 6 anos, tenha uma oportunidade de futuro. Até aí , achei ótimo. Mas, o único que eu penso nesses moldes, seria previdência. Só que eu sei que não é o ideal. Então, qual investimento vocês sugeririam que a avó possa administrar até ele alcançar maioridade ? Obrigada! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Eddy Paulini Postado 3 de Dezembro Post popular Compartilhar Postado 3 de Dezembro 2 minutes ago, Maria Carmen Ávila De Paiva disse: Pessoal, minha mãe me pediu uma ajuda/orientação e eu meio que buguei. Ela quer que a gente crie um investimento de longo prazo para o netinho da nossa funcionária. Quer que a gente coloque dinheiro ali todos os meses para que o menino, hoje com 6 anos, tenha uma oportunidade de futuro. Até aí , achei ótimo. Mas, o único que eu penso nesses moldes, seria previdência. Só que eu sei que não é o ideal. Então, qual investimento vocês sugeririam que a avó possa administrar até ele alcançar maioridade ? Obrigada! Bom dia, @Maria Carmen Ávila De Paiva! Acredito que a ideia investir para a criança até ela atingir uma certa idade e depois repassar o valor para ela, certo? Ou de repente, nem passar o dinheiro para o CPF dela efetivamente falando mas ter um caixa para ajudar ela no futuro. Se essa é a ideia, na minha opinião é interessante estabelecer uma data para isso. Digamos, daqui a 12 anos que será quando a criança terá 18. Como temos então um dinheiro carimbado, ou seja, como data para uso, investimentos na renda fixa seria o mais tranquilo e conservado possível. Tesouro direto IPCA+ para proteger da inflação e pensando em não fazer resgates antecipados para não correr o risco da marcação a mercado, tesouro Selic por conta da liquidez, depois até acho legal pensar em CDBs dentro dos limites de cobertura do FGC para trazer segurança também e podem ser indexados ao IPCA+ também pela proteção da inflação e explorar o que mais a renda fixa oferece neste quesito. O adendo que eu deixaria é só não fazer estes investimentos direto no nome da criança. Como já comentado por diversas vezes aqui na comunidade e também tem até vídeos do Raul falando sobre, quando se chega na maioridade, a pessoa pode fazer o que quiser com o dinheiro e por mais que se dê educação e seja uma pessoa que aparentemente não dê trabalho, pode ser perigoso. É chato até falar isso mas infelizmente é a realidade pois acontece e muito. Espero que ajude! 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro Nesse caso ai, apesar de não ser o melhor das rentabilidades, eu pensaria no tesouro educa+ O dinheiro seria pra financiar a educação dele, e não para outras finalidades 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Henrique Soares Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro Minha sugestão seria o Tesouro Educa+ Se a pessoa não tem ou não quer ter muito envolvimento com escolhas de investimentos, o melhor é um investimento simples que a pessoa possa aplicar mensalmente sem pensar muito, mas que tenha um mínimo de rentabilidade. Sobre a questão de colocar ou não o investimento direto no nome da criança, acredito que num primeiro momento o melhor é não colocar. Mas mesmo assim, tem que ir educando ela desde cedo, ir criando uma mentalidade de investidor. Eu tenho duas experiências bem positivas nesse sentido. Ensinei meu sobrinho desde que ele tinha uns 10 anos +-. Hoje ele tem 24 e já está conseguindo acumular um patrimônio bem considerável. A outra experiência é com meu filho. Atualmente ele tem 16 e trabalha comigo. Eu pago o salário dele 50% direto na conta e os outros 50% na conta-investimento. E ensinei ele a fazer as próprias escolhas para fazer os aportes. Volta e meia questiono, para saber se ele sabe o que está fazendo. Aparentemente está fazendo boas escolhas (inclusive tem uma rentabilidade melhor que a minha... kkkkk) 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro 2 horas atrás, Maria Carmen Ávila De Paiva disse: Pessoal, minha mãe me pediu uma ajuda/orientação e eu meio que buguei. Ela quer que a gente crie um investimento de longo prazo para o netinho da nossa funcionária. Quer que a gente coloque dinheiro ali todos os meses para que o menino, hoje com 6 anos, tenha uma oportunidade de futuro. Até aí , achei ótimo. Mas, o único que eu penso nesses moldes, seria previdência. Só