Jump to content
  • 0

A raiva de aumentar o preço médio

Pergunta

como excluir da equação a tristeza de aumentar muito seu preço médio (compras de pandemia) e continuar investindo empresas que eu sei que estão com bons preços?
Esse ano fiquei exclusivamente em TAEE11 e BDC4 (sei que não são boas opções) mas deixei de investir em ITSA4, BBSE e na própria SAPR4 que apontou no vídeo!!

P.S.: Sei que temos o diagrama do serrado (que ainda não aprendi a acessar) que nos ajuda na decisão mas a sensação de pagar 20, 40 e até 80% mais caro do que já paguei um dia baseado na situação atual do país e das empresas!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Essa é uma questão totalmente individual e psicológica 😅 falando por mim, não me apego tanto ao preço médio, já que meu propósito é continuar ações e fundos por bastante tempo, e como tudo na vida, o tempo ajusta tudo kkkkk no longo prazo esses momentos serão diluídos, e vida que segue.

Essa é minha forma de enxergar isso kkkkk cada um pensa a sua maneira 😅

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
56 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Regis Edgar Castilho Junior é normal pensarmos no preço médio, em aportar somente quando a cotação estiver abaixo do nosso preço médio, porém a realidade do investidor Buy and Hold é outra. Se formos aportar somente em empresas que o preço médio estiver maior que a cotação, chegará em um momento que não vamos ter onde aportar kkkk

Não sei a sua idade, mas imagine que você vai aportar por pelo menos 20 anos, estamos falando em no mínimo 240 aportes neste período, mas garanto que serão tranquilamente mais de 400 rsrsrs. É muito tempo, é muito aporte, haverão momentos que o preço médio estará maior que a cotação, mas com o passar do tempo a tendência é que o seu preço médio seja menor que a cotação, e tudo bem aumentar o preço médio. Assim como a cotação, o preço médio não é a baliza principal que devemos olhar.

Conforme você fizer os Módulos e com o tempo, você vai entender.

Muito bom!

Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Regis Edgar Castilho Junior disse:

como excluir da equação a tristeza de aumentar muito seu preço médio (compras de pandemia) e continuar investindo empresas que eu sei que estão com bons preços?
Esse ano fiquei exclusivamente em TAEE11 e BDC4 (sei que não são boas opções) mas deixei de investir em ITSA4, BBSE e na própria SAPR4 que apontou no vídeo!!

P.S.: Sei que temos o diagrama do serrado (que ainda não aprendi a acessar) que nos ajuda na decisão mas a sensação de pagar 20, 40 e até 80% mais caro do que já paguei um dia baseado na situação atual do país e das empresas!!

Bom dia, @Regis Edgar Castilho Junior !

Apenas complementando nossos amigos.

Uma coisa que acontece no longo prazo para bons ativos é que as cotações tendem a acompanhar os lucros da empresa. Se você está ao longo do tempo pagando "mais caro" no preço do ativo, é um sinal de que ele está dando muito certo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Regis Edgar Castilho Junior disse:

Fiquei na dúvida porque você acha que Taesa e Bradesco não são boas opções 🤔 pelos números eu vejo que são empresas boas.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Ola @Regis Edgar Castilho Junior

Uai... Mas pq não aumentar o preço médio? Isso quer dizer aumentar a posição de acionista e diminuir seu eventual imposto de renda a pagar...

Por vezes faço uma venda dentro do limite de isenção num dia pra recomprar a mesma ação no dia seguinte só pra aumentar o preço médio e não pagar imposto depois (ou pagar menos)... Kkkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
27 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Uai... Mas pq não aumentar o preço médio? Isso quer dizer aumentar a posição de acionista e diminuir seu eventual imposto de renda a pagar...

Por vezes faço uma venda dentro do limite de isenção num dia pra recomprar a mesma ação no dia seguinte só pra aumentar o preço médio e não pagar imposto depois (ou pagar menos)... Kkkkkk

🤔

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

🤔

Eh meu caro amigo @Jaimson Bispo...

Preciso teorizar isso e converter a metodologia empírica em teórica pra comprovar, mas... No final das contas parece dar certo... Tudo sempre tem dois lados! Depende da forma como se vê...  😉

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Add
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia cuidado com esta prática, pois ela demanda tempo e tem risco. De um dia para o outro a cotação pode subir, para ficar no zero a zero precisa considerar as taxas da B3 na venda e na compra, além disto você pode vender na data-com e perder uma bonificação ou dividendos ou JCP.

A ideai por si só faz sentido, porém o risco é alto. Eu prefiro não fazer.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Mizeravi é um gênio!! Kkkkkkk 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Wallace Pires disse:

Fiquei na dúvida porque você acha que Taesa e Bradesco não são boas opções 🤔 pelos números eu vejo que são empresas boas.

Não disse isso!

Acho elas ótimas e por isso passei o ano investindo nelas mas gostaria de diversificar um pouco mais os suportes nas ações que já tenho em minha carteira.

Medo de focar muito em poucas ações sabe?

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 04/12/2024 at 23:09, Flavio Prado disse:

@Regis Edgar Castilho Junior é normal pensarmos no preço médio, em aportar somente quando a cotação estiver abaixo do nosso preço médio, porém a realidade do investidor Buy and Hold é outra. Se formos aportar somente em empresas que o preço médio estiver maior que a cotação, chegará em um momento que não vamos ter onde aportar kkkk

Não sei a sua idade, mas imagine que você vai aportar por pelo menos 20 anos, estamos falando em no mínimo 240 aportes neste período, mas garanto que serão tranquilamente mais de 400 rsrsrs. É muito tempo, é muito aporte, haverão momentos que o preço médio estará maior que a cotação, mas com o passar do tempo a tendência é que o seu preço médio seja menor que a cotação, e tudo bem aumentar o preço médio. Assim como a cotação, o preço médio não é a baliza principal que devemos olhar.

Conforme você fizer os Módulos e com o tempo, você vai entender.

Obrigado Flávio!!

Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia cuidado com esta prática, pois ela demanda tempo e tem risco. De um dia para o outro a cotação pode subir, para ficar no zero a zero precisa considerar as taxas da B3 na venda e na compra, além disto você pode vender na data-com e perder uma bonificação ou dividendos ou JCP.

A ideai por si só faz sentido, porém o risco é alto. Eu prefiro não fazer.

Olá @Flavio Prado,

Vc está 100% coberto de razão meu amigo! 

Eu só faço de vez em quando essa manobra, em casos específicos, ciente dos riscos, e pq tenho bastante experiência prática de mercado.

Mas não recomendo a ninguém fazer não, só se realmente tiver a experiência necessária! 😉

A ideia que eu quis passar foi a de um olhar contrário à própria pergunta feita... Sempre há algo bom em algo "aparentemente" ruim... Rssss

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 04/12/2024 at 22:41, Regis Edgar Castilho Junior disse:

A sensação de "aumentar o preço médio" pode ser desconfortável mesmo, especialmente quando você já viu as ações que possui em preços significativamente mais baixos. No entanto, essa preocupação é mais emocional do que técnica e, na minha opinião, em uma estratégia de buy and hold. O objetivo é acumular participação em empresas sólidas, que possam entregar valor ao longo do tempo, independentemente do preço pago em momentos específicos.

Quando você compra ações de uma empresa como ITSA4, BBSE ou SAPR4 a preços atuais, o que importa é a perspectiva de retorno futuro e não o preço médio que você carrega no seu portfólio. Lembre-se de que, no longo prazo, o crescimento dos lucros, a geração de dividendos e a valorização patrimonial tendem a compensar essas oscilações do preço médio.

É como construir uma casa tijolo por tijolo. O custo de cada tijolo pode variar ao longo do tempo, mas o que importa é o valor da casa ao final da construção. No buy and hold, a constância nos aportes, focada em fundamentos e não em sentimentos de perda ou "arrependimento" por não ter comprado mais barato, é o que faz a diferença.

Se as empresas que você deixou de investir continuam apresentando bons fundamentos e estão a preços atrativos para o futuro, o ideal é voltar a aportar nelas, mesmo que isso aumente o preço médio, mas o diagrama vai te ajudar a sempre equilibrar sua carteira da melhor forma.

Lembre-se: o preço médio é apenas uma referência contábil, mas não reflete o potencial da empresa. Investir com constância e disciplina, mesmo em momentos de incerteza, é o que constrói um portfólio resiliente no longo prazo.

Link para compartilhar

• 0
21 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Quando você compra ações de uma empresa como ITSA4, BBSE ou SAPR4

Você citou a SAPR4 que só por um burburinho que pode rolar uma privatização a ação pulou de 5,20 para 6,34, numa situação dessa o que vc acharia melhor fazer?

Esperar, até porque parece que não vai passar de burburinho, pelo menos a curto prazo ou comprar assim mesmo correndo o risco de daqui um mês voltar pra o patamar de antes e aumentar ainda mais o preço médio que já não é dos melhores? 🤔

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Você citou a SAPR4 que só por um burburinho que pode rolar uma privatização a ação pulou de 5,20 para 6,34, numa situação dessa o que vc acharia melhor fazer?

Esperar, até porque parece que não vai passar de burburinho, pelo menos a curto prazo ou comprar assim mesmo correndo o risco de daqui um mês voltar pra o patamar de antes e aumentar ainda mais o preço médio que já não é dos melhores? 🤔

Quando uma ação como SAPR4 dispara por conta de rumores, como a possibilidade de privatização, é importante avaliar se a alta reflete uma mudança nos fundamentos ou apenas especulação. Se o movimento for baseado somente no "burburinho", existe o risco de a cotação recuar quando o mercado ajustar as expectativas. Nesse caso, pode ser mais prudente esperar antes de fazer novas compras, evitando aumentar o preço médio em um momento de alta instável.

Por outro lado, se você acredita no potencial de longo prazo da empresa e ela está alinhada com sua estratégia de investimento, continuar aportando com regularidade pode ser uma boa escolha, independentemente das oscilações de curto prazo. Diversificar sua carteira e manter constância nos investimentos eu vejo como a melhor forma de diluir riscos e focar no objetivo maior, que é o crescimento consistente do patrimônio ao longo do tempo. 🤑

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Thiago Moreira Borges disse:

Não querer aportar numa ação só porque tá acima do preço médio é como apostar contra si mesmo...
Quer que as empresas que você é sócio não valorizem? Não tem lógica...

Ótimo raciocínio também...Se você confia na empresa e ela está alinhada com sua estratégia, aportar em momentos de valorização pode ser um sinal de consistência, não de contradição.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...