Jump to content
  • 0

ALUP3 vs CLSC3 - Qual é melhor?

João Peralta

Pergunta

Olá, Pessoal, 

Fazendo a comparação de 2 empresas do mesmo setor - ALUP3 e CLSC3  estou inclinado a entre elas apenas, considerar a ALUP3 melhor! Pelos seguintes critérios: 

• Margem Líquida Maior
  • ROE maior
  • ROIC Maior
  • Valor de empresa
  • Privada (CLSC3 é uma estatal oque para mim é um ponto negativo no Brasil) 
  • Margem EBIT Maior

A ao avaliar a estrutura das empresas, a ALUPAR mesmo sendo bem mais nove que CLSC, já possui uma infraestrutura muito equiparada.
--
Oque acham destes pontos que apresentei? Acham que não vi algum fator crítico nesta comparação? 

Lembre-te: Estou trazendo a comunidade para complementar minha pesquisa, não tomei qualquer decisão e ainda vou avaliar diversas outras empresas do mesmo setor. E também pretendo entender mais ainda sobre a operação destas empresas. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
25 minutes ago, João Peralta disse:

Olá, Pessoal, 

Fazendo a comparação de 2 empresas do mesmo setor - ALUP3 e CLSC3  estou inclinado a entre elas apenas, considerar a ALUP3 melhor! Pelos seguintes critérios: 

• Margem Líquida Maior
  • ROE maior
  • ROIC Maior
  • Valor de empresa
  • Margem EBIT Maior

A ao avaliar a estrutura das empresas, a ALUPAR mesmo sendo bem mais nove que CLSC, já possui uma infraestrutura muito equiparada.
--
Oque acham destes pontos que apresentei? Acham que não vi algum fator crítico nesta comparação? 

Lembre-te: Estou trazendo a comunidade para complementar minha pesquisa, não tomei qualquer decisão e ainda vou avaliar diversas outras empresas do mesmo setor. E também pretendo entender mais ainda sobre a operação destas empresas. 

Bom dia, @João Peralta !

Apenas contribuindo um pouco com os estudos. 

CLSC se formos levar a risca, ela já apresentou prejuízos o que já fere o conceito de lucros consistentes. Além disso, eu consideraria muito no seu lugar o peso que uma estatal proporciona como você comentou. Como a ideia é sempre investimento de longo prazo, quanto mais você estiver tranquilo com as empresas de sua carteira, melhor é.

As margens da Alupar são muito superiores mesmo que o ROE seja levemente menor o que na minha opinião demonstra mais eficiência.

Por fim, eu ficaria atento apenas a dívida da Alupar que está um pouco alta. Mas aqui não acho justo apenas se ater a isso sem entender o porque dessa dívida e de onde ela é proveniente.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, João Peralta disse:

Olá, Pessoal, 

• Margem Líquida Maior
  • ROE maior
  • ROIC Maior
  • Valor de empresa
  • Margem EBIT Maior

--

Sua análise está muito bem estruturada e os critérios que você usou são bastante pertinentes. Comparar ALUP3 e CLSC3, considerando indicadores como margem líquida, ROE, ROIC e estrutura da empresa, considero uma análise bacana pra tomar sua decisão. 

A Alupar se destaca em diversos aspectos: suas margens líquida e EBIT são superiores, o que reflete maior eficiência operacional e capacidade de transformar receita em lucro. Além disso, o ROIC mais elevado demonstra que a empresa está usando seu capital de forma mais eficaz para gerar retorno. O fato de ser uma empresa privada também é um ponto positivo, especialmente no Brasil, onde empresas  estatais podem enfrentar interferências políticas que impactam negativamente sua gestão e foco nos acionistas. Por outro lado, adívida da Alupar é um ponto de atenção. Porém, antes de considerar isso como um fator negativo, é importante entender o contexto. Se a dívida foi adquirida para financiar projetos de expansão ou modernização que podem gerar bons retornos no futuro, isso é algo saudável e até estratégico para empresas em crescimento. O importante é verificar o custo dessa dívida, os prazos de pagamento e se ela está impactando negativamente o fluxo de caixa ou os dividendos.

O histórico da CLSC, com prejuízos em determinados períodos, é realmente um ponto crítico, pois fere o princípio de consistência nos lucros, algo essencial para investidores de longo prazo. Isso reforça a ideia de que a Alupar apresenta maior solidez nesse aspecto.

Algo adicional que pode ser interessante é observar a previsibilidade dos contratos de concessão de ambas as empresas, dado que o setor de energia é altamente regulado. Além disso, se o pagamento de dividendos for um critério relevante para você, vale analisar a consistência e a sustentabilidade desses pagamentos em cada empresa.

No geral, a Alupar, em minha visão, parece ser uma escolha mais sólida e alinhada ao perfil de um investidor de longo prazo. Sua análise é criteriosa, e o fato de considerar fatores além dos números brutos, como a natureza privada da Fique apenas atento à questão da dívida para garantir que está confortável com a gestão financeira da empresa, mas, com base nos pontos levantados, a escolha da ALUP3 faz muito sentido.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, @João Peralta !

Apenas contribuindo um pouco com os estudos. 

CLSC se formos levar a risca, ela já apresentou prejuízos o que já fere o conceito de lucros consistentes. Além disso, eu consideraria muito no seu lugar o peso que uma estatal proporciona como você comentou. Como a ideia é sempre investimento de longo prazo, quanto mais você estiver tranquilo com as empresas de sua carteira, melhor é.

As margens da Alupar são muito superiores mesmo que o ROE seja levemente menor o que na minha opinião demonstra mais eficiência.

Por fim, eu ficaria atento apenas a dívida da Alupar que está um pouco alta. Mas aqui não acho justo apenas se ater a isso sem entender o porque dessa dívida e de onde ela é proveniente.

Espero que ajude!

Edilson,

Agradeço muito pela sua contribuição! Realmente, ser uma estatal carrega um peso significativo. A única que vejo com bons olhos é o BBC, por razões evidentes. Quando pensamos no longo prazo, este banco só enfrentaria falência se todos os outros também passassem pelo mesmo.

Em relação à Alupar e suas dívidas, ainda preciso analisar se existe um motivo claro por trás delas, seja por investimentos, despesas ou falta de controle orçamentário.

Mais uma vez, obrigado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...