que eu sei que não é o ideal. Então, qual investimento vocês sugeririam que a avó possa administrar até ele alcançar maioridade ? Obrigada! A ideia seria já fazer o investimento no CPF da criança ? Eu acho que os pais da criança terão acesso e podem gerir esse investimento a revelia da vontade de vocês. Parece-me que a idea de um fundo de previdência, ser interessante do ponto de vista de conseguir travar melhor o investimento. Poderia fazer no CPF de uma de vocês e colocar a criança como única beneficiada, mas ainda assim teria que ver com algum advogado como ficaria a questão de um possível processo sucessório desse CPF (Títular), não sei se num processo sucessório os herdeiros naturais teriam prioridade em relação ao beneficiado da previdência. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro Tesouro direto ou cdbs de banco que ela tenha conta (tem que ser em algo que ela veja entenda e confie) não dá pra complicar muito e por mais q não sejam as melhores rentabilidades ela vai manter o valor e ganhar no longo prazo ! no CPF delas e claro e nunca do nome da criança , transfira só lá na frente quando o menino for adulto … 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Maria Carmen Ávila De Paiva Postado 4 de Dezembro Author Compartilhar Postado 4 de Dezembro Gostei de todas as indicações e acho que a família não tem muita noção de investimento. Entao, com isso, vou preferir sugerir o Tesouro Educa + ou a previdência. E acredito que a avó terá maturidade para gerir isso, afinal ela está há mais de 20 anos com a gente e nunca nos deu motivos para desconfiar de sua idoneidade. De toda forma, vou conversar com minha mãe e ver o que ela prefere. Como funciona o tesouro educa+ na prática? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro 1 hora atrás, Maria Carmen Ávila De Paiva disse: Gostei de todas as indicações e acho que a família não tem muita noção de investimento. Entao, com isso, vou preferir sugerir o Tesouro Educa + ou a previdência. E acredito que a avó terá maturidade para gerir isso, afinal ela está há mais de 20 anos com a gente e nunca nos deu motivos para desconfiar de sua idoneidade. De toda forma, vou conversar com minha mãe e ver o que ela prefere. Como funciona o tesouro educa+ na prática? É um titulo de renda fixa que vai acumulando e na data estipulada vai pagar um valor mensal para financiar os estudos. Existe um vídeo do Raul no youtube falando só sobre ele, assistindo a ele você irá entender 100% como funciona. É bem legal 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erika Vergine Postado Sexta-feira às 21:12 Compartilhar Postado Sexta-feira às 21:12 Estava querendo fazer algo assim pra meu sobrinho. E estou na dúvida se faço no meu CPF ou faço no CPF dele. A dúvida é: no CPF dele os pais podem mexer a qqer tempo ? Ou eu consigo colocar eu como responsável e só eu posso mexer ??? Qual vídeo do Raul ?? Obrigada! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado Sexta-feira às 21:41 Compartilhar Postado Sexta-feira às 21:41 23 minutes ago, Erika Vergine disse: Estava querendo fazer algo assim pra meu sobrinho. E estou na dúvida se faço no meu CPF ou faço no CPF dele. A dúvida é: no CPF dele os pais podem mexer a qqer tempo ? Ou eu consigo colocar eu como responsável e só eu posso mexer ??? Qual vídeo do Raul ?? Obrigada! Raul recomenda fortemente NAO fazer no CPF da criança, imagina o que voce teria feito, se aos 16 anos descobrir que aos 18 receberia 100 mil reais? provavelmente nao o que seus pais pensaram. a juventude é tentada o tempo todo, e nao faz merda porque nao tem dinheiro, se um colega te chama para mochilar nos estados unidos, voce sem grana, fica so em uma ideia, com grana... da ruim... tem alguns topicos na comunidade sobre isso, inclusive um comentario de alguem que "gahou" essa grana, torrou e fico deprimido quando viu que tava acabando e nao tinha feito nada produtivo o video no yutube, só procurar "sardinha carteira menor", segue o link https://www.youtube.com/watch?v=Vi8GKg48he4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erika Vergine Postado Sexta-feira às 23:24 Compartilhar Postado Sexta-feira às 23:24 Foi isso que tinha pensado mesmo ! Vou dar uma estudada melhor !! Obrigada ! 😊 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts