Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado para Fundos Imobiliários

Marcus Aleluia

Pergunta

Olá pessoal, ótimo dia a todos.

Estou montando meu diagrama do cerrado com algumas perguntas que acho pertinentes, porém gostaria de tirar uma dúvida com vocês e saber o que vocês fazem nesta situação:

Quando vamos analisar FII de Galpão x Shoppings x Papel, os critérios são um pouco diferentes.

Por isso, quando colocamos no Diagrama pode gerar uma inconsistência nas notas, visto que se eu criar um critério de:

• Os imóveis estão localizados em pontos estratégicos?
  • Os contratos de CRA, CRI, são diversificados? São empresas que são consideradas AAA, etc.
  • É multi imóvel, multi estados, multi multi, etc.

Veja que temos perguntas que se encaixam em uma situação e outras não, o que ocasionaria um FII com uma nota maior ou menor do que deveria.

O que vocês fazem nessa situação?

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Marcus Aleluia disse:

Estou montando meu diagrama do cerrado com algumas perguntas que acho pertinentes, porém gostaria de tirar uma dúvida com vocês e saber o que vocês fazem nesta situação:

Quando vamos analisar FII de Galpão x Shoppings x Papel, os critérios são um pouco diferentes.

Por isso, quando colocamos no Diagrama pode gerar uma inconsistência nas notas, visto que se eu criar um critério de:

• Os contratos de CRA, CRI, são diversificados? São empresas que são consideradas AAA, etc.

Veja que temos perguntas que se encaixam em uma situação e outras não, o que ocasionaria um FII com uma nota maior ou menor do que deveria.

Boa noite, @Marcus Aleluia !

A avaliação entre FIIs de tijolo dentro de seus tipos (logística, shopping, etc) é praticamente igual pois trata-se da avaliação dos imóveis e seus respectivos números como, por exemplo, patrimônio líquido, localização dos imóveis, inquilinos, vacância, etc.

Já quando falamos de FIIs de papel são sim diferentes dos FIIs de tijolo mas que no fim das contas acabam por ter uma análise semelhante ao que fazemos na renda fixa em vista que FIIs de papel investem em CRIs. Em outras palavras, avaliamos o risco do portfólio de títulos.

Para transpor isso ao diagrama em vista que as perguntas nele focam FIIs de tijolo, temos basicamente duas formas de proceder:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa elencando os critérios que julga importante e vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Marcus Aleluia disse:

O que, geralmente, é feito por aqui, é analisar os fiis de papel de forma isolada, ou seja, vc faria perguntas específicas para esses fiis e aí daria as notas de acordo com a sua análise e depois, é só manipular o diagrama para que a nota fique de acordo com sua análise feita à parte.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

ALGUMAS PERGUNTAS SERVEM PARA TIJOLOS E PAPEIS, COMO EXEMPLO:

* A GESTORA DO FUNDO TEM BOM HISTÓRICO DE GESTÃO DE ATIVOS?

* FUNDO SEM HISTÓRICO DE CONFLITO DE INTERESSES (O FUNDO TEM ATIVOS OU COTAS DE FUNDO DA MESMA GESTORA OU DE ALGUMA DO MESMO GRUPO)

* O FUNDO TEM ALAVANCAGEM ALTA?

NAS PERGUNTAS UE NÃO COUBEREM A UM TIPO OU OUTRO VC MARCA A RESPOSTA COMO POSITIVA.

Link para compartilhar

• Criar novo...